Centenário de Porto União e a Cápsula do Tempo

Ainda enaltecendo o Centenário do município de Porto União, na manhã de sábado, 22 de setembro de 2018, importantes atividades foram realizadas na Praça do Centenário, Dr. Victor Buch Filho, prefeito do Cinquentenário, que nesta ocasião recebeu a Cápsula do Tempo, que foi, devidamente, lacrada naquele local.
A praça do Centenário de Porto União é um local de fácil identificação e localização, pela existência visível de um grande obelisco em concreto maciço e outras placas que contém informações históricas. Edificada nas proximidades da entrada da cidade, bem próxima também das instalações do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado Batalhão Juarez Távora.
Um evento com a presença de várias autoridades e munícipes que acompanharam as homenagens. Durante o ato solene os presentes também puderam inserir na Cápsula do Tempo suas mensagens que serão lidas na solenidade de deslacramento em 2067.
Foram depositados nesta Cápsula do Tempo, vários documentos oficiais do município, desenhos de crianças, fotos de moradores, como por exemplo a do senhor José Kotwiski, mensagens redigidas de próprio punho no ato, jornais locais, dezenas de vídeos da TVMill. Eu próprio depositei uma outra seleção em pen-drive de videos/mensagens como :
– Video do Cinquentenário de Porto União com destaques da época.
– Mensagens do ex-prefeito Dr. Victor Buch Filho (Vitinho) ao povo de Porto União.
– Inaugurações desta e de outras praças.
– Comunicado do falecimento do ex-prefeito Dr. Victor Buch Filho.
– Desfile de 5 e 7 de setembro.
Evento memorável em que foi descerrada uma placa de agradecimento em homenagem as pessoas que efetuaram anteriormente o plantio de mudas da árvore símbolo do Brasil, o Ipê Amarelo.
Para identificar o local onde foi depositada e lacrada a Cápsula do Tempo há uma grande moeda em bronze, com os seguinte dizeres:
CAPSULA DO TEMPO, 2017, PRAÇA DO CENTENÁRIO, PREFEITO VICTOR BUCH FILHO, Prefeito do Cinquentenário. Cabe salientar que a data de abertura da Cápsula será em 2067, no Sesquicentenário de Porto União, e não em 2081, como está erroneamente gravado na aludida grande moeda.
Finalizando, podemos enaltecer o ato administrativo do prefeito Eliseu Mibach, por também depositar na Cápsula do Tempo, em seu nome e de todos os munícipes, um ofício de número 56/18, datado de 22 de setembro de 2018, destinado e saudando seu futuro sucessor(a) prefeito(a) do Sesquicentenário, para que prossiga com o desenvolvimento de Porto União “Cidade Amiga”.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...