Faculdade da 3ª idade UNESPAR realiza Festa Junina

 

Uma interessante atividade coletiva foi realizada por alguns integrantes da Faculdade da 3ª Idade Unespar-UV. Evento ocorrido na tarde de sexta-feira, 22, em um dos espaço do Sesc – União da Vitória, com a realização de uma animadíssima festa junina da 3ª Idade, com a participação de uns 30 integrantes e pertencentes a um dos antigos cursos em atividade até os dias de hoje.
Compartilhando muita animação nas costumeiras atividades extracurriculares da UNESPAR-UV. Seus participantes demonstrando habilidades para realizar a confecção de objetos artesanais, entre outros do gênero, e desta feita, suas habilidades como dançarinos, das danças típicas (juninas) com um colorido especial, proporcionado por seus trajes caipiras. Enfeites no salão e guloseimas peculiares da época, para que todos usufruíssem da festa, foram chegando e se acomodando numa das aprazíveis salas do SESC que são espaços recentemente inaugurados, compondo dois blocos da Unidade Fecomércio de União da Vitória/PR, integrando os sistemas SESC/SENAC. No comando geral dois gerentes executivos, o do SESC, Serviço Social do Comércio mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e que tem como finalidade promover o bem-estar social e melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens e serviços e de seus dependentes, bem como da comunidade em geral.
E o SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é o principal agente de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo contempla cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do conhecimento, que vão da formação inicial e continuada à pós-graduação e permite ao aluno planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada.
O atual coordenador do SESC-UV, o gerente executivo, Marcelo J. da Silva, destaca que a área social, entre outras, têm proporcionado esse tipo de atendimento social, não só a região de União da Vitória e seu entorno, mas também aos moradores de Porto União devido a característica atípica das cidades irmãs. O importante é o bem estar de todos os associados e vinculados ao comércio das cidades, principalmente os localizados na regional paranaense.
Já o desenvolvimento das tradicionais danças caipiras ficou a cargo de Mário Cesar Patruni Filho “Marinho”, que muito qualificado, não mediu esforços para levar muita animação e movimentação para todos participantes por meio das várias danças, satisfazendo e descontraindo o grupo.
Quanto ao desenvolvimento e coordenação desta parceria Unespar com o SESC, entre outras atividades, esse trabalho fica a cargo da coordenadora, Tatiane Prassa, que direciona habilmente o trabalho deste grupo de 3ª idade.
Com referência a esse referido curso de 3ª Idade, segundo uma das coordenadoras UNESPAR-UV, Elizabeth Empinotti, o mesmo funciona desde 1982, desde a época da antiga Fafi-UV, sendo um dos cursos antigos em destaque em meio a outros pioneiros, que sabiamente, até hoje é também mantido no roll dos cursos em funcionamento na Instituição.
E ainda, na ocasião destacam-se alguns de seus animados integrantes que falaram de sua satisfação e alegria em participar, a exemplo de Ivone S. Wollinger e de uma das pioneiras, a Iassi I. Gerius.
Portanto fica aqui o belo exemplo para que outros possam participar, num futuro próximo, e, integrar-se a esses ativos grupos, pois no final das contas, o que importa é o resultado da satisfação maior, da confraternização de todos e do convívio em salutares grupos. “Salve a 3ª Idade”!

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...