Habeas Data

Esta semana fomos bombardeados, via redes sociais, com imagens lamentáveis de uma advogada sendo algemada e presa, no Fórum da Comarca de Duque de Caxias/RJ. A Ordem dos Advogados do Brasil repudiou o caso, alegando que a “advogada foi algemada em pleno exercício profissional e que nada justifica a atitude, que houve abuso de autoridade e criminalização indevida”. A advogada mulher e negra; apenas e tão somente insistiu em ter acesso a contestação de um processo. Seu direito. Nos vídeos, nas redes sociais, é possível acompanhar o absurdo da situação. Mais um caso grave, que questiona nossa sociedade e seus valores.
Conversei com minha filha Camila, a respeito. Ela escreveu algumas linhas sobre o tema. Com a permissão de vocês, compartilho:

MENTIRAS
INCOMPLETAS.
Por Camila da Costa Senkiv, acadêmica de Psicologia, Bióloga e Mestre em Genética pela UFPR.

Todos os dias, somos bombardeados de informações. Notícias, músicas, conversas. Muitas dessas informações são rapidamente esquecidas, outras acabam ficando na memória. As que a gente dificilmente esquece são aquelas que são repetidas várias vezes. Pode ser um conselho que a mãe sempre diz, um jingle de uma propaganda, ou uma frase icônica de um filme que a gente assistiu várias vezes. Ninguém te obrigou nem te pediu para decorar aquilo, mas de tanto escutar, a gente acaba aprendendo. Às vezes se alguém começa a falar uma frase que, por coincidência, faz parte de um bordão famoso de um personagem, a gente já lembra. Que atire a primeira pedra quem nunca escutou um “mas foi sem querer…” e não completou com “querendo”, mesmo que em pensamento, imitando a voz do Chaves. Acontece, é automático, por causa da repetição, parece que aquela ideia fica impregnada no cérebro.
E fica mesmo. Esse é um jeito do nosso cérebro reconhecer situações habituais e responder adequadamente. Assim, ele nos ajuda, por exemplo, a perceber quando um dia está para chuva, ou quando a pessoa com a qual conversamos parece estar entediada. Ele vê padrões (a pessoa não faz contato visual, ou vê o celular enquanto faz que sim com a cabeça, fingindo estar ouvindo), e te propõe uma estratégia de reação (mudar de assunto ou encerrar a conversa).
O problema está quando o padrão que aprendemos é falso. Recebemos uma informação, mesmo que indiretamente, durante toda a nossa vida, para descobrirmos que o padrão que nosso cérebro reconheceu, e consequentemente, as estratégias sugeridas por ele, não existe, ou não é completo, não condiz com a realidade. Por exemplo, quem dirige melhor, o homem ou a mulher? Bom, passamos a vida inteira escutando “mulher no volante, perigo constante”. Algumas vezes, escutamos no trânsito alguém gritando “tinha que ser mulher”, quando vê alguém fazendo uma barbeiragem. Quando uma mulher dirige muito bem, se fala que ela, apesar de ser mulher, é boa motorista. Essa é diferente, sabe dirigir. Então mulheres, no geral, devem ser muito piores motoristas do que os homens, certo?
Errado. Quando se faz seguro de um carro, se paga mais barato quando o contratante é uma mulher. Elas, estatisticamente, sofrem menos acidentes e recebem menos multas. Mas a ideia de que mulheres dirigem mal já está tão fixada na sociedade, que continuamos fazendo as mesmas piadas e comentários, mesmo estando errados.
O mesmo acontece com o racismo. Muitos podem dizer que o racismo diminuiu muito, ou até que não existe mais. Afinal, racismo é crime, e há bastante tempo. Aí, quando você menos espera, alguém fala “esse aí fez um serviço de preto”. Ou quando vê um negro andando na rua, atravessa para o outro lado com medo de ser assaltado. Ou faz piada com a menina que tem cabelo crespo, fala que é cabelo ruim. Ninguém está abertamente falando mal de negros, mas o contexto das frases, ou das atitudes, faz com que se crie uma percepção de pessoas negras como preguiçosas, marginais, feias. E isso, infelizmente, nos acompanha desde a infância, quando não vemos tantas pessoas negras na televisão (quando tem, estão interpretando escravos ou empregados), até a vida adulta, quando comumente, em um grupo de amigos formados por pessoas brancas e uma pessoa negra, esse negro vai receber um apelido, ou ser chamado, por algo que remete a sua cor.
