Barranquilla
Barranquilla é uma cidade colombiana, localizada ao norte do país, próxima ao mar das Caraíbas. Atualmente é uma das cidades mais populosas da Colômbia, com cerca de 2 milhões de habitantes. Sua fundação data em meados de 1629, no entanto não há registros oficiais sobre a data exata de sua fundação. Contudo seus habitantes celebram o dia 7 de abril como o aniversário da cidade, pois foi nesta data no ano de 1813, que Barranquilla foi estabelecida legalmente como vila.
A cidade também possui um dos mais importantes portos da América do sul, recebendo imigrantes de várias partes do mundo, desde a Segunda Guerra Mundial. O carnaval de Barranquilla é uma grandiosa festa da Colômbia para o mundo. Foi declarado pela UNESCO, em 2003 obra mestra do patrimônio oral e imaterial da humanidade. É a data mais aguardada do ano, não somente pelos colombianos como por todos que queiram deleitar-se de um evento cultural e folclórico cheio de diversidade étnica, alegria, dança, música e folia. Se realiza durante os quatro dias anteriores a quaresma.
É um festejo que recolhe tradições, baseadas na criatividade dos povos, uma mistura de pitos, gaitas, fandangos, merecumbés, chandés, cumbias, mapalés e puyas. Em termos de turismo Barranquilla tem destaque para o zoológico de Barranquilla e “Las Bocas de Ceniza” (bocas de cinza). O zoológico de Barranquilla abriga vistosas espécies da fauna e flora nativas e de outros continentes. Lá se pode apreciar mais de 500 animais pertencentes a 140 espécies, desde leões e elefantes passando por toda classe de peixes, anfíbios, mamíferos, primatas e répteis. “Las Bocas de Ceniza” (as bocas de cinza), é um lugar de muita importância para cidade. Através dele se tem acesso ao Porto Barranquilla e assim se conhece o fim do rio Magdalena, no mar Caribe. Eventualmente organizam-se passeios fluviais que partem de “Las Flores” até Pumarejo e regressam até bocas de Ceniza, para o término de sua viagem em seu ponto de partida. Também realiza-se excursões particulares em barcos ou lanchas pelo rio, para correr os pântanos e apreciar os restaurantes das zonas. Não posso deixar de mencionar as construções do bairro Prado, que exibem uma arquitetura de estilo mediterrâneo, o teatro Amira da Rosa e o estádio Metropolitano Roberto Meléndez. Afinal vale a pena conhecer esta cidade de gente alegre e hospitaleira, onde o escritor Gabriel García Márquez morou e estudou em sua infância e que é um dos lares e local de nascimento da grande diva pop internacional Shakira. Para os que queiram visitar a terra natal da diva, entre os pontos turísticos da cidade, com o city tour guiado, mostrando curiosidades sobre a vida da deusa latina, outro ponto turístico da cidade sem dúvida é a escultura de Shakira. O monumento fica próximo ao Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. A estátua mede em torno de cinco metros de altura e foi esculpida pelo alemão Dietter Patt, na qual retrata a artista junto a sua famosa guitarra. O monumento representa o sucesso da cantora e uma grande homenagem à artista, que levou o nome da Colômbia pelos quatro cantos do mundo. A escultura foi um presente do governador do distrito alemão de Rhein – Kreis Neuss ( um distrito da Alemanha situado na região de Düsseldorf, no estado da Renânia do Norte-Vestfália) , e de Dieter Patt à cidade de Barraquilla , em seu aniversário de 100 anos. Patt além de ser pintor fez o desenho da escultura e se declara um grande fã da cantora colombiana, que para os que ainda não sabem a loira além cantora é compositora, dançarina, instrumentista, coreógrafa, arranjadora, produtora, designer de moda, empresária, atriz, apresentadora de televisão, modelo, embaixadora da Boa Vontade da UNICEF Colombiana e filantropa. Em 1997 com 18 anos criou a Fundação Pies Descalzos, (nome de um de seus álbuns de maior êxito) que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes.
Gracias, un fuerte abrazo y hasta …
Leave a comment