A poesia de Cristiano Moreira: carpintaria, tipografia e dentes de cachorro

Apreciador da produção literária paranaense – dos simbolistas aos contemporâneos -, confesso que, ao longo de minha vida, dediquei pouco tempo à leitura da literatura catarinense. A arte da palavra é uma coisa que não tem fronteiras, mas acabamos sempre associando autores a seus espaços sociais. E, de certa forma, aqueles que escrevem são influenciados por esse fator, sendo ao mesmo tempo elementos capazes de transcender a tal espaço. Para escritores, não existem limites, mas apenas limiares. De longa data, sou um admirador de Cruz e Sousa, Ernani Rosas, Lindolf Bell e Péricles Prade. Já li com prazer livros da Urda Alice Kluger, Enéas Athanázio, Salim Miguel entre outros. Dos contemporâneos conheço quase nada. No entanto, há algumas semanas tenho descoberto e lido com muito encanto e interesse poetas do presente como Dennis Radünz e Cristiano Moreira.
Cristiano Moreira, além de poeta, é o idealizador de um belo refúgio integrado à Mata Atlântica, no interior do município de Rodeio, em Santa Catarina. Trata-se do Quintal da Gávea, uma propriedade rural que foi transformada num quintal criativo. Lá, o visitante pode, além de se integrar à bela natureza do Vale do Itajaí, vivenciar uma experiência poética, conhecendo a Biblioteca Rural, coordenada pelo Instituto Caracol, bem como a Oficina Tipográfica Papel do Mato, dirigida pela Papaterra Editora e Produções Culturais. Portanto, o Quintal da Gávea, trabalhando com o conceito de economia criativa, alia o serviço de hospedagem a um espaço de arte e educação. Com recorrência, Cristiano promove eventos culturais naquele curioso lugar, que é uma espécie ecológica de reserva poética.
Há alguns anos, li dele o belo “Dengo Dengo”, um livro infantil para todas as idades. Ilustrado pela artista argentina Yannet Briggiler, o poema, em seu costado e convés, é uma obra marítima com gosto de sal e cais. Trata de narrar a aventura de um barco durante uma tormenta em alto mar. Ele só poderia ter sido escrito por alguém que ama as águas profundas e a elas é fiel. Aliás, Cristiano, esse calafate de palavras, já morou em Navegantes, onde foi ajudante de carpinteiro naval. A história do barco e de seu sonho é um livro sobre o amor e a esperança, evocando em minha memória afetiva o clássico “O velho e o mar”, de Ernest Hemingway, com o sabor sonoro de um João Cabral de Melo Neto.
O trabalho de carpintaria é uma atividade que nos ajuda a dimensionar a arte de Cristiano Moreira. Recentemente, o poeta escreveu e confeccionou em sua Oficina Tipográfica o precioso “Imagens da Madeira” (Papel do Mato, 2019), que reúne um conjunto de poemas inspirados no trabalho dos mestres carpinteiros e calafates, artesãos da ribeira do Itajaí-Açu. O livro foi impresso pelo próprio Cristiano e contou com o projeto gráfico de Jakson Chiappa. A tiragem foi de 25 exemplares. Carpintaria e Tipografia são artes que combinam e inspiram o trabalho literário do escritor.
A tipografia, que alia um tipo de artesania a um tipo de técnica, no sentido da maquinaria que permite a reprodução (o assunto convida a muitas reflexões no âmbito da literatura), inspira um dos mais recentes livros de Cristiano Moreira. Refiro-me ao “Dente de Cachorro” (Nave Editora, 2018), que me surpreendeu pela beleza poética, aliando com força o minucioso trabalho verbal a uma atualidade política que traz a poesia para o debate de nosso tempo. O livro merece certamente uma leitura muito mais minuciosa do que aquela presente nas vagas e imprecisas impressões que apresentamos aqui. Esse dente merece um longo texto só para ele, um artigo ou um ensaio que esmiuçasse os sentidos do poema que dá nome ao livro, que lesse de maneira mais aprofundada a beleza dos espaços entre suas palavras, espaços que fazem jus ao seu título, já que “dente de cachorro” significa aqui “erro tipográfico caracterizado pela inserção exagerada de espaços entre letras e palavras”. Esse vácuo, essa lacuna, esse hiato, esse dente de cachorro aqui se transforma em recurso, em imagem espacial que dá potência à poesia. Seria necessário atentar para a fotografia da capa trazendo um tipo gráfico dentro da boca de um cão, o Sumério. Entre seus dentes, a palavra afiada e potente como um latido. O poeta não morde, late, mas o latido morde o mundo. Parafraseando o poeta Pádua Fernandes, que figura em uma das epígrafes do livro, o que temos aqui não são poemas e sim latidos. Não há um autor, mas uma fera. É uma imagem bonita. No entanto, é claro, existe o poeta e suas armas são as palavras: “(…) no estado de exceção / importa resistir à investida / com poemas / e outras formas de vida”. Os versos aqui não conseguem reproduzir o aspecto visual do poema que é fundamental para a sua apreciação. Há que se ler no livro.
“Anti-tipografia”, o primeiro poema da obra (na verdade o segundo, porque o primeiro está na capa), nos mostra em que terreno pisamos. A arte da tipografia dá lugar a primeira (má) impressão, infelizmente aquela que fica. Trata-se do que temos visto reinar atualmente no Brasil: “[bois sem canga no planalto] / puseram o país na prensa / com imprensa um tanto torpe / lavraram leis, livraram réus / chutaram alto / e passaram a imprimir o golpe”. “Anti-tipografia” é uma arte que aponta para a ausência de arte na política de nossa governança, que nem chega a estetizá-la.
O clima de intranquilidade e a consciência da desgraça vai imprimindo ao longo das páginas o tom do livro. O poema “Sinuca”, que imagina uma conversa do poeta com o pai, inspira-se no jogo aclamado pelo escritor João Antônio para falar de tempos difíceis. Estamos numa sinuca, diz o ditado popular. O boteco é um microcosmo do país. Lá o taco ataca a bola como “lá fora o pau come / bala de borracha / acerta o estudante / feito bola 8”. “Sinuca” aponta para a vida como uma política de jogo. O que de certa forma vemos também no poema “Infância do pife”, que a partir de um jogo de cartas elabora um rico jogo de imagens. A escritura como jogo. Em “Desmoradas”, o poeta aponta para a despolitização dos corpos e de suas moradas desmoronadas. Em “Novena contra chumbo”, os versos nos convidam a seguir adiante, já que “o poema ainda é à prova de balas”. Cristiano Moreira faz o levante com a voz. O enigma de textos como “Deserto, de resto” e “Zezuíííno”, este um dos mais bonitos do livro, já alimentou muitas releituras de minha parte. Outro dos mais complexos, pela sua riqueza, é o poema “A palha alegra o homem”, que insere no mesmo mosaico figuras como o Mágico de Oz, Osman Lins, Oliverio Girondo, Walter Benjamin, Katharina Detzel, entre outras, que devolvem potência à imagem do espantalho. Há ali, a meu ver, o verso mais belo do livro, verso polifônico com seu sotaque catarinense, “lá há só eco seco sobre saco de supilho”.
Leio e releio o livro de Cristiano Moreira. Sinto-me transformado em um cão. O livro afina o meu faro para o presente da literatura do Estado em que nasci, e afia os meus dentes para o presente desse país exilado em que ainda vivo.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...