O exame da OAB
O jornalista Hélio Schwartsman, da Folha de São Paulo, tem sua visão sobre o Exame de Ordem da OAB para o exercício da profissão de advogado. O Supremo Tribunal Federal reconheceu como constitucional a proibição do exercício da advocacia aos bacharéis em direito que não tenham sido aprovados no exame da OAB. Diz o jornalista Hélio Schwartsman que pode ser frustrante para o estoque cada vez maior de formados que não conseguem a carteirinha da ordem, mas, como os ministros unanimemente reconheceram, é legítimo tentar proteger a sociedade dos danos provocados pelo mau exercício da profissão de advogado. Mas como reconhecem os advogados que não podem trabalhar impedidos pela falta da carteirinha, o jornalista Hélio é obrigado a reconhecer como nós, que o mesmo raciocínio deveria se aplicar a médicos, mas por algum motivo a idéia de realizar um exame para esses bacharéis não prosperou.
Rumores Confidenciais
Quando falece um vereador em nossas cidades, bem que poderia o Poder Legislativo velar o morto na Câmara Municipal, como aconteceu uma vez aqui com a morte prematura do saudoso Omanoel Thomaz da Silva. Na semana passada faleceu o ex-vereador Silvestre Cieslak que foi um bom nome da nossa política. Também faleceu em Camboriú o advogado Ronaldo Miers que morou muito tempo aqui. Era genro do dr. Mansur Guérios.
Na fusão dos clubes Apolo e Operário, a diretoria do Apolo assumiu todo o ônus do Clube Operário. Como havia ações trabalhistas contra o Operário o Apolo foi notificado a pagar as ações trabalhistas para evitar que o Operário fosse a leilão. O presidente do clube Apolo Operário, José Pedro Walck, como frisamos, com aprovação da diretoria assumiu todo o ônus trabalhista, sendo que uma ação já foi paga e outras parceladas estão sendo pagas. Sem dúvida uma decisão corretíssima da diretoria do Apolo, ficando com um patrimônio histórico, porque o clube Operário faz parte da história de União da Vitória. Se fosse a leilão, faltamente iria ser um futuro edifício residencial…
Na rua J. A. Carneiro no bairro Santa Rosa em Porto União um terreno está sendo discutido. Está coberto de mato, incomodando os vizinhos que já notaram a presença de aranhas e cobras, um perigo para crianças. O dono teria dito para quem foi reclamar: “não vou cortar o mato, quem estiver incomodado que corte”. E nas proximidades desse matagal, uma rua não está terminada, sendo que a quadra final está uma floresta. O Deptº de Obras da prefeitura que tem sido elogiada – e com razão – poderia fazer uma visitinha na rua J. A. Carneiro bairro Santa Rosa.
Fatos & Rumores
Frequentemten lemos e ouvimos na imprensa, políticos e autoridades dizendo: “toda pessoa é inocente até ser condenada pela justiça”. É o óbvio ululante que até as pedras da rua sabem, como disse o poeta. Acontece que no Brasil quem fala isso, na maioria dos casos, são os políticos desonestos que sabem da situação difícil da nossa Justiça, com acúmulo de processos e dirigida por leis do tempo da carochinha. Sendo assim, com cerca de mais de 30 brechas de recursos e mais recursos, os processos se arrastam enquanto os denunciados tiverem dinheiro para gastar com advogados. E após anos e anos de recursos, quando a sentença é prolatada, o crime já prescreveu. Com a nova legislação da fiança, ninguém mais fica preso, mata-se por amor, mata-se por desamor, mata-se por droga, mata-se por embriaguez no trânsito e pimba: paga-se fiança e fica-se livre neste Brasil varonil. O NEM está sendo uma exceção…
O tarifaço do Detran no Paraná vai engordar os cofres do Estado para o ano de 2012 em R$ 151,4 MI! A bancada de oposição a Richa na Assembléia estuda entrar na Justiça contra o reajuste por considerá-lo inconstitucional. O vice-líder do governo deputado Elio Rusch, justifica o tarifaço dizendo que é para corrigir oito anos de caos durante a gestão de Roberto Requião.
O prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni (foto) e o vice João Nhoatto, segundo o assessor de imprensa Luciomar Castilho, permanecem nos cargos até que se esgotem os recursos em todas as instâncias. Rossoni e Nhoatto foram denunciados pelo Ministério Público por abuso de poder econômico, fato que eles desmentem pois a prestação de contas de campanha foi aprovada pelo TRE.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) César Peluzo, divulgou informações sobre processos administrativos abertos contra juízes e desembargadores suspeitos de terem cometido irregularidades funcionais. Seriam 693 processos e sindicâncias em andamento. Piauí lidera a lista com 211, seguindo São Paulo com 134. No Paraná são dez. Segundo Peluzo 700 juízes são investigados atualmente no país.
Emer-Gentes
Há dias elogiei o nosso FC do Porto por ter conquistado boas vitóiras e vislumbrando um bom futuro. Queimei a língua, o nosso time perdeu em pleno Antiocho Pereira para o Tubarão, decepcionou a torcida e deu adeus à Divisão Especial.// A grande verdade é que não temos estrutura empresarial para manter um bom time de futebol profissional. Tivémos céu de brigadeiro no início da AA. Iguaçu com o então coronel Gianordoli, depois vacas gordas com Odenir, Mauri Silva, João da Saúde, Hilário Schaefer e por aí vai.// O assassinato do segurança Siso foi mais uma prova de que a imprensa tem que ser informada pelas autoridades para divulgação de nomes de quem comete delitos. Nesse caso, só para citar mais um exemplo do que solicitamos – o autor do homicídio que vitimou o Siso, com toda a certeza pegou a estrada e se o seu nome fosse divulgado pela imprensa – tevê por exemplo – qualquer fiscalização rotineira da polícia de trânsito nas estradas, fatalmente identificaria o autor desse crime brutal.// Coincidência triste, lamentável ocasionada por gente que despreza o amor que devemos ter por Deus: o Roberto Hoffmann, brutalmente assassinado há pouco tempo, era professor; o Sebastião Osvaldo Augustinho, o “Dilúvio”, também era professor, lecionava na Uniuv, foi assassinado agora com 6 tiros. Outra coincidência, o professor Sebastião Augustinho, além de mestre do ensino superior, era segurança e mestre em artes marciais, o Siso também era segurança e mestre em artes marciais.
Leave a comment