O atraso nos transportes do vale do Iguaçu

Em tempos de comunicações instantâneas é difícil imaginar, mas houve um tempo em que o simples deslocamento era uma atividade sumamente penosa e demorada. Para termos uma real dimensão desta afirmação, basta atentar para o fato de que na década de 1930 o interventor Manoel Ribas pôde afirmar, em um de seus discursos, que a ferrovia que vinha de Itararé em direção ao Uruguai era o meio de transporte mais rápido e eficiente então existente em todo o estado do Paraná. Rápido, neste caso, obviamente não carregava consigo o mesmo significado que possui hoje. Nos dias que correm é bastante comum eu, como um bom paulistano que já saiu de São Paulo, mas que não permite que São Paulo saia de mim, ficar aborrecido com idas a Curitiba que durem mais de quatro horas. É muito tempo. É uma viagem longa demais, que precisa ser feita no conforto de meu automóvel, com minhas melhores músicas tocando no mais alto e bom som para que eu não me altere demais com os obstáculos do caminho – caminhões incrivelmente lentos que realmente não entendo como possuem autorização para circular. Obstáculos que atrasam meu deslocamento alguns minutos, novidade não prevista que prontamente arruína meu humor e me leva a proferir, em grande quantidade, palavras de muito baixo calão. Chego em Curitiba, graças a eles, quinze minutos, talvez meia hora mais tarde. Insuportável. Quatro horas e meia? Inaceitável. Não pode ser. Que viagem longa. Demorada. Lenta. Irritante. Fazê-la em um ônibus? Com paradas infinitas e ainda maior demora para chegar? Nem pensar. Aqueles bancos me apertam, não há espaço para as pernas. Prefiro ir de carro.
Pois bem, quando Manoel Ribas se referia à ferrovia como o meio de transporte mais rápido e eficiente disponível aos paranaenses, ele obviamente pensava “transporte” em termos muito diferentes. Isto porque uma locomotiva é, por definição, um meio de transporte coletivo que, embora ofereça seus luxos aos mais afortunados materialmente, deixa aos passageiros de segunda classe pouco mais que um duro e frio banco de madeira para acomodá-los durante a curta viagem. E pouco espaço para as pernas… Aliás, um momento: eu disse curta? Bem, o antigo interventor certamente considerava que um deslocamento entre Curitiba e União da Vitória não deveria ser uma viagem muito longa, visto que certamente ele passava muito mais tempo fora de casa quando precisava se encontrar com Vargas no Rio de Janeiro, por exemplo. Mas, ao pensar assim, Manoel Ribas precisaria considerar que o sacolejar do vagão presidencial durante quase dois dias (saída de Curitiba às 7h30 e chegada a Ponta Grossa às 21h30; saída de Ponta Grossa, no dia seguinte, às 14h10 e chegada em Porto União às 0h40), tempo de viagem previsto no catálogo de horários de chegadas e partidas da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina do ano de 1936, não era algo tão insuportável quanto às quatro horas e meia que o mesmo deslocamento pode durar hoje. Certamente seu conhecimento lhe permitia imaginar que tal intervalo representava um avanço em relação a uma realidade por ele bem conhecida. Daí sua defesa da ferrovia como o mais rápido e eficiente meio de transporte então disponível.
Não é difícil descobrir qual era o parâmetro de comparação então adotado pelo interventor do Paraná. Durante mais de um século, entre o final dos anos 1760 e 1905, data da chegada da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande a nossa cidade, a mesma viagem poderia demorar tranquilamente um mês, caso feita em lombo de burro. Com a descoberta do vau, em 1842, este tempo poderia cair para cerca de três semanas. Com a inauguração da navegação a vapor do Iguaçu, nos anos 1880, passava a levar alguns dias. Nestes termos, passar quase dois dias em um vagão puxado por potentes máquinas a vapor na década de 1930 realmente parecia o melhor dos mundos, a última palavra na tecnologia dos transportes de cargas e passageiros. As alternativas então existentes eram os lentos, pesados e pouco confiáveis automóveis circulando por uma única rodovia, deserta e sem qualquer possibilidade de parada para descanso ou reabastecimento; ou a participação em uma das numerosas tropas que ainda rasgavam o interior do Brasil por aquela época. Manoel Ribas podia não gostar de nenhuma das duas. Mas elas existiam.
O que nos traz de volta ao tempo presente e à minha aparentemente inexplicável impaciência com as quatro horas e meia de deslocamento exigidas para se chegar à capital. Para entendê-la é preciso, de novo, recorrer aos parâmetros de comparação. É preciso lembrar que rodovias duplicadas não são nenhuma raridade no Brasil do século XXI, e representam uma forma de deslocamento muito mais rápida e segura. Basicamente, os pouco mais de duzentos e sessenta quilômetros que nos separam de Curitiba eram cobertos por mim, em São Paulo, em pouco menos de três horas quando utilizadas rodovias como a Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís, Dutra ou BR-116. Com absoluta segurança e conforto. E sem riscos de avariar minha suspensão em buracos causados pela conjugação de asfalto de má qualidade com caminhões trafegando acima do peso. Se eu me reportar a outros países com dimensões territoriais comparáveis às brasileiras, então, serei obrigado a falar também de ferrovias cujas composições trafegam com segurança, conforto e pontualidade a mais de cento e vinte quilômetros por hora, cobrindo imensas distâncias em um curtíssimo espaço de tempo. Não, não estou falando dos trens-bala. Estas composições que estou citando são puxadas por máquinas diesel-elétricas, mesmo. Falar de uma tecnologia que mesmo lá fora não é tão comum seria simplesmente arbitrário quando nos lembramos de nossa condição econômica. E não nos ajudaria a entender que o estado das rodovias em nossa região é simplesmente inaceitável e revoltante, na mesma proporção que parecia inaceitável a Manoel Ribas trafegar em lombos de mula em pleno século XX. A diferença é que, naquela época, o interventor podia contar com melhores opções, como a ferrovia. Hoje nós não podemos. É rodovia esburacada ou nada. Estamos, hoje, pior servidos em termos de transporte do que nós mesmos em 1930. Eis aí um ótimo exemplo para a definição do conceito de atraso. Exemplo esse que nos leva a lembrar que para os moradores do vale do Iguaçu, ainda hoje em tempos de comunicações instantâneas, o simples ato de deslocar-se ainda é uma atividade sumamente penosa e demorada. Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump