A poesia grávida de Mariana Ianelli: Todas as casas dentro da casa

À medida que leio os poemas e as crônicas de Mariana Ianelli, vêm-me à lembrança certas imagens do “Sermão de Nossa Senhora do Ó”, que Padre Vieira pregou em 1640, na Igreja da Ajuda, em Salvador. No texto, o prosador barroco observa que a Terra é um círculo que está contido em outro, o das esferas celestes. Estas estão contidas em Deus que, por sua vez, está contido no ventre de Maria, que o abraçou dando-lhe circunferência e a dimensão de sua divindade. Nossa Senhora está contida na Terra. E o ciclo recomeça. O círculo não para. O ventre de Maria, então, é esse imenso maior que o imenso, ou seja, o imensíssimo. Um círculo vai dentro de outro e Deus, por não ter imagem que o represente, é figurado com um O. O mesmo Ó formado pelo ventre grávido de sua mãe. O mesmo “Oh!” que é a interjeição do desejo da expectação ou da dor. A eternidade, por não ter uma imagem específica, é representada também pelo círculo, figura geométrica perfeita. O infinito é um Ó. O tempo distendido – como aquele que nascendo da pedra jogada no lago vai formando seus Ós -, é a própria fulguração do eterno. O desejo distende também o tempo, este que, por sua vez, faz crescer o desejo à medida que aumenta. Quanta angústia de espera mora no istmo de um instante? O ventre é um “O que compreendeu o imenso, assim como o O dos desejos da Senhora na expectação do parto foi outro círculo que compreendeu o eterno”, escreveu Padre Vieira.
Eternidade e desejo são duas coisas que se equivalem, são os dois Ós mágicos da vida. Cada círculo é a morada de um outro: A Terra, o Céu, o Deus, a Comunhão, e o Sagrado ventre feminino. São como as mil casas dentro da casa que prefiguram a obra de Mariana Ianelli. Na epígrafe de seu “Manuscrito do Fogo” (Ardotempo, 2019), podem ser encontrados os versos de Marize Castro: “Mil casas dentro desta casa / Cada uma com seu anátema / Oráculo / Olor.
Descubro em cada poema de Mariana algo singular e ao mesmo tempo múltiplo, algo particular e um estranho elo que faz cada texto corresponder aos outros. A literatura é esse eixo de tantas ligações. E quantas casas vão sendo construídas nesses poemas? Aos poucos, durante a leitura, vão surgindo estrelas – que ainda brilham depois de mortas, ou que às vezes brilham mais porque estão a morrer. São elas: as famílias lendárias, a mãe, a outra mãe, o sangue conjugado dos irmãos, o retorno para casa, os despojos do tempo, a lembrança da casa demolida, a mitologia da genealogia realizando a história de seus nomes, os livros póstumos, a cinza que é rastro e memória, os vestígios de alguma coisa, as cicatrizes, as ruínas, os diálogos com António Vieira, o filho, o filho pródigo, o pai, a casa que ainda pode ser amada, a Pietà, a descendência, a casa morta, o tempo perdido ou devorado, o tempo reencontrado, o tempo cindido, os ossos da casa, a casa deserta, o futuro repleto de antigamentes. São muitos os círculos, todos morando dentro de um outro. Todos contidos no ventre da poesia de Mariana Ianelli. Uma casa dentro de outra, todas dentro dela. E ela, a poeta, onde? Dentro dela e da casa, é claro. Maria, Mariana e seus Ós. Do hebraico e do sânscrito, o nome de Maria, “senhora soberana”, dá origem à Mariana. Ana, do Hannah, “cheia de graça”. Mariana, “mulher pura e graciosa”, aquela que vem de Maria. A poesia de Mariana vive no ventre da família.
