Corpo Musical Falcões Dourados

No dia 18 de agosto,  foi realizado um encontro para comemorar os 30 anos de fundação do Corpo Musical Falcões Dourados. O primeiro momento foi na praça Coronel Amazonas, onde eram realizados os ensaios  da fanfarra, depois os integrantes seguiram para um churrasco de confraternização e ao fim do dia foram até o Ginásio Lauro Muller para assistir e prestigiar o Cinfaban.

 

Em 1988, nascia em nossas cidades a Fanfarra Falcões Dourados, através do professores Sérgio Santana e Clemira Santana, e, alunos do Colégio Estadual Bernardina Schleder. No dia 08/08/1988 no Ginásio Lauro Muller em Porto União, a Fanfarra fez sua primeira apresentação, há exatos 30 anos!

Tempos depois a Fanfarra mudou para a Escola Estadual José de Anchieta, levando consigo alguns componentes e a enorme vontade de se manter viva e ativa. Em seus nove anos de existência, teve como regentes os professores, Sérgio Santana e José Carlos Gonçalves, e, por fim Rosemiro Hoffmann, todos contando sempre com  uma grande equipe de apoio na condução da Corporação.

Em 1993, passou a se chamar Corpo Musical Falcões Dourados e durante toda a sua existência fez diversas apresentações em desfiles, eventos cívicos, culturais, esportivos e artísticos, além é claro de participar de inúmeros concursos representando com muito orgulho as gêmeas do Iguaçu em eventos estaduais, interestaduais e nacionais, sempre marcando forte presença através da garra, dedicação e empenho de seus componentes, sagrando-se campeã em muitos deles com muita alegria e satisfação. Foi sempre formada por jovens de todas as classes, que cresceram aprendendo não somente a música e a dança mais valores como disciplina, civismo, garra, respeito e amizade! Amizades essas que perduram até hoje ultrapassando o tempo e a distância, já que atualmente grande parte dos integrantes vive em outras cidades.

 

Em 1996 as atividades foram encerradas, entretanto o laço de amor, amizade e união, mantém-se entre os grupos de amigos e também por alguns componentes que permanecem ativos no meio das bandas e fanfarras até hoje, todos levando consigo a saudade dos bons tempos da nossa querida e amada Falcões Dourados.

Parabéns “Família do Corpo Musical Falcões Dourados”, pelos seus 30 anos e pelo seu legado!

 

 

Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV e Arteterapia pela Censupeg. Bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE) e Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...