Exposição em homenagem aos 91 anos do PINTOR DOS PINHEIRAIS
Na ontem de terça feira, dia 13 de setembro aconteceu a abertura da exposição em homenagem ao artista Amadeu Bona, estiveram presentes, o Secretário Municipal de Cultura Oscar Nhoatto, a presidente de honra da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, Terezinha Wolff, a presidente atual da associação, Helga Will, e seu vice Renato Ruschel. Os filhos do Seu Amadeu Roberto e Vera Lucia Bona, membros da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, amigos e comunidade.
As obras expostas foram elaboradas pelos artistas da associação que leva o nome do artista, com a temática “pinheiros araucárias”, cada artista representou o pinheiro em seu estilo artístico.
Muitas homenagens, muitas lembranças, histórias, relatos e discursos emocionantes de quem compartilhou momentos na companhia do saudoso pintor. São muitas as obras expostas dos artistas que homengeam o seu Amadeu Bona, vale a pena conferir na Galeria Erich Will, Estação União. A exposição permanecerá até o dia 13 de outubro e o horário para visita é de segunda á sexta dás 12 ás 18 horas.
Amadeu Bona nasceu em Dr. Pedrinho, município de Timbó, Santa Catarina, no dia 13 de setembro de 1925. Desde a mais tenra idade, tinha gosto pela música, pintura e canto. Em 1944, já era desenhista da primeira fábrica de artefatos de madeira em Porto União. Foi decorador das famosas porcelanas Schmidt, de Pomerode, SC. Então, encorajado pelo seu grande amigo e pintor Eugênio Schuwaloff, Bona pinta sua primeira tela, e, desde então, suas obras viajaram por todo o Brasil, chegando, inclusive, no exterior. Como artista plástico pintou mais de dez mil telas, articulou e participou de inúmeras exposições em Porto União/SC, União da Vitória/PR e outras cidades, com grande repercussão.
Recebeu o “Título Comenda Honra ao Mérito” como pintor. Em 97, a Câmara Municipal de Porto União, outorgou-lhe o “Título de Cidadão Honorário”. Em 25 de agosto de 1997, foi enaltecido com o “Diploma de Colaborador e Mérito do Exército”, pelo 5º Batalhão de Engenharia e Combate. Em 05 de setembro de 1997, foi homenageado com o “Troféu Hermínio Milis” pelo Jornal O Comércio. Em 22 de setembro de 1997, recebe o título de “Cidadão Honorário”, pela Câmara Municipal de União da Vitória.
Também se revelou artista na arte da gaita, se apresentavam em todas as programações artísticas das Gêmeas do Iguaçu emocionando, com sua arte, platéias durante os anos de 1965 a 1976. Amadeu fundou a Casa das Rendas, a mais antiga e maior loja de aviamentos da cidade, hoje administrada por seu filho, também pintor e cantor Roberto Bona.
Fonte: Entrevistando á arte – Ivanira Olbertz
Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV, pós graduada em Arteterapia pela Censupeg, bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.
Leave a comment