Não se trata aqui – com Vieira – de sacralizarmos ou canonizarmos a obra da autora, longe disso. O anátema que figura em sua epígrafe, aliás, é a própria imagem da excomunhão. Contentamo-nos, no entanto, em apontar para uma dimensão religiosa que intuo nela ao ler seus livros. Viver a vida ou escrever religiosamente transcende qualquer ideia de religião ou instituição devotada à prática da fé. O religioso, em Mariana Ianelli, está na vida, no aqui e no agora, cheios de antigamente, mas também grávidos do porvir. E assim a escrita vai se constituindo como uma espécie de oração. Daí sua obra evocar em mim certos textos de Cecília Meireles, Hilda Hilst, Herberto Hélder, Clarice Lispector, Raduan Nassar, Caio Fernando Abreu, Wilson Bueno, ou a música de Erik Satie, Debussy, Brahms ou Bach. Não a comparo com eles, apenas celebro o que no meu ímpeto de leitor se agrega. Aliás, falando de tantos Ós, lembro de Pitágoras a defender que as esferas celestes tocavam uma música universal. É a base de uma verdade imemorial que vemos na poesia com suas infinitas e indefinidas correspondências. Mariana pensa por imagens, a poesia é seu jardim.
Escrevo tudo isso para chegar a uma outra casa, seu livro de crônicas “Dia de Amar a Casa” (Ardotempo, 2020), que reúne textos que vão de 2017 a 2020, no estopim da pandemia. Enquanto lia, fiquei pensando: “E se a casa nos amasse como nós amamos a casa, como seria?”. A casa é esse livro que guarda tanta coisa e está também dentro de Mariana. E essa morada é religiosamente imensíssima. A casa dela tem seus santos, seus rituais, seus terços, seus louvores cotidianos. E ela faz da palavra poética sua eminente comunhão. Mariana é um oratório. E comemoro a descoberta de suas crônicas como uma das coisas bonitas que me aconteceram nesses dias tão tenebrosos e cruéis. Redescubro, aliás, no seu texto, aquilo que Valdir Prigol escreveu sobre a vocação do gênero: “a transformação do cotidiano em matéria potencialmente lírica”.
A escrita de Mariana instaura em minha leitura a crise do comentário. É daquelas obras rebeldes que não se entregam fáceis aos caprichos de um comentador. E talvez seja também por isso que ela me pareça, desde já, tão fascinante. Eu leio, releio, sinto-a, e isso me basta. Não sei se quero entendê-la. Não sei resumi-la, ou criticá-la. Quero apenas conversar, vislumbrar a rosa a ser colhida em cada frase: A pele da pétala de um hibisco, o amor pela nuca ensolarada de uma amiga, o azul calmo do dia em que a avó morreu, o olhar do amante em uma fotografia de Doisneau, o miniconto de um milagre real encasulado em uma Nossa Senhora do Ó de Sabará, uma palavra-guimba mostrando que nenhum fogo é fútil, uma mulher que era uma multidão, um amor de repente deitando âncora na realidade, os pincéis escalavrados do avô, a lembrança que é um cavalo-marinho, ou uma cama no quintal debaixo das buganvílias.
Mariana aponta em uma das crônicas para a secreta claridade da avó nua em um quadro pintado pelo avô, em 1948. Penso que essa crônica me ajuda a compreender um pouco mais a obra da escritora. No retrato pictórico, a avó aparece nua, virada de costas, no primeiro plano. Vemos o torso de uma modelo despida, cujas mãos parecem esconder o sexo oculto ao espectador. Há uma certa timidez personificada pelo íntimo pudor dessas mãos sobre a genitália. É um gesto quase inútil, porque ela está ali inteira, e sua imagem entregue à expressão do pintor, entregue principalmente aos nossos olhos. Quanto mais ela se esconde, mais ela se revela. Vemo-la, ali, inteira. Com candura, Mariana toca a imagem da avó, prometendo-lhe cuidado e mão leve. É assim sua escritura. Uma mão que toca as coisas com delicadeza e afeto, ocultando e revelando num jogo de mostrar e esconder a beleza da casa, da família, dos objetos, da infância, das palavras, das alegrias, mas também angústia das dores, da indignação, da insatisfação, da saudade, da guerra, do desterro em sua própria terra. Mariana, seguindo certos passos (ou traços) do avô, compõe o texto como quem mistura tintas, esfumando, assim, com sábia imaginação, seus tons e luz e sombra, fazendo da poesia uma legítima aleluia. É com essa intensidade que ela mergulha também no presente, com os olhos abertos e em alerta aos dilemas do nosso tempo. É quando seus quadros capturam e pensam também o horror, mas nunca abrindo mão da delicadeza. Ela está também lá na indignação. É um gesto preciso e precioso.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump