A tecnologia nas aulas de arte

A tecnologia esta presente atualmente em todos os lugares, faz parte do cotidiano da maioria da população. Pensando nesta perspectiva, o professor pode se utilizar desta tecnologia em suas aulas de arte. Possibilitando ao educando um melhor aprendizado, pois a partir do momento que o aluno tem contato prático com seus conteúdos ele se apropria mais facilmente do aprendizado.
O aprendizado nas aulas de arte ocorre quando o educando se apropria da imagem, reflete e depois através da possibilidade se expressa. Portanto, é no sentido da visualização da imagem, nas diferentes linguagens das artes, (artes visuais, dança, música, teatro) é que se torna primordial a inserção da tecnologia no ensino aprendizado.
Muitas atividades práticas podem ser exploradas e realizadas através dos conteúdos absorvidos através do uso da tecnologia. E como o ser humano é extremamente visual, ao utilizar-se das tecnologias, computadores, celular ou tablet para pesquisar e interagir os seus horizontes, possibilitando um resultado mais elaborado, mais criativo, mais original em suas produções.
Além de pesquisas, pode se trabalhar com fotografia, registrando momentos para fazer relações históricas, releitura de imagem viva, fotogravuras, fotopinturas. A filmagem na apresentação de uma peça teatral, uma apresentação de dança, uma performance, instalação, um vídeo arte. E até mesmo a gravação para a composição de uma música, utilizando os sons do cotidiano, sons do corpo.
Não podemos ficar alheios ao uso da tecnologia, precisamos aproveitar o que a atualidade nos oferece, pensar naquilo que é atrativo para o nosso educando. Afinal é o mundo em que estão inseridos, é a forma de comunicação
vigente e mais utilizada pelos nossos educandos.

Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV, e Arteterapia pela Censupeg, bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...