Lei Aldir Blanc beneficia artistas e espaços culturais de Porto União…
… O governo federal, por meio da Lei Aldir Blanc, destinou recursos para auxilio emergencial aos artistas e espaços culturais que foram, duramente, prejudicados durante a pandemia. Para que fosse possível elaborar os planos de ação e solicitar recursos do governo federal, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo buscou e catalogou os artistas e espaços culturais do município de Porto União com base no treinamento oferecido pela Fundação Catarinense de Cultura e Confederação Nacional dos Municípios.
Os dados foram levantados por meio de chamamento público em toda a imprensa regional e eram de suma importância para abastecer o Mapa Cultural de Santa Catarina que é uma espécie de catálogo que contém todos os artistas e espaços culturais do estado. O material levantado está acessível no site mapacultural.sc.gov.br.
Uma comissão composta por membros do setor jurídico, tributação, gestão de convênios e Secretaria de Cultura e Turismo da administração municipal tem a função fiscalizar, avaliar e garantir a execução da lei.
Alice Schnonrberger, responsável pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, comenta que “apesar de todas as dificuldades e transtornos que a pandemia nos trouxe, ela serviu para nos deixar um legado que parecia muito distante que é o cadastro de todos os nossos artistas. Agora, com nosso portfólio atualizado e completo, é possível que qualquer pessoa, de qualquer lugar, tenha acesso aos nossos artistas e espaços culturais de uma forma simples, dinâmica e eficiente”. E quando se fala em artistas é importante que se explique que são pessoas das mais variadas áreas como artesãos, cantores, músicos, atores, intérpretes, compositores, profissionais da culinária, costumes, artistas plásticos entre outros.
Além do auxílio emergencial de 600 reais que os artistas que se enquadravam nas exigências tiveram direito, o município foi contemplado com 261 mil reais para auxiliar os artistas que prestarão seus serviços como contrapartida assim que estiverem liberados os eventos sociais. Ou seja, o governo federal destina recursos para os artistas no momento em que estão sendo privados de suas atividades e, quando estiverem liberados para exercer suas funções, retribuem o auxílio em forma de prestação de serviços ao município.
Com isso, a previsão para o próximo ano é um incremento significativo nos eventos culturais promovidos pela administração municipal que tem como objetivo continuar levando a cultura para os bairros.
Nos próximos dias iniciam as assinaturas dos contratos com os 30 artistas e 13 espaços culturais que entregaram a documentação e se enquadraram na premiação. Alice ainda reforça que “esses valores não são para fomento e sim um auxílio, ou seja, não é para aquisição ou ampliação de espaços e sim para pagamento de despesas operacionais do dia a dia que foram tão difíceis durante a pandemia”.
Várias iniciativas surgem a partir dessa contrapartida como aulas de balé para crianças assistidas, hortas com assistência técnica, espetáculos humorísticos para crianças da rede pública, cultivo de plantas para medicina preventiva, cursos gratuitos on-line entre outros.
Área Industrial de Porto União recebe novas empresas…
… Nos últimos meses a administração municipal tem empenhado esforços para a geração de empregos por meio da implantação de novas indústrias. Um dos entraves para que isso acontecesse era a indisponibilidade de terrenos da atual área industrial, por isso uma nova área com 30 mil metros quadrados está sendo preparada. Há hoje uma fila de espera de dez empresas que aguardam pelo processo licitatório que ocorrerá no mês de janeiro para poderem iniciar suas atividades o município. São elas dos segmentos de extintores de incêndio, fabricação de móveis, fabricação de implementos agrícolas, mecânica pesada, fabricação de calhas, distribuidora de doces, centro de distribuição de mercadorias, embalagens, entre outras.
Além da implantação de novas indústrias, a ampliação das existentes está sendo incentivada como é o caso da mecânica pesada, compensados e fábrica de portas para exportação.
Outro local que está pronto para receber os empreendedores é composto por três terrenos que ficam ao lado da Praça do Centenário, na BR 280, bairro Monte Líbano.
A última visita do Prefeito Eliseu ao Governador Carlos Moises teve como principal objetivo a destinação de recursos para a revitalização do acesso principal da Área Industrial e pavimentação das ruas que ainda são de chão. A segurança na ciclovia e a melhoria no escoamento da produção são os dois pontos defendidos por Eliseu no encontro.
Além da geração de emprego por meio da indústria, Porto União já recebeu nos últimos meses um bom incremento no comércio sendo instaladas novas lojas do ramo do vestuário, farmácias, atacarejo, materiais de construção e de decoração e algumas empresas estão em fase de implantação como cooperativa de crédito e hotel.
Outros empreendimentos que necessitam de terrenos apropriados estão em fase de análise como uma rede atacadista e uma empresa de transportes.
A expectativa de geração de empregos no prazo de um ano é de, aproximadamente, 800 vagas diretas. Para auxiliar na capacitação dos novos empreendedores, a Administração Municipal segue com as consultorias gratuitas em parceria com o SEBRAE destinada aos pequenos empreendedores, empreendedores individuais e interessados em abrir seu negócio. Interessados devem agendar sua consultoria pelo telefone 3522 0649.
Eliseu comenta que é preciso apostar nos pequenos empreendedores esperando que um dia eles se tornem grandes ao mesmo tempo em que devemos buscar empresas de porte maior para alavancar o desenvolvimento econômico da cidade.
Leave a comment