Dia alusivo a Arma de Engenharia em Porto União
O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado em Porto União/SC, também comemorou a data alusiva e com formatura no dia da ARMA DE ENGENHARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Evento ocorrido, tradicionalmente, em todo o país, inclusive em nossa unidade militar na manhã de quarta-feira, 10 de abril, onde inicialmente foram recepcionadas várias autoridades e amigos, no salão nobre do Batalhão de Engenharia pelo comandante da unidade militar, o Tenente Coronel Damásio a exemplo dos comandantes da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada; do pelotão da 15ª Companhia de Engenharia Mecanizada de Palmas/PR (Ten-Cel Ciotta); do Coronel Alexandre A. T. Ramos (reserva militar do exército); Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas, Tenente Coronel Araujo; Comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Porto União/SC, Major Silvano Sasinski; representantes da Polícia Militar de União da Vitória/PR; bombeiros (PU e UV); prefeito Eliseu Mibach e seu vice Percy Storck, entre outras autoridades e amigos do próprio batalhão, destaque especial para o Coronel Carlos Hassler, atual secretário de infra e mobilidade de Santa Catarina.
Resumindo alguns conceitos e históricos da engenharia no Brasil, ocorreu por volta de 1774, quando o então Tenente Coronel Antônio Joaquim de Oliveira, ministrara aulas de arquitetura militar para um regimento de artilharia, visando na época, a fortificação de conceitos de obras no território.
Referindo-se ao Patrono da Arma de Engenharia, o Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, o mesmo foi um engenheiro Militar a participar do 1º Batalhão de Engenheiros, os quais partiram para a guerra do Paraguai em 1865, sob marcante campanha e missão na época.
Mais precisamente em 1928, foi criada a Escola de Engenharia Militar, cujo funcionamento três anos mais tarde, utilizou-se a denominação de Escola Técnica do Exército em 1933, passando a AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras em 1951 e o IME – Instituto Militar de Engenharia no ano de 1959 e mais recente, segundo determinações militares, o ramo da Arma de Engenharia para o Exército Brasileiro, entre suas várias atribuições é dar apoio às atividades de combate para as forças amigas no que tange a mobilidade, construindo pontes, estradas, túneis e transposições de obstáculos e curso de águas, entre outros, bem como na contra mobilidade e proteção, desconstruir muitos dos acessos, pontes e outras construções, obstruindo e criando campos minados, cercas e outros, impedindo ou retardando o avanço das tropas inimigas. Ressaltando sempre o slogan: “Ao braço forte, mão amiga”, presença também em tempos de paz, no auxílio às comunidades carentes, quando sob sinistros e intrepidez do tempo, em tragédias, ou mesmo fortes cheias pelo mau tempo.
Em Porto União, ocorreram as seguintes atividades:
– Canto da Canção da Engenharia.
– Oração pelo Brasil.
– Leitura ao dia da Arma de Engenharia (Cmd Ten-Cel Damásio).
– Toque do patrono da arma de engenharia: João C. de Villagran Cabrita.
– E o desfile da tropa.
Parabéns a todos integrantes da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.
Leave a comment