Coisas da beca: outra história

Hoje quando encontrei problema na redação de petição de nova ação, lembrei que outrora fora auxiliado e muito, pelo amigo hoje falecido, Dr. Mansur, era o decano dos advogados. Habitualmente o chamava de Mestre, professor, único Diretor da Escola Técnica do Comércio David Carneiro que coexistiu com outros cursos profissionalizantes nesta região por aproximados 40 anos, ora extinta.
Tive por seguidos anos escritório de advocacia na rua Fernando Machado, ao lado da casa e escritório do saudoso Dr. Mansur. Diariamente pela manhã, quando não ia até o escritório dele, ele vinha até o meu e conversávamos. Contava-me história da vida, quando, onde, porque havia instalado escritório de advocacia nas cidades gêmeas do Iguaçu. Contou-me muitas histórias, prestei muita atenção, lembro-me de todas.
Contou-me, certa vez, que numa quinta-feira qualquer, foi à Vara Cível no Fórum de União da Vitória (naqueles idos, instalado onde atualmente é a Câmara Municipal) e, na chegada, ainda no átrio, encontrou o Juiz da Vara Criminal que, nervosamente, solicitou que o acompanhasse até o Gabinete. Lá, o ilustre magistrado expôs as razões por que estava nervoso e solicitou auxilio ao Mestre. Dizia: amanhã está designado júri de réu preso e o defensor havia lhe comunicado que não iria poder participar por motivos justos. O Magistrado expôs, ainda, que além de ser elemento perigoso, o preso seria não se não houvesse o júri e jamais responderia pelos crimes que praticou.
O Mestre com a paciência que lhe era peculiar, respondeu ao magistrado:
“Doutor, o júri será amanhã, não conheço o processo, não haverá tempo hábil para estudá-lo a fim de apresentar defesa condigna ao réu, não posso causar-lhe prejuízo.”
Respondeu-lhe o magistrado:
“O Senhor, Doutor, é o mais antigo bacharel desta região, muita experiência na área criminalista, não terá qualquer dificuldade em fazer a defesa porque a questão é simples e poderá levar para casa o processo e estudá-lo à noite. Demais a mais, o réu é confesso, matou a sangue frio e, certamente, será condenado à pena máxima. Fique tranquilo.”
Depois de muito diálogo, vencido, o ilustre Mestre retirou-se do Gabinete do magistrado com o processo debaixo dos braços e foi à casa, ao escritório. A responsabilidade que assumira era enorme, gigantesca. Tinha uma noite para estudar um processo criminal, com muitas provas amealhadas e arquitetar uma defesa. Era uma tarefa gigantesca.
Naqueles idos o expediente forense iniciava às 08h30, e nesse horário o ilustre Mestre adentrou as dependências do Tribunal de Júri. Pouca demora e o réu escoltado por policiais foi conduzido a local próprio para aguardar o início da sessão de julgamento. Foi rápido o vislumbre do réu, observou o Mestre, homem ainda jovem, estatura mediana, forte, negro, cabelos pixaim, testa estreita, sobrancelhas grandes e franzidas, olhos negros e grandes, lábios finos, determinados. Mal vestido, camisa branca com mangas longas, com nódoas visíveis, alguns rasgões, com aspecto de que havia sido retirada do varal e vestida; calças de brim, velhas, rasgadas; botas de cano curto aparentando longo uso, desgastadas, necessitando de aplicação de
graxa. O aspecto geral do réu era induvidosamente impressionante o que lhe emprestava a aparência maldosa e, vendo-o, dúvidas não restavam, certeza de que os delitos que lhe eram atribuídos eram verdadeiros.
O recente conhecimento do réu, a aparência maligna, a certeza de verdadeiras as imputações que lhe eram feitas, apaziguaram o saudoso Mestre, sabedor que o veredito dos jurados seria unânime, a condenação era certa. Ledo engano.
