Campeonato Catarinense
Porto 0x1 Barra, em União da Vitória: Almirante Barroso 3×0 Jaraguá, em Itajaí; Juventus 0x1 Atlético, em Jaraguá do Sul; Concórdia 5×1 Operário, em Concórdia; Hercílio Luz 0x0 Marcílio Dias, em Tubarão foram os resultados registrados na penúltima rodada do returno do Campeonato Catarinense de Futebol, série “B”. Na luta pela disputa do título, as equipes do Almirante Barroso e do Atlético já estão garantidas, enquanto que as outras duas vagas estão sendo disputadas por outras três agremiações: Concórdia, Juventus e Hercílio Luz. A colocação atual das cinco equipes é a seguinte: 1º) – Atlético (Tubarão) e Almirante Barroso (Itajaí), com 38 pontos; 3º) – Concórdia, 30; 4º)- Juventus (Jaraguá do Sul), 28 e em 5º)- Hercílio Luz (Tubarão), com 27. Na outra extremidade da tábua de classificação, duas equipes lutam desesperadamente para fugirem do rebaixamento: Futebol Clube do Porto e Jaraguá. O representante de Porto União é o último colocado com 8 pontos ganhos e o time de Jaraguá do Sul tem 7. Para azar de ambos, os dois foram derrotados na rodada que passou. O Porto perdeu em sua casa para o Barra pelo marcador de 1×0. Já o Jaraguá foi batido fora pelo Almirante Barroso. Domingo na última volta do torneio o elenco do Porto atuará fora de casa, em Mafra, diante do Operário. O clube de Jaraguá jogará em seu reduto recebendo a visita do quadro do Hercílio Luz. E agora? Um dos dois será rebaixado no ano que vem para a 3ª divisão do futebol catarinense. Infelizmente a situação da equipe de Porto União parece ser mais complicada. Mas em futebol, como dizem os experts no assunto, tudo pode acontecer. Quem arrisca um palpite?
Jogos da Primavera
Contando com a participação de 25 estabelecimentos de ensino foi iniciada no final de semana a disputa da 42ª edição dos tradicionais Jogos Estudantis da Primavera promoção do Colégio Estadual Túlio de França. No Congresso de Abertura com a presença de autoridades e figuras ilustres do desporto das cidades irmãs, com bela apresentação da fanfarra do Túlio França tivemos o início do magno evento esportivo. As modalidades que estão em disputa são: basquete, vôlei, futsal, tênis de mesa, xadrez, sendo incluída este ano a modalidade de atletismo. Além dos colégios das cidades irmãs atletas dos estabelecimentos de ensino da Lapa, Porto Vitória, Bituruna, General Carneiro e Cruz Machado se fazem presente.
O P I N I Ã O
Faz um tempão que o Estádio Municipal Antiocho Pereira e o Ginásio de Esportes Professor Isael Pastuch, foram abandonados a sua própria sorte. Conforme já afirmei aqui nesta página pela qual sou o responsável quando a gente passa pela frente desses dois locais dá até vontade de chorar. Não entendemos até hoje como o Antiocho Pereira foi liberado para servir de palco para os jogos do Campeonato Catarinense de Futebol de sua segunda divisão. Será que essa praça esportiva foi vistoriada pelas autoridades competentes da Federação Barriga Verde? Creio que não. Na administração do prefeito de União da Vitória, senhor Pedro Ivo o órgão esportivo responsável por todas as atividades esportivas iniciou como AME e depois passou a denominar-se SME – Secretaria Municipal de Esportes. Foram indicados como responsáveis os desportistas Ademir dos Santos e depois José Pedro Walk, e finalmente novamente o Ademir. O órgão foi abandonado pelo atual prefeito senhor prefeito e que nestes últimos dois meses, pasmem, mandou fechar as portas da AME ou SME, simplesmente afastando todos os funcionários responsáveis pelas atividades esportivas da cidade. E a coisa ficou mais complicada ainda quando os árbitros e assistentes que dirigiam os jogos válidos pelo Certame Varzeano de Futebol promoção da Liga do distrito de São Cristóvão se negaram a dirigir os confrontos das rodadas finais, simplesmente porque não estavam recebendo as taxas de arbitragem. Profundamente lamentável.
Cantinho do Pescador
Alô, amigos. Tudo em riba com vocês e seus queridos familiares? O nível do nosso caudaloso, mas sempre majestoso Rio Iguaçu, atingindo no dia de hoje: 2,33 metros. Receita da Semana. Título: Cozido de peixe de água doce. Ingredientes: 1 quilo de carpa em postas grossas; 750 gramas de peixes em postas pequenas; 4 colheres (de sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 12 cebolas pequenas ou 3 grandes, cortadas em quarto; 400ml de vinho tinto seco; 400ml de caldo de peixe; sal e pimenta a gosto; 1 amarrado de cheiro verde; algumas fatias de pão torrado em cubos. Modo de preparo: Prepare uma liga, derretendo a metade da manteiga e juntando toda a farinha; mexa bem até adquirir um tom amarelo-escura; acrescente as cebolas deixando cozinhar em fogo baixo durante 10 minutos, adicionando o restante da manteiga; junte o vinho seco e o caldo de peixe; ao levantar fervura diminua o fogo; deixe o molho cozinhar até engrossar ligeiramente; coloque a carpa e os peixes em uma panela grande; cubra-os com o molho, tempere com sal, pimenta; acrescente o amarrado de cheiro verde; leve a vasilha ao fogo e deixe cozinhar com a panela destampada, até que o peixe esteja cozido. Rendimento para 6 pessoas. Bom apetite. Aquela caipirinha e um vinho de sua preferência. Por hoje, é só. Um estupendo final de semana, com aquela pescaria habitual, e até a próxima, se Deus quiser. Tchau, mesmo.
Leave a comment