A Linguagem da Dança
A dança é um instrumento espetacular e universal, com várias frentes de expressão cultural. O que a torna um assunto que necessita de amplo estudo e pesquisas constantes. A dança é uma forma de inteligência cinestética, uma habilidade que possuímos para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais. Além disso, quando observamos crianças pequenas, percebemos o quanto seus gestos fornecem indicações do que a criança está pensando, e também de seus processos mentais e representações. Isso nos faz pensar que quando usamos nosso corpo inteiro como instrumento de dança, nosso potencial de comunicação ultrapassa em muito os simples gestos com as mãos. A dança contém seqüências de movimentos corporais com um sentido definidas, intencionalmente rítmicas, e culturalmente influenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de seqüências de linguagem verbal, visual ou musical. Dessa forma, compreendemos que a dança possui um vocabulário (passos e gestos), uma gramática (regras para justificar por que um movimento pode se seguir a outro), e significados múltiplos, por ser uma forma de arte. As pessoas “lêem” e “escrevem” a dança a partir da perspectiva de suas culturas e experiências pessoais.
1º Festival de dança
No dia 13 de julho no auditório da UNESPAR, o Colégio Estadual Pedro Stelmachuk organizou o 1º Festival de Dança. O festival teve como objetivo abrir espaços para grupos de danças de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de União da Vitória e Região com o intuito de proporcionar um intercâmbio entre as práticas de danças mais diversas, possibilitando assim, a troca de experiências, incentivando o aprimoramento da Dança e de todos os que contribuem para sua realização.
O Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira se destacou e conseguiu se classificar em terceiro lugar, com o grupo de alunos Adriel Z. de Oliveira, Andressa Carolina, Roberto Carlos Soares e Talita A.C. da Silva. Os adolescentes montaram a coreografia com criatividade e idéias próprias, escolheram a música com a ajuda da Diretora Janete Sebben e ensaiaram com algumas dicas da professora de Educação Física Eliane dos Santos Pereira. Parabenizo os alunos que representaram o Colégio Inocêncio de Oliveira pela maneira que conduziram a idéia de participar deste festival. Pelo empenho em criar os passos da coreografia. Realmente surpreenderam á todos, demonstrando que quando se tem um objetivo, é possível atingi-lo.
Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV, pós graduada em Arteterapia pela Censupeg, bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.
Muito legal sua ideia