Curso de Enfermagem da Uniguaçu alerta sobre a Febre Amarela
Além da vacina, deve-se manter os cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos
O curso de Enfermagem da Uniguaçu, preocupado com o avanço de problemas relacionados à transmissão do vírus da Febre Amarela, e sabendo que é diretamente responsável pela saúde da população, repassa algumas informações sobre a doença, e destaca e alerta para a importância da vacinação.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
É uma doença que, se estiver presente na comunidade, deve ser avisado imediatamente às autoridades públicas sanitárias de saúde, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, via mais rápida.
Atualmente, a febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil (região amazônica). Na região extra-amazônica, períodos epidêmicos são registrados ocasionalmente, caracterizando a reemergência do vírus no País. O padrão temporal de ocorrência é sazonal, com a maior parte dos casos incidindo entre dezembro e maio, e com surtos que ocorrem com periodicidade irregular, quando o vírus encontra condições favoráveis para a transmissão (elevadas temperaturas e pluviosidade; alta densidade de vetores e hospedeiros primários; presença de indivíduos suscetíveis; baixas coberturas vacinais; eventualmente, novas linhagens do vírus), podendo se dispersar para além dos limites da área endêmica e atingir estados das regiões Centro.
É fundamental a cobertura vacinal da população em todo o território nacional, esta é a principal forma de prevenir a febre amarela. Qualquer pessoa não vacinada, independentemente da idade ou sexo, que se exponha em áreas de risco e/ou com recomendação de vacina.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas da febre amarela incluem: início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações como: febre alta; icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos); hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal); eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.
Depois de identificar alguns desses sintomas é necessária a procura por um médico na unidade de saúde mais próxima, informando sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se observou mortandade de macacos próximo aos lugares em que visitou, assim como picadas de mosquito. Informe, ainda, se tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.
Prevenção
A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.
A vacina, que é administrada via subcutânea, está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco, principalmente, para os indivíduos que são vacinados pela primeira vez.
Em áreas consideradas de maior risco de exposição como matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o meio rural, recomenda-se que medidas de proteção individual sejam adotadas, principalmente para quem tem alguma contraindicação para receber a vacina como: usar repelente de insetos de acordo com as indicações do produto; proteger a maior extensão possível de pele através do uso de calça comprida, blusas de mangas compridas e sem decotes, de preferência largas, não coladas ao corpo; meias e sapatos fechados; evitar, na medida do possível, o deslocamento para áreas rurais e, principalmente, adentrar em matas, seja a trabalho ou turismo; passar o maior tempo possível em ambientes refrigerados, uso de mosquiteiros e telas nas janelas.
Além da vacina, manter os cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos, mantendo as casas e as ruas limpas sem acúmulo de água parada, habitat ideal para reprodução dos vetores é de extrema importância.
Locais que têm matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente, são consideradas como áreas de risco. No Brasil, no entanto, a vacinação é recomendada para as pessoas a partir de nove meses de idade conforme orientações para vacinação e que residem ou se deslocam para os municípios que compõem a Área Com Recomendação de Vacina.
Uniguaçu oferece cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de conhecimento
Conheça as especializações que auxiliam os profissionais a estarem atualizados para a demanda exigida pelo mercado de trabalho
A competitividade que o mundo profissional impõe às pessoas não permite mais que nos acomodemos. Manter-nos atualizados com conhecimento de ponta é essencial para disputarmos os melhores postos de trabalho. Hoje, as empresas procuram e valorizam candidatos que tenham quesitos além da graduação. Sabendo disso, a Uniguaçu oferece um extenso rol de cursos de pós-graduação que permitem aos interessados obter o conhecimento necessário para se destacar em suas áreas de estudo.
A Instituição disponibiliza de uma infraestrutura desenvolvida para um aprendizado de qualidade, contando com profissionais qualificados e com experiência no mercado de trabalho. Além disso, a Uniguaçu ainda oferece diversas formas de benefícios para que todos possam ter um ensino de qualidade. O desconto por pontualidade (vantagem oferecida a todos) é um dos benefícios oferecidos. Lembramos também que os egressos da Uniguaçu ganham outro desconto.
O desconto empresarial é outra oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma pós-graduação na área que atuam na empresa em que trabalham. Para isso, o aluno deve comprovar que está trabalhando na área que pretende se especializar.
