Movimento Vem Pra Rua.
O movimento Vem Pra Rua tem como principal líder Rogerio Chequer. Formado em engenharia de produção pela POLI-USP, Chequer trabalhou por mais de 15 anos no mercado financeiro, morou nos Estados Unidos e hoje é sócio da SOAP – State of Art of Presentations, uma empresa de comunicação.
O Vem Pra Rua nasceu em meados de 2014, a partir da indignação de 2 amigos, Chequer e Colin Butterfield, com a reeleição de Dilma Rousseff. A ideia inicial era levar a indignação que eles viam nos grupos de amigos para fora das redes sociais e das casas onde conviviam; a indignação ocorria principalmente no que tocava à corrupção, ao estado inchado, ineficiente e caro, muito caro.
Eles perceberam que essa indignação com os rumos do país, com a corrupção e a má qualidade dos políticos não gerava ações que pudessem mudar a realidade. Partindo do pressuposto de que as ideias precisavam gerar energia ao serem colocadas em prática, surge então o movimento Vem Pra Rua, que pretende de forma proativa e pacífica, promover uma mudança neste panorama. Este quadro exposto tem espoliado o erário público e ocasionado danos profundos às organizações estruturais estatais e privadas da nação bem como aos funcionários destas instituições. Da ideia de reunir pessoas para irem para as ruas lutar contra a corrupção, nascia o Vem Pra Rua.
O Vem Pra Rua é um movimento suprapartidário, democrático e plural que busca um Brasil melhor. Brasileiros de todas as regiões do país, de todas as classes sociais e de todas as idades passaram a se mobilizar, desde o final de 2014, contra a grave situação econômica, política e social instalada no país pelos governos de Lula e Dilma. Preocupados com os rumos que tomava a política brasileira, sequestrada por gente incompetente e sem compromissos com o país, alarmados com os casos de corrupção de proporção cada vez mais gigantesca, que consomem nossas riquezas e energias como Nação, indignados com o agravamento da crise econômica com suas consequências, os cidadãos brasileiros não podiam deixar que a política seja feita apenas nos gabinetes: era hora de a política tomar as ruas! Foi por isso que o Vem Pra Rua levou, juntamente com outros movimentos da sociedade civil, mais de 10 milhões de pessoas às ruas de todo o Brasil em grandes manifestações contra a corrupção que ameaça nossa sociedade, nos anos de 2015 e 2016.
Os principais pilares do Vem Pra Rua são o combate à corrupção e a renovação política. Outros pontos reivindicados são: uma política feita com ética e um Estado desinchado e eficiente. Deseja-se um Brasil verdadeiramente democrático e justo, e não há democracia nem justiça com corrupção, incompetência e autoritarismo. Uma sociedade democrática não pode ser refém de um governo ou de partidos autoritários, que sequestram bandeiras e causas da população, cassam a palavra e os anseios das pessoas e julgam-se acima do bem e do mal. Uma sociedade justa não pode aceitar a impunidade dos poderosos da República, sejam eles políticos ou governantes, empresários ou banqueiros, pois ninguém pode atuar à margem da lei. Combater a corrupção, erguer a bandeira da ética na política e defender um Estado capaz de servir a sociedade, e não o contrário, é o caminho para um Brasil democrático e justo.
O Vem Pra Rua já levou mais de 10 milhões de pessoas às ruas de todo o Brasil em suas manifestações, realizadas em parceria com diversos outros movimentos sociais, engajados com a sociedade civil brasileira e mobilizando as pessoas para participar de grandes manifestações pacíficas. Ir às ruas, protestar e reivindicar é um princípio básico das democracias e de uma sociedade aberta. Contudo, não é só nas passeatas e nas manifestações que se “vai à rua”: é possível mobilizar amigos e conhecidos nas redes sociais, pessoas podem se organizar para cobrar de políticos e de funcionários do governo, podem se engajar na tarefa de cobrar dos representantes – nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas, e no congresso federal – para que sejam honestos, transparentes e eficazes na defesa dos interesses do Brasil. A rua não é só a manifestação: é onde acontece a sociedade brasileira. A rua é o palco.
Neste dia 26 de março o Vem Pra Rua irá às ruas fundamentalmente para apoiar a operação Lava Jato e lutar contra o foro privilegiado. Reivindica-se também a prisão de políticos corruptos, independentemente de que partido ao qual pertençam. Os meios de comunicação tem relatado que o congresso nacional articula um acordo de anistia aos crimes e isto o povo brasileiro não pode permitir! É necessário mostrar aos políticos que eles representam o povo e devem fazer o que o povo quer. E isso é mostrado da forma mais didática possível quando o povo entende e lota as ruas.
Nas gêmeas do Iguaçú a manifestação ocorrerá na praça Hercílio Luz a partir das 15 horas, com saída de carreata; na volta à praça, ocorrerá uma manifestação.
O Vem Pra Rua depois desta manifestação continuará a lutar pela renovação política. Em 2018 teremos uma lista dos “candidatos lista negra”, ou seja, aqueles em quem não devemos votar.
Vem Pra Rua!
Leave a comment