E quantas vezes um amigo não nos contraria, e soltamos um “mas é um viado, mesmo”? Ou queremos ofender um jogador de futebol que está jogando mal e gritamos “boiola”? Ou quando um homem não quer fazer alguma coisa, por exemplo, dar em cima de uma mulher numa festa, e os outros o chamam de “bicha”? Mas quem é o viado, o boiola, o bicha? É um homem homossexual. O que faz dele ser um homossexual? Ele sente atração por outros homens. Ser homossexual não tem nada a ver com jogar mal futebol ou estar com vergonha de fazer alguma coisa. Então porque nós usamos essas palavras como ofensas? Porque na cabeça do homofóbico, ser homossexual é uma coisa ruim. Então, o cérebro, sempre que possível, associa o homossexual com situações ruins, para que fique sempre gravado, e que essa ideia seja sutilmente passada para os outros.
Precisamos, portanto, estar atentos para não propagarmos essas ideias padronizadas, ou estereótipos, falsos. Porque muitas vezes, a mulher ouviu do marido que nem adianta ela tentar tirar a carteira, porque mulher dirige mal mesmo, e ela, que vê sua autoestima minada em mais uma forma, não encontra forças para sair de um relacionamento abusivo. Porque aquela menina com o cabelo crespo que foi zoada é a mesma mulher que perdeu o emprego porque não tinha cabelo liso, e “cabelo black não é profissional”. Porque o menino gay apanha do pai, que tem vergonha do filho ser “viado” e “boiola”, mesmo isso não tendo relação nenhuma com o caráter daquela criança.
Pode ser que você conheça mesmo uma mulher que dirija muito mal. Ou um português muito burro. Ou um gordo que só pense em comida. Ou um são paulino, que, por acaso, é gay mesmo. Mas como disse a escritora Chimamanda Ngozi Adichie: “o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem uma história tornar-se a única história”. Assim, juntamos todos os nordestinos no mesmo cesto, as loiras, os italianos, os muçulmanos. Temos ideias pré-concebidas dessas pessoas, e não damos oportunidade para que a pessoa seja nada além do estereótipo, e sempre associada àquela característica, que vemos como a mais chamativa. Ela fica marcada: João é negro, Felipe é judeu, Maria é lésbica, Luísa é travesti. E deixamos de ver que João é negro e também é médico, que Felipe é judeu, e também é voluntário em um abrigo, Maria é lésbica e ama usar vestido e salto alto, Luísa é travesti e acabou de se formar em administração.
É claro que estamos inseridos em nosso período na história. Muito do que nós falamos, as ideias e conceitos que temos, nos foi passado por nossos pais, que viveram em épocas diferentes das nossas. O que é comum hoje, como por exemplo, um casal homossexual andando de mãos dadas, era impensável há alguns anos atrás. Mas também há pouco mais de um século, era socialmente aceitável vender e comprar pessoas, e isso foi mudando com o passar dos anos, até que virou consenso de que a escravidão é uma prática abominável.
Que a sociedade está em constante evolução não é novidade pra ninguém. A cada dia mais, vemos as pessoas sendo mais livres para serem quem nasceram para ser, indo contra preconceitos e dificuldades impostos pelas gerações passadas, e que, esperamos, sejam conhecidos pelas gerações futuras apenas como algo antiquado e absurdo. Agora, nós temos o papel de refletir sobre quais ideias queremos continuar propagando e que imagem queremos mostrar de nós mesmos: de uma pessoa que ajudou a melhorar o mundo, ou de mais um engraçadinho contando piadas ofensivas? Porque aqui em 2018, ninguém mais acha o seu preconceito engraçado.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...