Além de todos esses benefícios, uma pós-graduação ainda amplia a rede de contatos e aprimora competências. “Nossos cursos se destacam por serem 100% presenciais, o que permite uma melhor troca de experiências entre os envolvidos, facilita o relacionamento profissional (network) e garante o melhor aproveitamento”, afirma o Coordenador da Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, professor João Vitor Passuello Smaniotto.
Conheça os cursos que estão com as inscrições abertas e entenda seu funcionamento
Área das Ciências Agrárias
· Pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e Pets não convencionais tem como público-alvo profissionais formados em Medicina Veterinária que atuam ou desejam atuar nesta área. Tem como objetivo aperfeiçoar e atualizar o Médico Veterinário que atua em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. As aulas acontecerão mensalmente conforme calendário previamente aprovado.
· Pós-Graduação em Nutrição de Ruminantes tem como público-alvo profissionais formados em Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Zootecnia, e/ou profissionais que atuam no setor de fomento, assistência aos produtores, fiscalização de produtos de origem animal, que estejam incluídos nas Ciências Agrárias. O objetivo desta especialização é capacitar profissionais para enfrentarem os desafios e criarem soluções para os problemas da nutrição de ruminantes, aliando o conhecimento teórico e prático. As aulas acontecerão quinzenalmente conforme calendário previamente aprovado.
· Pós-graduação em Proteção de Plantas visa proporcionar ao aluno valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas sobre o manejo de culturas com ênfase no controle de plantas daninhas, doenças, insetos e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, preservando o ambiente, aumentando a produtividade de maneira racional e equilibrada. O curso tem como público-alvo profissionais formados em Agronomia e Ciências Agrárias, possibilitando um preparo melhor para que façam recomendações de defensivos agrícolas e uso dos diferentes produtos disponíveis no mercado.
Área da Saúde
· Pós-Graduação de Especialização em Educação Física Escolar tem como objetivo formar profissionais especializados para atuação em escolas para agir de forma ética e competente, atuando na formação global do aluno e capacitando para reflexões sobre suas possibilidades corporais de forma autônoma social e cultural. Tem como público-alvo os profissionais formados em Educação Física – Licenciatura. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação em Bioestética tem como objetivo qualificar os profissionais para que possam atuar em todos os setores profissionais do mercado de estética facial e corporal. O público-alvo são biomédicos, farmacêuticos e graduados em áreas correlatas que permitam a atuação em procedimentos estéticos injetáveis. As aulas acontecerão mensalmente conforme calendário previamente aprovado.
· Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Biopsicossocial tem como público-alvo médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e outros passíveis de compor a equipe multidisciplinar de saúde mental e de exercer funções gerenciais, de rede pública de serviços de saúde mental. Tem por objetivo aprimorar a capacidade dos participantes para o trabalho em equipe interdisciplinar, na perspectiva da abordagem integral dos problemas da saúde em sua área de abrangência. Possibilitar a capacidade sócio pedagógica e melhorar a capacidade de análise das condições da saúde mental da população. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação de Especialização em UTI e Emergência tem como público-alvo profissionais da área da saúde. O objetivo desta especialização é habilitar os profissionais para atuarem junto ao paciente crítico, buscando a melhoria da qualidade da assistência prestada, proporcionando na prática uma assistência humanizada, visando à identificação dos riscos ao agravamento do quadro do paciente. Além disso, capacitar profissionais com base epidemiológica, dentro do contexto do SUS e prepará-los para o gerenciamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica tem o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem na Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica e seu público-alvo são farmacêuticos. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica tem objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento e capacitação profissional para atuar na prevenção e reabilitação musculoesquelética de indivíduos sedentários e de atletas, nos diversos ambientes de atuação. O público-alvo do curso são fisioterapeutas e acadêmicos que estejam cursando o último período de Fisioterapia. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação em Dança Educacional tem como objetivo contribuir para a construção de profissionais capacitados na área em toda a nossa região, e que possa abranger profissionais de toda a área da educação, tanto dentro como fora do ambiente escolar. O público-alvo desta especialização são profissionais da área da Educação, e áreas afins. Também acadêmicos do último ano do curso de graduação em Educação Física. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
Área das Ciências Sociais
