Da amplitude da pesquisa científica
Projeto acadêmico
1 Tema
Perguntas cujas respostas não sejam de todo satisfatórias surgidas num lapso de tempo mensurável, não ultrapassado o limite de 30 (trinta) minutos.
2 Objetivos gerais
Aventar hipóteses servindo-se de revisão bibliográfica e interpretação dos dados.
2.1 Objetivos específicos
Descrevê-las; desenvolvê-las; confirmá-las ou retificá-las.
3 Problema
O que é que torna a beleza bela? Por que ela é agradável? Em que a estética contribui para a visão de mundo? Haverá algo além do gozo? Qual o limite da criação? Toda lógica é submissa a outra lógica? Se a relatividade do espaço/tempo implica a curvatura da reta, o que a justifica? Qual a origem, descartada a origem mítica, do mito? O capitalismo será superado por um sistema mais avançado de mercado? O pensamento está ligado a uma fisiologia específica? Por que ninguém nunca a descreveu? As mulheres lidam melhor com a dor? Existiria um fá bemol que não fosse mi? Um zilhão é assim chamado por causa da letra z? Como escrevê-lo em ábaco? A passagem do zero ao um necessariamente sempre implicará o dois? É sempre o mesmo amor (falando economicamente) aquele que já ama a outra pessoa? Um surdo-mudo-cego-paralítico com perca da sensibilidade epicritica e sensibilidade protopática, somada a prejuízo completo da propriocepção e ausência total de papilas gustativas, bem como lesão inata nos bulbos olfativos e não recepção a qualquer estímulo tátil sonharia o quê? Por que, finalmente, as unhas dos dedos dos pés crescem mais lentamente que as das mãos?
4 Revisão bibliográfica
Da beleza se propõe inteireza, harmonia e radiação (Tomás de Aquino), esteticamente agradável segundo a captação sensorial, em consonância a um prazer decorrente ou gozo (tratado de anatomia, além do princípio do prazer, estudos de história da arte), dos limites à criação (Kant, lógica aristotélica, dialética hegeliana), lógica: história do pensamento filosófico, matemático e teoria dos conjuntos (Cantor); curvatura do espaço (Einstein); da origem não mítica dos mitos (filosofia grega, antropologia social, estudos comparativos), capitalismo marxismo feudalismo e economia (hipóteses não verificáveis), fisiologia do sistema nervoso central, (pesquisas histológicas, descartadas as acerca da memória da aplysia), dor e sofrimento feminino (literatura universal, estudos de caso, ablação cerebral, mapeamento genético, nanotecnologia, sexualidade feminina), teoria da música (desde Bach), números arábicos e sua relação com a linguagem (lingüística estrutural, formal e funcional), pesquisa paralela in loco em comunidade chinesa (ábacos e outros métodos), lógica binária e história dos números (entrevistas com judeus e cientistas da computação), sobre a constância do amor e mudança de alvo (economia psíquica, budismo, estudos longitudinais, teoria do narcisismo), material utilizado nos sonhos e teorias do sono (fisiologia dos sentidos, tratos nervosos, memória, relação linguagem/imagem, resíduos diurnos, compilação de casos, seminários e congressos, exames de ressonância magnética funcional, considerar dificuldade em obter dados), uso evolucionário das unhas como instrumentos (Darwin, questionários enviados a pedicures).
5 Método
Bibliográfico, comparativo, questionários, exames laboratoriais, entrevistas, estatísticas, longitudinal, clínico, cirúrgico, análise de discurso, in loco, experimental.
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