Egressa de Psicologia da Uniguaçu é admitida em programa de Mestrado em Neurociência na Espanha
Maria Helena Bortolozzo Gleich ficou entre os cinco convocados
que ganharam uma bolsa de estudos do programa
A egressa do curso de Psicologia da Uniguaçu, Maria Helena Bortolozzo Gleich, foi admitida no Mestrado em Neurociência pelo Instituto de Neurociências de Alicante (IN) na Espanha. O programa selecionou cinco participantes, beneficiando cada um com uma bolsa de estudos internacional. Maria Helena foi a única brasileira classificada no curso para 2019-2020, com uma bolsa integral de estudos.
O Instituto de Neurociências fornece laboratórios, equipamentos e pessoal técnico para pesquisa neurobiológica. Ele é organizado em unidades de pesquisa destinadas a serem funcionais e flexíveis e servem principalmente como uma estrutura organizacional para facilitar as atividades de pesquisa e estimular a interação e colaboração científica entre os membros do Instituto.
Maria Helena comenta que durante o curso de Psicologia descobriu a área de Neurociência e o trabalho com pesquisa. “Tudo isso me interessou bastante, então eu procurei durante meu desenvolvimento acadêmico focar nessa área. Fui a congressos de Neurociência, fiz cursos de extensão na área, escrevi artigos e desenvolvi meu TCC buscando interligar a Psicologia com a Neurociência.”
A atualização de novos conhecimentos é um desafio importante para os profissionais que têm na área de neurociência, ou áreas afins, seu campo de ação, pois nem sempre é fácil ter acesso a informações relevantes em um campo tão grande e em rápida evolução. Nesse sentido, o Instituto de Neurociências, um centro misto da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH) e do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), é um marco ideal para a transmissão da complexidade e abrangência desses avanços, uma vez que reúne uma atividade de pesquisa e ensino de ponta. Maria Helena também foi premiada na sua formatura, em fevereiro de 2019, como Melhor Aluna, recebendo da Uniguaçu uma bolsa integral para pós-graduação. “Depois de formada, busquei formas de trabalhar com pesquisa nessa área. Inscrevi-me, em março desse ano, para uma bolsa de mestrado em um Instituto de Neurociência na Espanha. Passei por um processo seletivo, meses depois recebi a resposta que fui pré-selecionada e depois que fui selecionada oficialmente para uma das cinco vagas para alunos estrangeiros.” Para ela, a sensação de ser selecionada para o Mestrado foi incrível. “Fiquei emocionada quando descobri que fui a única brasileira selecionada para trabalhar com pesquisa nessa bolsa. Meu objetivo é desenvolver pesquisas que continuem interligando a Psicologia com a Neurociência, mostrando como ambas as áreas podem se complementar no estudo do cérebro.” Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Guidie Elleine Nedochetko Rucinski, a Helena sempre se destacou por suas notas e persistência. “Tive o prazer de ser a sua orientadora do TCC e seu projeto de pesquisa foi surpreendente e inovador. Ela é realmente uma pesquisadora de sucesso. Estou feliz por ter feito parte em sua trajetória durante a graduação e desejo muito sucesso na carreira brilhante que terá.” O Centro Universitário Vale do Iguaçu se orgulha em fazer parte da história de acadêmicos que buscam cada vez mais ampliar seus conhecimentos e desenvolver novas pesquisas. “Em nome da Uniguaçu parabenizamos a egressa Maria Helena por esta conquista e por estar em busca de melhorias para a Psicologia e para a Neurociência. Buscamos sempre aprimorar as metodologias de ensino e inovação para que os acadêmicos sejam profissionais cada vez mais autônomos, que corram atrás de mais conhecimento e que sejam capazes de resolver problemas diversos”, afirma a Reitora, professora Marta Borges Maia.
Leave a comment