· Pós-Graduação de Especialização em Direito Processual Civil tem o objetivo de oferecer um estudo sistemático e uma visão contemporânea do Direito Processual Civil, a fim de proporcionar conhecimentos mais pontuais da disciplina, bem como a sua integral atualização de acordo com as novas propostas legislativas, com a doutrina dominante e com o posicionamento dos Tribunais Superiores e Regionais. O público-alvo são professores, bacharéis em Direito, juízes, promotores, advogados públicos e particulares, serventuários da Justiça e demais profissionais de direito. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação em MBA – Executivo em Administração visa estimular a geração de conhecimento sobre planejamento estratégico, contribuir para o desenvolvimento da formação profissional de forma qualificada, incentivar o debate sobre as questões gerenciais e estratégicas de Administração, contribuir para a elevação dos níveis de eficiência, eficácia e efetividade na aplicação de novas tecnologias. A pós tem como público-alvo profissionais que atuam nos setores empresariais, estratégicos, gerenciais e técnicos, nos conceitos, técnicas e decisões atinentes à Administração em suas diferentes modalidades. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação em Humanidades tem como público-alvo os profissionais da área de Ciências Humanas e Sociais, atuantes ou não, em políticas públicas e sociais nos âmbitos público e privado (mercado e terceiro setor). O objetivo é oferecer os fundamentos para o conhecimento de temáticas como poder, autoridade, Estado, instituições, políticas, democracia, cidadania, bem-estar, relações intergovernamentais, relações estado e sociedade, além das diferentes visões que se encontram na raiz da diversidade dos enfoques dos principais problemas políticos e sociais de um mundo político interligado e de relações de poder muito desiguais. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação em Comunicação Empresarial e Tendências tem o objetivo de formar especialistas na área de Comunicação Empresarial que tenham um olhar sistêmico das empresas e uma perspectiva crítica e prática em relação as novas tendências comunicacionais. Tem como público-alvo profissionais das áreas de Comunicação (jornalistas, relações públicas e publicitários), Marketing, Administração, Recursos Humanos, Secretariado Executivo, Serviço Social e líderes de empresas. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
· Pós-Graduação em Direito Penal tem como público-alvo egressos, advogados (as), promotores (as) de justiça, juízes (as) de Direito, policiais civis e militares, serventuários da justiça e agentes do sistema prisional. O objetivo da especialização é desenvolver novas habilidades e competências dentro da ciência penal, já que o estudo desta está em constante evolução. O curso prepara os profissionais de Direito para que possam contribuir com a formulação de um novo e melhor modelo de aplicação do direito penal e processual penal, com a finalidade de promover a pacificação social com ferramentas atualizadas. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
Área das Engenharias e Tecnologias
· Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho tem como público-alvo engenheiros, arquitetos com direito a registro no CREA que desejam se capacitar e/ou atuar na Segurança do Trabalho. O foco é capacitar profissionais das engenharias para atuarem em uma das áreas que mais cresce no país. As aulas acontecerão quinzenalmente, nas sextas-feiras a noite e aos sábados.
· Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia de Informação tem como público-alvo gerentes, coordenadores, consultores e todos os profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar como gestor de negócios e informação. Tem o objetivo de aprimorar o desempenho dos profissionais num ambiente corporativo amplamente envolvido com as tecnologias da informação. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
Demais públicos
· Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior tem como público-alvo os concluintes em qualquer área de conhecimento. Esta especialização tem o objetivo de capacitar professores para o exercício da docência no ensino superior, profissionais graduados em cursos de nível superior de diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvendo conteúdos e práticas previstos no curso. As aulas acontecerão semanalmente, nas quartas-feiras.
· Pós-Graduação em Inovação e Empreendedorismo tem como público-alvo graduados em todas as áreas que tenham perfil para empreender, criatividade e atitude para inovar, gerentes, supervisores, coordenadores, líderes e analistas que atuam direta, ou indiretamente, na condução de ações de inovação e/ou melhoria e aos profissionais que deseja, conduzir ações empreendedoras dentro, ou fora de suas organizações. O objetivo é qualificar profissionais para atuarem como agentes ativos da inovação e de melhorias em processos, produtos, serviços e modelos de negócio de organizações de diferentes portes e mercados, qualificando profissionais para tomarem ações empreendedoras. As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados.
A lista completa com os cursos disponíveis você pode acessar em www.uniguacu.edu.br/pos-graduacao. A Uniguaçu está de portas abertas para a comunidade. Para mais informações, ligue e agende um horário com a Secretaria da Pós-graduação pelo telefone (42) 3522-6192 ou, se preferir, entre em contato conosco pelas redes sociais da Uniguaçu.
Leave a comment