Conversa com escritores na Uniguaçu…

… A Uniguaçu, em parceria com a Prefeitura de União da Vitória, por meio de sua Secretaria de Cultura, com o objetivo de promover o incentivo à leitura, cria o projeto Conversa com Escritores, cuja primeira edição acontece na próxima quarta-feira, 8, as 19h30, no Auditório Prof. Dr. Wilson Ramos Filho, como parte integrante da Semana da Cultura da Uniguaçu.
Na ocasião a escritora e cineasta curitibana Verginia Grando vai trocar algumas impressões com os acadêmicos de Psicologia da Uniguaçu e acadêmicos de Letras da UNESPAR, a respeito de seu livro “Se nada mais der certo eu não tenho um plano B”.
O bate-papo será mediado pelo professor Dr. Ivã Gross da Uniguaçu e pelo professor Dr. Caio Bona Moreira da UNESPAR.
Em seu livro de estreia, Verginia Grando nos conta sete dias na vida de G. que espera a reunião com a primeira editora que demonstrou algum interesse em seu livro. Uma espera que aos poucos vai cedendo lugar a lembranças e encontros que a fazem rever os últimos anos de sua vida: o período que jogou tudo para o alto e pulou sem rede de proteção no seu sonho de ser escritora. Família, amores, dores e alegrias se misturam tecendo uma fina membrana permeável que passa aos poucos a não fazer mais distinção entre o agora, o ontem e o amanhã. E no final dessa jornada interna que começa em uma espécie de isolamento autoimposto e caminha para um diálogo, uma abertura para o que tiver que ser, o livro que ela tanto sonhara em publicar passa a ser apenas um detalhe.
Verginia Grando nasceu em 1977, em Curitiba, cidade onde mora atualmente. Diretora de cinema e roteirista lançou seu primeiro livro “Se nada mais der certo eu não tenho um plano B”, sendo assim, seu primeiro passo para o mundo da literatura.
Também na quarta-feira, 8, as 15h, acontece uma Mostra de Curtas, seguida de bate-papo, cuja programação é:
FOHAT (Vergínia Grando);
TENTEI (Laís Melo);
A PASSAGEM DO COMETA (Juliana Rojas).

 

ArtEnsino – O Retrato do Amanhã…
… A Associação de Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu e a Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória promovem de 21 a 31 de agosto, no hall do Centro Tecnológico da Uniguaçu uma exposição em homenagem aos 17 anos da Instituição. Artistas plásticos da região da AMSULPAR retratam os diversos cursos da Uniguaçu. Na ocasião também serão lançadas as novas garrafas do Steinhaeger da Doble “W”, que mais uma vez, como na edição anterior, envergarão criações de artistas plásticos da região. Boa oportunidade para conhecer o talento de nossos artistas.

 

CCC…

Não me refiro ao nefasto Comando de Caça aos Comunistas, organismo de ultradireita que durante a Ditadura Militar no Brasil, promoveu diversas atrocidades e atos terroristas contra aos que se opunham ao regime, mas ao prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, cujos três Cs significam competência, coerência e coragem, o que ficou ainda mais notório no episódio do Hospital São Braz, quando Eliseu convocou o secretário de estado da saúde e esclareceu dessa forma sua firme atitude em ajudar a Instituição. Eliseu não poupou críticas nem mesmo ao Bispo de Caçador, que ao final da reunião não demonstrou interesse em atender seu convite para ir até a Prefeitura e verificar os seus esforços para ajudar o São Braz. Boa prefeito!

 

Reforma eleitoral…

… A pré candidata a deputada federal pelo PODEMOS do Paraná, Natalie Unterstell, ao lado do pré-candidato a deputado estadual pelo DEM de Santa Catarina, Fioravante Buch Neto e ao lado de mais alguns convidados, participou na noite de sexta-feira, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória, de um bate papo bastante informal sobre a urgente necessidade de uma reforma eleitoral. Bastante articulada e preparada, a jovem Natalie explicitou com bastante clareza que para a reforma eleitoral acontecer, há a necessidade de uma profunda renovação de nosso Congresso, salvo exceções, voltado unicamente para interesses pessoais. Concordo plenamente.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...