Exposições sobre o Contestado

Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona

No dia 17 de outubro abriu na Estação União, Galeria Erich Will, a exposição de obras de arte da artista plástica Nádia Maltauro Ayub. A exposição se intitula
“Fatos do Contestado”. As obras retratam um pouco da história do Contestado, ocorrida de outubro de 1012, até agosto de 1916, no Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná.
O evento é uma parceria entre a Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona e da Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória.
A artista já realizou várias exposições, inclusive estava expondo na Uniguaçu um acervo de obras que retrata nossos municípios daqui a 100 anos. A idéia é muito surreal e divertida, traz muita tecnologia e uma visão futurista de todos os nossos pontos turísticos.
Também na segunda feira dia 22 de outubro, na Casa Cultural Aníbal Khury, (Castelinho), iniciou-se a programação da 4ª Semana do Contestado em Porto União, com a exposição “Retratando o Contestado”. Os Artistas da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona: Renato Ruschel, Eliziane Schaefer Buch, Mariane Martinely, Maria da Glória Canfield, e convidados como Carlos Kussik marcaram presença com suas obras de arte, contanto fatos e retratando personagens importantes da história.
A exposição foi organizada pela Secretaria de Cultura de Porto União e Lício Ferreira. A semana do Contestado é citada como lei em Santa Catarina, a 1ª semana aconteceu em outubro de 2008, a 2ª semana em outubro de 2009, a 3ª semana em outubro de 2010, levando, portanto oito anos para acontecer a 4ª semana. Que será brindada com muitas programações. Dia 23 de outubro apresentação do Documentário “Retalhos do Contestado” no auditório da Unespar, dia 24, peça teatral “O Contestado” no Cine Ópera, dia 25, Apresentação de teatro com parceria do Instituto Piamarta, noite da família e dia 26, documentário sobre “O contestado” no Colégio Cid Gonzaga.
No segundo andar do Castelinho, temos exposição permanente de desenhos e imagens da Guerra do Contestado. A entrada é gratuita, vale a pena apreciar as artes visuais para contemplar a nossa história.
As duas exposições referentes ao Contestado ficarão abertas até o dia 31 de outubro, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV, e Arteterapia pela Censupeg, bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...