CONCURSO DE DESENHO
O Desenho faz parte do universo do ser humano, desde a sua existência, é a primeira escrita. Possui uma natureza específica, particular em sua forma de comunicar uma ideia, uma imagem, um signo, uma história, o cotidiano. Segundo Derdyk, o desenho como linguagem para a arte, para a ciência e para a técnica, é um instrumento de conhecimentos, possuindo grande capacidade de abrangência como o meio de comunicação e expressão. Por isso a importância de se incentivar a sua prática, principalmente na escola.
A história do homem mostra as várias atividades em que se manifesta o desenho. Para os homens das cavernas assumiu um significado mágico, no início da Revolução Industrial teve importância para a construção de máquinas, mecânica e arquitetura. Nas comunicações tem função ilustrativa e para a psique o autoconhecimento.
“Desenhar objetos, pessoas, situações, animais, emoções, ideias são tentativas de aproximação com o mundo. Desenhar é conhecer, é apropriar-se.” Desenhar é uma atividade lúdica, engloba assim como no jogo, aspectos operacionais e imaginários. A operacionalidade está ligada com o funcionamento físico, espacial, temporal, com regras e materiais, o imaginário é projetar-se, pensar, imaginar situações, idealizar. (DERDYK, 2004).
A vontade de representar a necessidade de trazer a tona desejos internos emoções e sentimentos fazem com que construam a partir de hipóteses e desenvolvam a capacidade intelectiva. Podemos detectar no conteúdo dos desenhos mensagens subliminares escondidas, pois são a comunicação do seu universo interior, seus medos, alegrias, opressões, curiosidades, afirmações e negações e outros sentimentos que estão em seu íntimo. (DERDYK, 2004).
Tendo em vista a importância do desenho, no Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira, na última quarta feira, dia 01 de junho realizou um concurso de desenho, onde a temática foi retratar o Projeto Mais Educação realizado no contra turno na escola. O projeto conta com as seguintes oficinas: Horta, pintura, leitura e esporte. Todas com o objetivo de agregar conhecimento aos estudantes e manter a criança em tempo integral na escola.
O desenho ganhador ilustrará a camiseta do projeto. A idéia do tema para a 2ª edição do Concurso partiu da professora do projeto da horta Marlene Fátima Gavasso e contou com o apoio da diretora da escola Janete Sebben e da Coordenadora pedagógica do projeto Ana Lucia Hoffman, organizado pelo grêmio Estudantil e sob orientação da professora de arte do projeto Eliziane Schaefer Buch. Em sua primeira edição no ano 2015 a idéia partiu da professora de arte Elis Gomes e a temática de foi de livre escolha.
Parabéns á todos os alunos que participaram.
EXPOSIÇÃO PERMANENTE
Na tarde última sexta-feira, dia 3 de junho, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, junto a Associação dos Artistas Plásticos “Amadeu Bona”, de Porto União da Vitória, realizaram a abertura oficial da Exposição Permanente na sede do Castelinho Anibal Khury, nas duas salas especiais da casa, na parte térrea do prédio. O evento contou com a presença do prefeito Anízio de Souza, do secretário Municipal de Cultura e Turismo José Carlos Gonçalves, ambos de Porto União, dos artistas da Associação dos artistas plásticos Amadeu Bona, bem como a presidenta Helga Will da Silva e a secretária Ivanira Olbertz Dias. Todos agradeceram pelo grande gesto de incentivo e valorização, principalmente em se tratando de ceder o espaço do Castelinho, que é um lugar apropriado de cultura e beleza artística. A exposição ficará permanente neste local até o final do ano de 2016, com trocas mensais de obras dos artistas da associação, o objetivo é dar apoio aos artistas para que possam vender suas obras. E também estarão disponíveis para demonstrarem seus estilos para possíveis encomendas de obras. A iniciativa em abrir este espaço faz com que haja valorização dos artistas das cidades. A comunidade poderá visitar a Exposição Permanente das 12h às 18h de segunda a sexta-feira.
Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV, pós graduanda em Arteterapia pela Censupeg, bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona.
Professora de Arte da SEED Paraná.
Leave a comment