Exposição ”METAMORFOSE” Carlos Kussik

Abriu no dia 06 de setembro, na Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho), em Porto União, a exposição “Metamorfose”, do artista de União da Vitória, Carlos Kussik. Atualmente o artista reside em Morretes, Paraná. É deste lugar maravilhoso, com sua majestosa beleza natural de suas paisagens que inspira o artista a produzir suas ultimas obras, expostas nesta exposição. Também o envolvimento com recursos naturais o levou a fazer experiências com tintas naturais, utilizando terra de diversos lugares do Paraná, cores diversas e também o carvão. O acabamento final feito com tinta acrílica, dando forma às mulheres morenas representando o Brasil.
São 17 obras no total, que vem a refletir a transformação do artista, por isso o título Metamorfose, sugerida pelo amigo Lício Ferreira. Demonstra a nova fase do artista, novos experimentos e olhar artístico, afinal o artista esta sempre em busca de mudanças, esta sempre se reinventando.
Carlos Kussik está incluído no livro Entrevistando a Arte de Ivanira Olbertz Dias, como artista revelação.
Também uma das obras em destaque, e uma das mais antigas do artista é uma leitura diferente da passagem do Vau do Rio Iguaçu, com uma visão mais contemporânea, porem, com base na comitiva de Pedro Siqueira Côrtes em 2001, feito através da história, pois não se tem registro deste momento, que aconteceu em 1842. Foi elaborada através de fotografia do local, e o próprio artista se retratou em todas as figuras humanas, mudando apenas elementos como chapéus, cabelos, formas de rosto.

Durante a abertura da exposição, o secretário Municipal de Cultura de Porto União, Sergio Buch, fez a leitura da lei já aprovada pela Câmara de Vereadores e assinada pelo prefeito Eliseu Mibach, que confirma que a Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho), agora é um local aberto para receber todas as atividades culturais de Porto União e todas as linguagens da arte.
A exposição faz parte da programação do aniversário de 101 anos de Porto União, ficará até dia 30 de setembro, e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30, e, das 13h às 17h30.

Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV, e Arteterapia pela Censupeg, bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...