LEU – Lar Espirita União palestras iniciais 2019

Em Porto União, atuando desde 1959, o LEU – Lar Espírita União realiza um bom trabalho sob a ótica da conscientização e dissiminação da Doutrina Espírita, sempre com base nas Obras Básicas Codificadas por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos (18/Abr/1857), O Livro dos Médiuns (Jan/1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (Abr/1864), O Céu e o Inferno (Ago/1865), A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo (Jan 1868), entre outros, inclusive, as psicografadas pelo médium Francisco Xavier, proporcionando sempre, estudos notáveis, ministrados por dedicados palestrantes voluntários desta entidade espírita.
Na noite de quinta-feira (21), aconteceu a exposição dos Estudo Doutrinários, com a presença de vários participantes, mesmo não ocorrendo a palestra principal do renomado “irmão” Edson Wacholz, conhecedor profundo da doutrina, que por motivos particulares, justificou sua ausência o atual Coordenador de Estudos, Wagner Cardoso Horn, que informou uma substituição de última hora, fazendo a abertura do evento o “irmão” e também voluntário Éros José Sanches, o qual, como habitualmente, fez uma interessante explanação histórica dos estudos básicos doutrinários. Levantando uma interessante provocação, quanto a ser um verdadeiro espírita, sugerindo que todos aqueles que estudam com certa profundidade o assunto, entendem e praticam os ensinamentos em vivências, aplicando aos demais membros, ocorrendo crescimento em âmbito espiritual.
Vejam algumas das falas interessantes de Sanches: “ é a forma de ver a vida para quem está transformado pelo espiritismo, ele não olha mais a vida com olhos que não sejam espírita. Ele entende as dores, ele entende as necessidades e melhor, as próprias dores e as próprias necessidades, porque se o espirita não conseguir entender a doutrina, ele vai sofrer suas dores e lamentar sua perdas, tal qual qualquer pessoa desamparada, crendo em um deus externo e distante. Vós sois deuses. Aqui, há espíritos imortais, que nunca perecem e fadados a perfeição mas nós insistimos em ser corpo que perecerá. Se eu limito a minha consciência na minha estrutura física, eu tenho uma data de validade bem curta. Não sei se voces sabem, se for o caso, desculpem o choque da informação, mas todos aqui irão morrer, com o corpo!”
Já o atual presidente do LEU, Joarez Francisco de Lara em reportagem, falou que as palestra públicas aos interessados em entender a Doutrina Espírita, tem dois momentos no LEU: toda quarta-feira às 20h, e, domingos às 10h na sede da entidade, localizada na Rua Sete de Setembro, 473, centro, Porto União.
Outro destaque na entrevista, foi do Coordenador de Estudos Avançados, também voluntário, o professor Vitor Marcos Gregório, o qual comentou que mesmo tendo uma boa formação dos ensinamentos básicos da doutrina, normalmente o espírita ao defrontar-se com estudos mais avançados, cujo tripé é a moral, a ciência e a filosofia, depara-se com natural preocupação oriunda das questões filosóficas e científicas, que causam injustificáveis temores, devido a idéia no Brasil de que ciência é complicada e que filosofia é complicada, quando todo estudo é feito para avançar, todo estudo é feito para que a pessoa se desenvolva e se torne um ser melhor.
Aos interessados, recomenda-se a participar das distintas fase de estudos no LEU: Estudos das obras básicas do Espiritismo. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE I, II e III). Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE) e Estudo Continuado da Mediunidade (ECM).

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...