Fotografia D. Alice Ihlenfeld

           Quantas pessoas foram fotografadas nos seus estúdios. Quantas pessoas fizeram parte da história do Foto Íris. Quantos rostos foram capturados pelas lentes de D.Alice, em eventos de casamento, formatura, 1ª comunhão, crismas, carnavais e festas. Era costume depois de um evento passar nas vitrines do foto Iris ver as fotos e identificar algum conhecido ou se visualizar nos porta retratos. A história de muitas pessoas foi retratada em fotos pelo olhar da fotógrafa, que dedicou 63 anos de sua vida para esta arte e ofício, Desde os seus  20 anos de idade assumiu o seu amor pela fotografia, herdou de seus pais este dom artístico, e escreveu a história de três gerações na família.

A Foto Iris foi aberta em 1912 com seus cenários fotográficos para crianças, adolescentes, adultos. Cenários temáticos de eventos especiais como o Cristo com a Hóstia para 1ª comunhão, o cavalinho e as flores para aniversários, o quartinho para as fotos 3×4. E ela com muito amor e dedicação, sempre com um leve sorriso no rosto verificava cada foto se estava perfeita para ser entregue aos seus clientes, muitas vezes amigos de longa data.

Dona Alice hoje se vai para o paraíso, para fotografar a eternidade, deixara muitas saudades e uma linda história, registrada nos álbuns de fotos de muitas pessoas de nossas cidades e municípios vizinhos. Vai em paz nossa artista da fotografia.

Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV e Arteterapia pela Censupeg. Constelação Sistêmica Familiar pelo  Instituto Anauê-Teinõ. Bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE) e Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...