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Uma interrogação que vale a pena – não à primeira vista obviamente – é: de onde vêm o 1? Truísmo dizer do zero. Acontece que essa passagem do zero ao 1 não é algo com que os matemáticos não se debateram. A teoria dos conjuntos pôde elaborar a existência do 1 somente a partir do fato de haver 1 conjunto. Isto quer dizer que para contarmos o 1 precisamos da própria duplicação do 1. Ainda que um conjunto vazio seja 1 conjunto. Ainda que um conjunto com 1 elemento seja constituído, igualmente, por um conjunto vazio. Portanto, não se trata de uma relação simples, o 1 é constituído como negação do zero, pelo menos do ponto de vista dialético.
No princípio era o verbo implica da mesma forma um significante capaz de nomear uma unidade perdida, toda religião faz referência a isso. O 1 ganha então uma significação de unidade, na medida em que essa unidade é sagrada. Haveria, é razoável supor, um significante capaz de nomear a falta de significante. Mas a contradição aqui é ainda maior. Se o significante o é pelo atributo de presentificar uma ausência, todo significante é significante de uma falta, da mesma forma que a falta de significante não pode ser expressa por um significante da falta de significante. Não pode ser expressa assim, corrigindo, conforme sua definição lingüística, mas o pode em termos lógicos.
Nada é mais estranho do que a bolha do 1 concernente à nomenclatura indivíduo. Pois no falante tudo é divisão. A passagem ao 1 requer então que se conte um 1 já simbolizado, hum hum, nega-se resmungando, o que equivale a dizer da denegação ser justamente o subterfúgio pelo qual se dá existência àquilo que é negado. A negação é aqui afirmação.
Toda representação concerne a algo. Platão mesmo teve que mimetizar o mundo em proveito da idéia. Sugiro o caminho inverso ao mimético, não a representação da representação, mas o representante da representação.
Por que isso?
Porque o discurso analítico se ocupa do indizível.
Pra que isso?
Pro analista ou pro sujeito?
Pro analista.
Escutar.
Pro sujeito?
Gozar.
O que eu tenho a ver com isso?
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