Desinformação fonte da confusão
Há muitos momentos em que as pessoas tomam decisões a favor de um determinado posicionamento ideológico, contudo em boa parte das vezes este posicionamento está fundamentado em bases equivocadas e por vezes falaciosas, que podem levar à total desestruturação da sociedade, quando as ideias são disseminadas por pessoas maldosas e que tem por objetivo gerar violência e maldade.
Um erro que tem sido disseminado se relaciona à doutrina social da igreja católica. Há pessoas que se autodenominam socialistas cristãs e citam a encíclica Rerum Novarum (disponível gratuitamente na internet), do Papa Leão XIII, como se esta fosse a fonte do que poderia dar origem à ideologia do “Socialismo cristão”.
Esta encíclica escrita no ano de 1891, foi editada após a revolução industrial e da escrita dos livros de Marx propondo a ideologia comunista e socialista ateia, na qual se propõem substituir Deus pelo estado socialista comunista.
A encíclica inicia descrevendo a situação da época em que havia a indigência de muitos e a concentração de riqueza na mão de poucos; relatando que algo teria que ser feito pela grande massa de pessoas que trabalhavam nas indústrias, para que tivessem salário e vida digna.
Em seguida relata que a proposta socialista, comunista, levaria a sociedade a uma miséria ainda maior, pois toda a propriedade privada seria abolida e o estado passaria a ser proprietário de tudo. A miséria aconteceria porque as pessoas não teriam mais estímulo para trabalhar mais, economizar e poder conquistar um aumento patrimonial, pois quer se esforçassem ou não, tudo seria do estado.Como diz a encíclica o talento e a habilidade estariam privados dos seus estímulos.
Relata o documento Papal ainda que a propriedade privada possui fundamentos nas sagradas escrituras, citando o livro do Deuteronômio “Não desejarás …do próximo … coisa alguma que lhe pertença.” Há na encíclica diversas outras citações bíblicas. E ainda afirma que o comunismo é o princípio do empobrecimento.
O documento vai delineando diversos temas sobre a relação entre o estado (governo) e cidadãos; família e estado, afirma que a família necessita liberdade para criar seus filhos dentro de suas convicções, o que não é permitido nos governos socialistas; obrigações de funcionários e patrões, onde o salário deve ser digno e o funcionário deve exercer com máximo zelo seu trabalho para justificar seu salário.
Relata que o governo é para os governados e não vice versa, o que lembre-se não acontece no Brasil de hoje; relata que greves que não sejam para melhoria das condições de trabalho, e que sejam violentas não são legítimas. Ainda cita algumas obrigações do estado como proteger a propriedade particular e intervir para que ninguém oprima ninguém. E que dentro de sociedades corporativas o lucro não pode se sobrepor ao bem estar do homem.
Não há um momento qualquer em que se apoie a ideologia socialista ou comunista, muito pelo contrário. E propõem diversas ideias para solução do problema social, o fundamento das ideias está sobre a pedra fundamental da caridade e da concórdia entre as classes, ricos e pobres, funcionários e patrões. E a ideologia marxista prega exatamente o contrário, portanto marxismo, socialismo e cristianismo são como água e azeite, não se misturam, são antagônicos.
A doutrina social da igreja descrita no catecismo da igreja católica também é clara em expor a oposição tácita entre cristianismo e socialismo ou comunismo que a bem da verdade são a mesma coisa.
Para quem ainda assim não se convence, é só pesquisar história do que aconteceu no governo da União Soviética, na Espanha socialista republicana, na China de Mao Tsé Tung e outros tantos em que padres, freiras, religiosos e cristãos eram torturados, submetidos a trabalhos forçados sem alimentação adequada, depois eram fuzilados ou enforcados.
Um exemplo é o padre Pavel Chomicz fuzilado em Leningrado em 10 de setembro de 1942, simplesmente por ser sacerdote; vale à pena também pesquisarem a vida de Tatiana Goricheva que nasceu no governo comunista da União soviética e se converteu ao cristianismo numa aula de yoga, ela sofria por não ter uma família de fato, sentia-se como seus pais fossem meros reprodutores de filhos vigorosos para servir o estado soviético, e quando conheceu o cristianismo sua vida se transformou e passou a ter um objetivo que não fosse servir o governo comunista.
Enfim se conclui socialismo cristão não existe, ele é só mais um engodo, uma falácia, tentando perder almas. O socialismo odeia o Deus da paz!
Leave a comment