Iniciado o julgamento, sorteados os jurados, prestado o juramento, composto o corpo de jurados, lida a denúncia, ouvido o réu e os testigos arrolados, o representante do Ministério Público iniciou a acusação narrando claramente, com detalhes, a atitude desumana com que se havia portado o réu e cometido o hediondo crime utilizando arma branca. Aproximadas duas horas de verdadeiro massacre da pessoa do réu, praticou o ilustre Promotor de Justiça. Lia-se no seu semblante a satisfação do dever cumprido, pediu ao Conselho de Sentença no encerramento do libelo acusatório a pena máxima ao réu como sendo a única forma de promover a Justiça.
Dizia-me o saudoso Mestre:
“- Pouco, ou quase nada restou para arguir em defesa do réu. Negro, feio, mal vestido, com cara de poucos amigos e delito cometido de forma sanguinária, sem possibilitar defesa à vítima. Lembrei-me, dizia, que o julgamento estava ocorrendo numa sexta-feira, no domingo a seguir seria comemorado o dia das mães. Havia notado que o Corpo de Jurados era na maioria composto por mulheres de meia idade; que o réu estava mal vestido, mal cuidado. Nada mais havia a ser feito senão imputar à vítima a culpa do evento, afirmando que fora ela quem desafiara o réu que somente revidou a ofensa; que o réu filho único de anciã desprotegida da qual era provedor e agora com o filho preso estava deixada ao léu, sem quem lhe provesse as necessidades por básicas que fossem. Acrescentou que a desventura era tão maior que no próximo domingo seria o Dia das Mães. Não poderia haver desventura maior. E por diversas vezes ressaltou a proximidade com o dia das mães. Se o ilustre Promotor de Justiça esgotou o tempo que lhe concedia a lei, duas horas, dizia o Mestre, em vinte minutos ele não tinha mais assunto e tantas vezes havia repetido o infortúnio da mãe do réu e a proximidade do Dia das Mães, que não teve como continuar e encerrou a defesa.”
O Promotor de Justiça satisfeito com a acusação que havia feito, certo da condenação do réu, não se utilizou da réplica, contava o Mestre. Ainda estava pairando no plenário Tribunal de Júri a história da velha mãe, desprotegida e a tristeza maior da chegada do Dia das Mães, quando o juiz encerrou os debates e os jurados se retiraram para proceder a votação dos quesitos que definiriam o destino do réu: culpado ou inocente.
Como de praxe, contava, passaram-se tantas vezes quantas necessárias a urna coletora dos votos sim ou não pelos jurados. E o resultado não foi outro, por cinco votos a dois, o réu foi julgado inocente e imediatamente solto.
Mas, o surpreendente ocorreu a seguir, relatou o Mestre.
O saudoso Mestre residia e tinha o escritório de advocacia na rua Professora Amazília, nesta cidade, que possuía uma pequena varanda que servia de átrio. Defronte à escada de poucos degraus que dava aceso ao átrio, havia porta de entrada à residência e à direita outra ao escritório. Nessa porta do escritório havia pequena janela que servia de vigia para quando houvesse alguém a ser atendido, abrindo-a poderia visualizar quem lá estava para não ser surpreendido, era um recurso interessante.
No dia em comento, à noite depois do jantar, adiantando as tarefas para a próxima semana, estava o Mestre compenetrado, trabalhando, quando ouviu batidas à porta e foi atender abrindo a vigia. Tomando totalmente a abertura da vigia estava o rosto preto e feio do réu que havia sido pelo Corpo de Jurados absolvido.
“- Boa noite, cumprimentou, posso falar com o Senhor? – acrescentou.
Temerosamente o Mestre sem poder negar, admitiu-o abrindo a porta e rapidamente se abrigou detrás da escrivaninha onde se achava mais seguro – contava.
Disse o visitante
“- Doutor, hoje pensava que seria condenado, mas o Senhor não deixou. Não posso lhe pagar o serviço porque nada tenho. Mas, se o Senhor tiver algum desafeto é só me dizer…”
– “Nada me deve, está tudo certo, pode seguir em paz, agora preciso trabalhar” – disse pretendendo se livrar rapidamente da incômoda e assustadora visita.
O visitante agradecendo o serviço que lhe havia sido prestado, voltou-se, encaminhou-se à porta de saída e lá chegando disse:
“Doutor, não tenho mãe, nunca tive, mas gostaria de ter tido. Boa noite.”
Desse cliente, dizia o Mestre, nunca mais viu ou soube, felizmente.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...