O fabuloso destino, a incrível jornada e as admiráveis façanhas de Félix Carbajal

 

Cresci ouvindo da minha família a história de um tal Carbajal, um senhor andarilho que certo dia bateu na porta da casa de meu avô pedindo comida e pouso. O homem tinha um sotaque espanhol, chamando assim a atenção da família que, vivendo no interior de Santa Catarina, não estava acostumada com visitantes estrangeiros. Aconteceu entre 1978 e 1979. Nessa época, a rua Santos Dumont, em Porto União (SC), onde estava localizada a ampla casa de madeira do meu avô, ao lado de uma Igreja Batista, ainda não tinha calçamento. Dela, podia ser avistada a Avenida dos Ferroviários, naquele tempo quase deserta, com poucas construções e ainda não asfaltada.
O misterioso visitante foi recolhido na casa, onde ficou hospedado por aproximadamente um mês. Ele vinha com a insígnia de palestrante, interessado em proferir conferências nas faculdades locais. Durante o período em que ficou instalado na casa do meu avô, o tal Carbajal construiu um relógio solar de madeira, o que por si só já bastava para meus tios considerarem o sujeito além de estranho um doido. Minha mãe recorda que antes de confeccionar o instrumento artesanal de medição do tempo, Carbajal improvisou um outro relógio com pedaços de pau em cima do muro. E todos ficaram impressionados com a sombra escrevendo as horas do dia na superfície do cimento. Minha mãe lembra ainda que o estrangeiro adorava contar histórias, e eu fico pensando que figuras como Carbajal só poderiam existir mesmo em livros de Gabriel Garcia Márquez. Lembro de uma figura como Melquíades, o cigano de “Cem Anos de Solidão”, que se instala em Macondo, trazendo aos habitantes da comunidade notícias do mundo. O forasteiro, corpulento, de barba rude e mãos de pardal, foi quem apresentou o imã para o povoado da cidade, fazendo as pessoas se surpreenderem com o gigante pedaço de metal que atraía tachos, tenazes, pregos, parafusos e fogareiros. Esta personagem, meio bruxo meio mágico, dizia que “as coisas têm vida própria”, “tudo é questão de despertar a sua alma”. Carbajal era Melquíades, e Porto União, a nossa Macondo. Um certo dia, do nada, o visitante sumiu. Meu avô, que durante a hospedagem se perguntava quem de fato era aquele homem, ficou surpreso com a ausência de despedidas. O exótico viajante abandonara uns livros na casa. Mais tarde, a família descobriu que as obras pertenciam à Faculdade e os exemplares foram devidamente devolvidos. Sobraram algumas lembranças, muitas dúvidas sobre a origem e o paradeiro do hóspede, bem como algumas fotografias tiradas no jardim da casa. Nelas, Carbajal aparece, ora sozinho contemplando seu invento, ora ao lado do meu avô, ambos olhando alegres para aquela engenhoca do tempo. Em uma das imagens, membros da família, minha vó, minha mãe, tios e um primo, aparecem sorrindo com o simpático e misterioso peregrino.
O tempo passou, mas vez e outra, nos encontros familiares, Carbajal era lembrado como a figura do estranho estrangeiro que durante um tempo fizera parte do cotidiano da casa.
Há alguns dias, navegando pela internet, apareceu para mim no Google, ao acaso, uma manchete que me despertou para o inusitado: “Os mistérios do nômade que espalhou relógios de sol por Santa Catarina”. Ávido, li a matéria percebendo que o Carbajal ali citado poderia ser o mesmo que morara durante um tempo na casa do meu avô há mais de quarenta anos. Félix Peyrallo Carbajal, segundo a reportagem, foi um uruguaio que cercou de mistério a sua própria existência vindo a morrer em Blumenau, em 2005, com cem anos, depois de “perambular pelo mundo proferindo conferências sobre arte e poesia, mas também sobre matemática, astronomia e o que mais lhe pedissem para falar”. Por meio da matéria, fiquei sabendo que a curiosa personagem foi objeto de uma pesquisa do professor e historiador Ricardo Machado que resultou em uma tese de doutorado. O trabalho acaba de virar um livro que será lançado no final de abril deste ano, pela Editora Humana de Chapecó. Ricardo seguiu os passos do estrangeiro por países da América do Sul e Central, reunindo uma série de documentos, desde cartas, desenhos, jornais e até um dossiê da Ditadura Militar brasileira sobre o viajante. Mas o mais curioso caso de Félix Carbajal é que sua vida é repleta de histórias que seduzem até o mais ávido aventureiro, ganhando ares de ficção pelo inusitado que reside nelas.
Descubro agora a incrível história do hóspede de meu avô. Filho de um importante músico de Montevidéu, Félix não conviveu com a mãe, que morreu no parto. Alguns anos depois, com a perda do pai, o jovem herdou uma herança significativa e, então, começou a viajar pelo mundo. Depois de se descobrir sem dinheiro em Los Angeles, nos EUA, partiu para a América Central. Em Cuba, Carbajal teve um romance com a poeta Carilda Olivier Labra. Na Nicarágua, conheceu a casa de Rubén Darío, de quem era um apaixonado leitor. O poeta, que viveu uma vida profusamente apaixonante e aventureira, inspirou Félix em seus modos de ser. Por onde passava, Carbajal proferia conferências sobre Darío e outros escritores, como Cervantes, Rilke, Gabriela Mistral e José Martí. Uma série de documentos atesta isso. Consta que na casa em que se hospedou, na

