A febre do Oscar – parte 4

Se você assistiu Dunkirk existe a real possibilidade que a grandiloquência de O Destino de Uma Nação, de Joe Wright, se esvaia um bom tanto. Afinal ambos tratam do mesmo incidente. Mas o filme de Wright mostra os bastidores que fizeram com que toda a ação que vemos em Dunkirk fosse possível. Claro, é um filme sobre a Segunda Guerra e sobre a resistência da Grã-Bretanha, ou seja, nós já sabemos de antemão que o acordo de paz com Hitler não vai acontecer, como sabemos que Churchill liderou o país como primeiro ministro durante todo o período de guerra. Entretanto estamos em 1941, logo que ele assume o posto. Ao contrário do que seu partido pretendia, Churchill se recusa a entrar em acordo, insistindo que uma nação dizimada pela guerra pode se reerguer, mas uma nação que entra em acordos nunca mais será a mesma. Historicamente nós sabemos que a Inglaterra não vai perder seu exército tão no início da guerra, mas há uma dúvida sobre quantos homens serão recuperados e como. Se você assistiu Dunkirk primeiro, bom, você já sabe essas respostas. E eu afirmo, pode atrapalhar a grandiloquência de O Destino de uma Nação, mas não ofusca o brilho de um controverso personagem histórico.

Winston Churchill não era a primeira escolha de ninguém. Foi colocado no cargo porque era o único nome liberal que os conservadores aceitariam e apoiariam, já que ele mesmo possuía alguns ideais mais conservadores. O próprio rei tem suas ressalvas, como diz num dado momento do filme, todos tem medo de Churchill. Mas a recusa da rendição, do acordo, de negociar com a Alemanha Nazista por intermédio de uma Itália fascista, faz com que o primeiro ministro vá perdendo sua força. O partido que o colocou lá arma pelas suas costas maneiras de retirá-lo do cargo. Porém, Churchill consegue mobilizar a nação, ao ouvi-la, rumo à guerra. É um filme sobre um estadista, sobre como as coisas se desenrolaram nos bastidores, que pinta uma possibilidade sombria de mundo, caso um acordo de paz houvesse acontecido. Bem escrito e bem dirigido, O Destino de uma Nação tem um primeiro ato um pouco lento e empolga bastante no último, com cenas emocionantes – e ligeiramente trabalhadas para arrancar lágrimas e entusiasmo de uma plateia que se deixa emocionar.

O grande trunfo do filme, no entanto, é seu elenco, principalmente seu ator principal, Gary Oldman, que deve ser agraciado com o Oscar de melhor ator no domingo. Seu trabalho é realmente competente, o ator não apenas usa próteses várias e maquiagens para se parecer com Churchill, como também estuda trejeitos e posturas que são mantidas ao longo do filme, afastando-se de si mesmo e recriando o beberrão e fumante inveterado primeiro ministro. Um fantástico trabalho de entrega e desaparecimento do próprio ator na personagem, nos moldes do que fez Daniel Day-Lewis em Lincoln, que aliás é o único concorrente possível a Oldman no domingo, apesar de ser improvável que outro nome esteja escrito no envelope de melhor ator.

E meu último comentário antes da noite de premiação mais aguardada do ano é sobre o meu filme preferido, Lady Bird. A maioria das pessoas que eu conheço – e várias críticas que eu li – acha o filme fofo, bastante bom, mas não exatamente o tipo de filme do Oscar. Concordo que o filme de Greta Gerwig tem um ar meio Sessão da Tarde, é até meio óbvio por se tratar de um filme de formação, o clássico sub-gênero “comingof age”. O mais interessante disso é que sim, o gênero é batido, a história é batida, nós já vimos isso antes, mas sob qual ótica?

