ALVI 19 anos com a entrega da Comenda: “Pinhão do Vale”
Memorável noite de quinta-feira (30 de maio), auditório da UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANA/Campus de União da Vitória, acolhendo a sessão solene alusiva dos 19 anos da ALVI – Academia de Letras do Vale do Iguaçu, agraciando duas personalidades com a outorga da comenda: “Pinhão do Vale”.
Mais precisamente, em 30 de maio de 2000, foi fundada a referida entidade a qual se destina entre outras, desenvolver e primar pela literatura local, sempre preservando nosso idioma, o português, inclusive também destacando aspectos culturais artísticos, por meio das mais variadas expressões. Antes do início do evento propriamente dito, obtive algumas importantes falas a começar pelo atual presidente da entidade, professor Raulino Bortolini, o qual falou que já é uma tradição da academia escolher em votação prévia, neste caso ocorrido por unanimidade, duas personalidades merecedoras da nobre Comenda “Pinhão do Vale”, sempre que possível uma no campo literário e outra no campo social, para receber esta premiação que é anual. Como de costume, o anfitrião, o Diretor da Unespar, professor Valderlei Sanches Garcia falou que é uma grande honra sediar as sessões solenes da ALVI na Instituição de ensino superior, principalmente naquela ocasião em que seriam agraciadas duas personalidades de qualificação indiscutível, como no caso da ex-diretora e professora da FAFI por muitos anos, a mestre Delci Aparecida Hausen Christ.
Também comentou estar muito feliz em participar da solenidade a vereadora, Alandra Roveda Grando, representando a Câmara Municipal de União da Vitória. Ao fazer uso da palavra, a professora Delci mencionou o início de sua formação educacional no Rio Grande do Sul, vindo, posteriormente, para União da Vitória onde desenvolveu sua notável carreira.
A irmã Rose Mbimbi, atual diretora do Instituto Palazollo, atuante a mais de 30 anos, prossegue neste trabalho de ajuda aos que mais necessitam, principalmente, as meninas carentes que não encontram um lar favorável para seu desenvolvimento educacional e social. O trabalho das chamadas “Irmãs dos Pobres” recebe o apoio de voluntárias da sociedade local. A Irmã Rose falou ainda que não é merecedora de tal honraria e que a recebe em nome de todos que ajudam a Instituição.
Outro importante momento foram as apresentações musicais, proporcionadas pelo pianista Wanderlei, cantor e violeiro professor Paulo e a cantora Lislaine.
Cumprimento a ALVI pela agradável e emocionante solenidade. “NULLA DIES SINE LINEA”.
Em tempo, parabenizo Therezinha Leony Wolff pelo seu aniversário em 2 de junho, destacando sempre suas incansáveis atividades no meio cultural, com alguns adjetivos já registrados a sua pessoa, a qual faz jus: “Agitadora Cultural” (Dr. Odilon Muncinelli); “Dama da Cultura” (Mário Patruni) e a mais recente “Ativista Cultural” (Antonio Budal).
Leave a comment