Nicarágua, havia um menino lendo uma revista sobre relógios do sol. De brincadeira, o homem fez um em miniatura, e deu de presente para o jovem. Segundo Eliane Tavares, Carbajal proferiu em León, na Nicarágua, uma conferência que foi um sucesso e todos ficaram sabendo que ele fazia relógios: “O prefeito o procurou para pedir que construísse um maior, na praça da cidade. Foi o que fez e nascia aí sua profissão de gnomonista, ou seja, construtor de relógio de sol”. Nas décadas seguintes, ele projetou centenas de relógios – cada um diferente dos outros – espalhando-os pelas Américas, principalmente na forma de monumentos em praças.
O curioso Félix teria convivido com Garcia Lorca, Buñuel, Pedro Garfias entre tantos outros artistas. Ouvi histórias que teria conhecido Picasso, Hemingway, Salvador Dalí, Frida Kahlo, Diego Rivera e Neruda. Teria inclusive ficado amigo de Jorge Amado em Madrid. Nas versões mais malucas, teria sido um agente de Fidel Castro, bem como um secretário particular de Salvador Allende. Mas é difícil dizer onde termina o fato e começa a ficção. Na França, teria estudado na Sorbonne, onde foi aluno de Piaget. Eduardo Galeano escreveu sobre o hóspede de meu avô na crônica “Andando Soles”, que está no livro “Bocas del Tiempo”. Isto é fato. O encontro entre os dois conterrâneos aconteceu na cidade de Rivera, no Uruguai. Galeano escreveu: “(…) Don Félix iba dejando, a su paso, relojes de sol. Este raro uruguayo que no era jubilado ni quería serlo, vivía de eso: hacía cuadrantes, relojes sin maquinas, y los ofrecía a las plazas de los pueblos. No por medir el tiempo, costumbre que le parecía un agravio, sino por el puro gusto de acompañar los pasos del sol sobre la tierra”. Galeano rememora que “o senhor do tempo” não carregava documentos com medo de perdê-los. Ficou sabendo disso e de outras histórias enquanto tomavam “una botella de vino tinto”.
Quando veio para o Brasil, o certo é que conheceu Manuel Bandeira que escreveu sobre ele a crônica “O estrangeiro”, que integra o livro “Flauta de Papel”. Bandeira teria ficado surpreso depois de descobrir que o erudito vivia de mendicância. No Brasil, o curioso viajante teria ficado amigo de Jorge de Lima, Cassiano Ricardo e Aurélio Buarque de Holanda.
Pesquisando no acervo de Carbajal reunido por Ricardo Machado, encontro um postal com uma fotografia panorâmica de Porto União da Vitória enviado para Carilda Olivier Labra nos anos 50, o que leva a crer que o multifacetado Félix teria passado pelo Vale do Iguaçu antes dos anos 70. Será possível? É um mistério.
Assim como os relógios que construiu, as versões sobre a vida de Carbajal são muitas e “têm vida própria”. As peregrinações desse cigano Melquíades, fabuloso e mágico ambulante, são estranhas ao nosso mundo objetivo centrado em uma visão mecânica e utilitarista que não coaduna com uma realidade de desapego e pura deriva. Félix Peyrallo foi o maior nefelibata que jamais conheci e de quem sempre ouvi falar. É tão íntimo quanto algum ancestral da família de quem me aproximei por meio do relato e lembrança dos outros. Como no filme “Peixe Grande”, de Tim Burton, agora que Carbajal ganha de fato veracidade para mim – ou pelo menos fundamentação teórica – é que as versões fabulosas que sempre ouvi me parecem mais verdadeiras do que nunca. No entanto, ele continua sendo puro mistério até que despertemos a alma para decifrar melhor sua identidade, sem abrir mão do que ele de fato sempre foi, pura fantasia de si mesmo.

Caio Ricardo Bona Moreira

Obs: Com exceção das quatro fotografias que pertencem ao acervo da Família Amadeu Bona, todas as outras pertencem ao acervo de Ricardo Machado, e foram extraídas da página que o pesquisador administra sobre Félix Peyrallo Carbajal no Facebook.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump