“Anos 10”. Quais marcas deixou?

 

A história é, frequentemente, lembrada e contada por décadas. Eu, por exemplo, nasci nos “anos 80”, iniciados com a crise do petróleo e terminados com a queda do muro de Berlim. Raul Seixas o imortalizou na música homônima, cantando “hei, anos 80/charrete que perdeu o condutor”. Meus pais são dos “anos 60”, os anos da ditadura, encerrados com o festival de Woodstock que moldou, de tantas formas, os “anos 70”. E assim vamos. Os “anos 2000” começaram com o 11 de setembro e terminaram com a crise econômica de 2008. No Brasil, começamos a última década comemorando o penta, ainda antes dos primeiros escândalos de corrupção da CBF, e terminamos como uma das grandes estrelas da arena internacional; os “filhos que deram certo”, como ouvi em Portugal, em 2009. Ou tentando explicar em Montevidéu, no mesmo ano, “como conseguimos passar ilesos da crise que derrubou todo o mundo”. O país decolava, como na clássica capa da revista inglesa The Economist, não por acaso do ano de 2009. Que ocorreu de lá para cá? Como serão lembrados, no futuro, estes “anos 10” que se encerrarão em alguns dias?
Claro que não pretendo escrever, aqui, uma crônica de toda a década. Não teria nem espaço para isso. Mas o jornal inglês The Guardian, em artigo do último dia 17, definiu os últimos dez anos com uma frase que, creio, bem representa o que se passou também no Brasil. Trata-se, nas palavras daquele periódico, da década que questionou e modificou tudo, mas não resolveu nada. Perfeito! O mundo, bem como o Brasil, está uma bagunça. Clima de faxina, mudança ou reforma, ficando a escolha ao gosto do freguês. Fico com a mudança, pois passei por uma recentemente. Móveis fora do lugar, livros espalhados, caixas semi-preenchidas e aquela poeira incômoda pairando no ar. Onde estão os talheres? Costumavam estar aqui. Não mais estão. E as chaves do carro? Onde coloquei as chaves do carro? A conta de luz? Preciso pagar a conta de luz, mas não sei onde está nessa bagunça. Ok, vou relaxar então. Mas a TV está lá naquele canto, atrás daquele monte de vinte caixas pesadas. E o livro que eu estava lendo está dentro de uma daquelas caixas, justamente a que está embaixo de todas as outras. Nada de relaxamento nesta casa, portanto. Vamos sair, respirar o ar puro de uma cachoeira, tomar um chopp. Mas para isso precisamos da chave do carro. Onde diabos está a chave do carro?
Os sonhos, objetivos e desejos da nação, tão claros naquele longínquo 2009, não mais servem ao país. Lembro claramente que falávamos em diminuir a desigualdade, acabar com a pobreza, incluir as minorias. Nada disso parece mais importar, pelo menos desde a segunda metade desta década que termina. Hoje tais temas são apenas exemplos do “maldito politicamente correto” que tomou conta do país, e que se quer extirpar. Você não gosta, ri ou se diverte com piadas racistas, homofóbicas ou misóginas? Petista! Vá para Cuba, então. Mas antes, por favor, assine aqui esta petição online contra o Netflix e o Porta dos Fundos, aqueles malditos que desrespeitaram nosso Senhor com suas piadas sem graça (concordo) e ofensivas. O presidente disse que índios são pesados em arrobas e não servem nem para reproduzir. “Cara, vai dizer que você não deu ao menos um sorrisinho quando ouviu isso pela primeira vez?” Apresentar Jesus como um adolescente que salva o mundo, mas é inseguro e gay, contudo, é extremamente ofensivo e vale seiscentas mil assinaturas. Assim terminam os “anos 10”, no Brasil.
Como pano de fundo de todo o drama, assistimos à retomada do nacionalismo como remédio para todos os males. Como bem escreveu o pensador tcheco Miroslav Hroch, por várias vezes citado pelo não menos eminente historiador Eric Hobsbawm, “quando as sociedades fracassam, o nacionalismo floresce”. Constatação cirúrgica, feita no contexto da desagregação do bloco soviético, no início dos “anos 90”. Quando desaparecem as certezas e valores até então ciosamente cultivados, quando o emprego falta, o dinheiro escasseia, as redes de bem-estar social são implodidas e as relações se rompem, a nação se torna o último refúgio ao qual o náufrago pode se apegar. Afinal, convenhamos, é reconfortante saber que, não importa o que aconteça, sempre será possível afirmar que se faz parte de um grupo que nos antecedeu e que sobreviverá a nós. Sem que nada tenha sido cobrado para isso. Foi preciso, apenas, nascer aqui, fato completamente aleatório e sobre o qual não tivemos qualquer poder de escolha ou decisão. Se nascemos, então somos parte. Para toda a vida. Ninguém poderá nos expulsar. Jamais. Teremos sempre um time que veste amarelo para torcer. Um idioma em comum. Todos os anos teremos carnaval. Iremos à igreja orar para Cristo (e apenas Cristo, afinal “o Brasil é um país laico, porém cristão”, como aprendemos nestes “anos 10”). Soltaremos rojões (incomodando aos nossos vizinhos) quando nosso time vencer algum campeonato, e também nas festas principais, no Natal, no ano-novo e em nosso aniversário. Trabalharemos muito, ganharemos pouco, mas não precisaremos mudar nada em nós mesmos, pois nossos problemas serão resolvidos por aqueles que elegeremos a cada dois anos, dos quais não mais nos lembraremos na próxima eleição.
Os cães ladram, o vento venta, os professores doutrinam e a caravana nacional passa. Ninguém poderá nos tirar isso. Pertencemos a algo. Somos brasileiros. Reclamamos, é verdade. Reclamamos muito. Mas somos brasileiros. E mais uma década será discutida em 2029. E em 2039… E este que escreve, com a máxima franqueza, não acredita que os termos serão muito diferentes dos atuais. Porque em um mundo no qual tudo muda, o tempo todo, e de modo cada vez mais veloz, é preciso que nos apeguemos a algo sólido, estável, eterno, imutável. E, para os que aqui nasceram, a nação é este “poste” salvador. Para nós, as mudanças se justificam se forem empreendidas para deixar igual. As novidades são desejadas apenas se, prontamente, puderem ser expostas em um museu, como cantou outro poeta nos idos “anos 80”. Eis a razão por que ouvimos canções de quarenta anos atrás e nos sentimos assombrosamente identificados. Não é que nada tenha mudado desde então. Não é que a história tenda se repetir, afinal ela não é um ser vivo dotado de livre arbítrio, mas apenas a crônica das decisões tomadas por seres vivos dotados de livre arbítrio. É que, quando se percebe que as coisas mudaram, se corre rapidamente para devolvê-las a seus lugares, sempre sob as buzinas e alaridos da revolução, do novo, do desejável. O caso é que, não importa o quanto as pessoas votem em quem promete a revolução dos trabalhadores (ideal tão antigo quanto os idos “anos 1800”, velho em vinte e uma décadas) ou em quem promete a volta dos “anos 60”, o tempo não volta, e mesmo a retomada do velho representa, efetivamente, o surgimento de algo novo.
Claro que este “novo” será arcaico, ultrapassado, virá com uma moderna pátina e um inigualável odor artificial sabor mofo aplicados na fábrica. Claro que não resolverá os novos problemas, pois se baseará em velhas, ultrapassadas e fracassadas fórmulas. Mas, ainda assim, será novo. Em um país que se recusa a envelhecer e, assim, amadurecer. Em uma sociedade que se recusa a olhar para si e, assim, se conhecer. Formada por pessoas que, em sua fuga desesperada para dentro de uma nação que não definem e na qual não pensam, se recusam a entrar em si mesmas buscando tornarem-se trabalhadores, religiosos, motoristas, vizinhos, cidadãos, enfim, melhores. “Quando a sociedade fracassa, o nacionalismo floresce”. Adoto este como o mote dos “anos 10” no Brasil. Férias, enfim! Até a volta, no alvorecer dos “anos 20”!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...