Exposição Mulheres que fizeram a história de Porto União da Vitória

É com muita honra que a Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona homenageia algumas mulheres que fizeram a história de Porto União da Vitória. A exposição abriu dia 13 de março de 2019, na Estação União às 19h30, e, contou com a participação das autoridades locais, diretoria e artistas da Associação Amadeu Bona, homenageadas, convidados e comunidade. A presidente de honra da Associação Therezinha Leony Wolff, fez um breve relato sobre a vida de cada mulher homenageada. Abrilhantaram a noite também apresentações de música. A associação ofereceu aos admiradores das artes, um mimo, uma mesa decorada com docinhos tradicionais.
Quando abordamos este assunto, nos vem em mente muitas mulheres. Guerreiras, criativas, com uma energia de vida enorme, com sentimento de doação, de compaixão, de amor puro. Elas fizeram a diferença em nossa sociedade, em vários setores. Educação, saúde, assistência social, jornalismo, arte (pintura, desenho, fotografia, música), na cultura em geral de nossas cidades.
Todas foram retratadas com muita dedicação e sensibilidade pelos artistas da associação. Muitos, provavelmente ao retratar estas personalidades, se encheram de nostalgia, de lembranças, de curiosidade sobre a vida daquela que posava na foto. E o artista através de pinceladas, cada um em seu estilo, foi dando forma ao retrato e deixando registrados estes rostos na história de nossas cidades, como forma de agradecimento pela dedicação a esta comunidade.

São elas as homenageadas, retratadas em obra de arte:
Aldair Muncinelli e Alice Ilhenfend por Roberto Bona
Nilce da Silva Reis Teixeira e Irene Winter por Ulisses Teixeira
Ida Romana Hirzinger e Irene Hirzinger pelo grafite de Elis Hoffmann
Juvelina de Jesus Venâncio e Araceli Rodrigues Friderich por Edelmeri Mello
Elly Hilgert Schaefer e Maria Thereza Bieberbach por Eliziane Schaefer Buch
Jacira Ayres Fischer e Clarice Manfroni por Maria da Glória Canfield
Metha Moeck e Luiza Waldraff por Helga Will da Silva
Astrogilda da Matos por Cléia Telck
Laurete Dub Pinto Conte, Lili Matzenbacher, Therezinha Leony Wolff, Maria Daluz Augusto (Lulu) e Salime Farah por Beatriz Bolbuck
Fahena Porto Horbatiuk e Djanira Amin Pasqualin por Regina Koppe
Dorothy Novacki por Dyrce Novacki
Regina Lazier por Josélia Araújo
Tia Raimunda por Mariana Martinelli
Hilda Roveda e Helga Will da Silva por Moisés Viana
A exposição ficará aberta até dia 30 de março, no período da tarde, e, atende a agendamentos para escolas no período da manhã. Logo após esta data as obras ficaram em exposição no Castelinho Aníbal Khury em Porto União.

Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV e Arteterapia pela Censupeg. Constelação Sistêmica Familiar pelo Instituto Anauê-Teinõ. Bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE) e Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...