Desde que Salinger escreveu O Apanhador no Campo de Centeio a gente ouve, lê, vê essa mesma história de chegar à vida adulta e de todos os conflitos que isso provoca, mas os protagonistas são sempre homens. Nas raras ocasiões em que temos protagonistas mulheres – alguns filmes do John Hughes, por exemplo – elas são escritas por homens. E, portanto, irreais. Como são irreais os mocinhos e bandidos de Hughes e todo seu maniqueísmo (apesar dos filmes serem ótimos e eu realmente ser fã). Normalmente esse tipo de filme, mesmo de modo distópico como em O Senhor das Moscas, trata de meninos e usam mulheres apenas como acessórios de desenvolvimento e aprofundamento das narrativas masculinas. Vamos pensar em alguns exemplos disso? Nós temos desde Conta Comigo a E Sua Mãe Também, passando por praticamente toda a obra de John Hughes, Boyhood, Quase Famosos, As Vantagens de ser Invisível e por aí vai. Podemos mesmo até pensar em Juventude Transviada, como um exemplo disso. E o que todos esses filmes tem em comum? Mesmo quando o protagonismo parece de um personagem feminino (digamos em Gatinhas e Gatões), ele não é. A história é tanto sobre uma garota quanto sobre um garoto. Se a gente se esforçar bastante pode lembrar de dois exemplos, um mais antigo, As Patricinhas de Beverly Hills, e outro mais recente, Garotas Malvadas. Mas mesmo assim, são duas comédias rasgadas, focadas tanto no fazer rir quanto no amadurecimento. Lady Bird, apesar de engraçado, é diferente.

A história é isso, uma garota batizada por seus pais de Christine, mas que resolve se autodenominar Lady Bird, que mora em Sacramento e quer fazer faculdade em NY (do outro lado do país), seus embates familiares, principalmente com a mãe, seus primeiros amores, sua relação com a escola e com amigos. Ela não é uma garota especial, esse não é um filme indie com trilha sonora incrível em que a protagonista gosta de ler e tem excelente gosto musical. Não é isso. A protagonista titular é uma menina normal, bem na média. Ela gosta de músicas tipo grandes sucessos, ela não aparece lendo ou discutindo política e filosofia de um jeito irreal, ela não é uma nerd do teatro ou do cinema. Ela é incrivelmente na média e, portanto, real. Os diálogos são realistas dentro de uma história sobre relações humanas realistas. O jeito de filmar não é buscando um esteticamente bonito como no irreal Me Chame pelo Seu Nome, apesar de demonstrar um amor muito mais verdadeiro por uma cidade muito menos bonita e interessante. Enquanto o filme de Guadagnino cria paisagens incrivelmente belas para conversas extremamente filosóficas e de alta cultura, Greta Gerwig filma Sacramento com o sol em contra luz, sem grandes efeitos além do enquadramento preciso, ela filma pontes e travellings de carros em movimento para mostrar uma cidade que como a própria protagonista descreve, é o meio oeste da Califórnia. Não há maneirismos, não há o extraordinário. Lady Bird é um filme sobre verdade e, portanto, verdadeiro. Não só por ter sido escrito e dirigido por uma mulher, que traz questões de meninas e usa os personagens masculinos como meros acessórios para o desenvolvimento das narrativas femininas, mas também pelo excelente trabalho de entrega das duas atrizes que duelam como mãe e filha durante praticamente todo o filme, alternando momentos de cortar o coração com brigas homéricas e ternura genuína. O filme de Gerwig seria muito menor se não contasse com Saoirse Ronam e Laurie Metcalf, filha e mãe respectivamente, no elenco. Mas talvez o trabalho de Gerwig, também por se tratar de uma mulher dirigindo, seja de elevar suas companheiras de filme. Nenhuma mulher é objetificada nesse filme, não existe uma menina idealizada por um homem, todas as personagens são tão reais quanto complexas. E Lady Bird pode não ser tão mirabolante quanto os outros filmes indicados, não tem viradas na história, não é uma grande alegoria, não tem efeitos especiais, não trata de fatos históricos, etc. É um filme de formação, tão real e verdadeiro quanto complexo. Precisamos de histórias assim. A menina que eu era em 2002 – ano em que o filme começa – agradeceria muito ter tido um filme assim, com esse tipo de destaque. E talvez eu até tivesse feito menos bobagens de adolescente se esse filme existisse.

Lady Bird está indicado a melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, melhor roteiro original. Não vai levar nenhuma dessas estatuetas, justamente por ser um filme simples demais para o Oscar. Superestimado, segundo algumas pessoas. Eu digo que no fim das contas uma estória só é tão boa quanto sua capacidade de emocionar. Nesse caso Lady Bird, pra mim, é o melhor filme da leva.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...