O monumento e o sorriso do professor

monumento

João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque foi uma figura importante em sua época, mas esteve longe de figurar entre os principais nomes brasileiros do início do século XX. Nascido na vila de Umbuzeiro, Paraíba, em 1878 – ainda sob o regime monárquico, portanto – formou-se advogado, e se valendo do parentesco com o presidente Epitácio Pessoa (1919-1922), de quem era sobrinho, rapidamente passou a ocupar cargos importantes, principalmente da área militar. Foi assim que se tornou auditor geral da Marinha, ministro da Junta de Justiça Militar e ministro do Supremo Tribunal Militar, antes de se tornar presidente (o equivalente, à época, de nosso atual cargo de governador) da Paraíba, em 1928. Uma vez tendo ingressado na política, sua atuação foi marcada pela oposição à oligarquia cafeeira paulista então dominante no cenário nacional, derivando desta postura a redação do famoso telegrama “Nego”, no qual ele negou o apoio de seu Estado à candidatura de Júlio Prestes (então apoiado pelo presidente Washington Luís) forjando aquele que viria a se tornar o lema da atual bandeira paraibana, e seu alinhamento a Getúlio Vargas na chapa que buscaria derrotar o status quo nas eleições presidenciais de 1o de março de 1930.
Acontece que, de atuação nem sempre pacificadora, João Pessoa havia conquistado várias inimizades na Paraíba, muitas delas provocadas por seu modo, digamos, pouco ortodoxo de lidar com seus adversários. Foi assim que caiu em desgraça com João Duarte Dantas, jornalista, adversário de longa data que teve sua casa invadida por policiais supostamente a mando de João Pessoa. Invasão de residências por policiais não era, exatamente, algo incomum durante os tumultuados anos da República Velha, principalmente nas regiões mais distantes do país nas quais nem sempre os ritos processuais legais eram observados com o sigilo que seria desejável. O que particularmente desgostou Dantas foi o fato de que, durante a invasão, documentos pessoais seus acabaram sendo levados pelos “agentes da lei”, dentre os quais figuravam cartas íntimas trocadas com a professora e poetisa Anaíde Beiriz, as quais seriam devidamente publicadas nos principais jornais da região com o objetivo de ferir a honra dos envolvidos. A vingança não tardaria, e se concretizaria com um tiro à queima roupa no peito de João Pessoa dentro da confeitaria A Glória, em Recife, no dia 26 de julho de 1930, matando-o instantaneamente. João Duarte Dantas seria preso e, posteriormente, encontrado degolado em sua cela. Anaíde Beiriz poucos dias depois também seria encontrada morta, supostamente após ter cometido suicídio por envenenamento.
Três mortes que bem poderiam dar origem a um filme de grande sucesso, mas que nos dizem muito sobre as origens da política brasileira republicana e acabaram servindo como catalizadores do intenso movimento que culminaria na chamada Revolução de 1930, em outubro daquele ano. Como se vê, a trajetória de João Pessoa nada tem a ver, diretamente, com Porto União da Vitória. Na verdade ele nunca passou por aqui, e é de se duvidar que sequer soubesse da existência deste remoto povoado localizado na divisa dos sertões do Paraná e de Santa Catarina, no coração da temida área “contestada”. Entretanto seu nome ecoa forte em nossas cidades, e a recuperação do monumento erigido em sua memória, naquele turbulento início da Era Vargas, representa um acontecimento digno de aplausos de todos aqueles que se preocupam com a preservação a história de nossa gente. O grandioso “Monumento a João Pessoa” está de volta à margem do Iguaçu, em local bem próximo àquele no qual foi originalmente construído em 1931, após passar anos escondido e depredado na confluência das ruas José Boiteux e Coronel Amazonas.
Logo que me mudei para cá, no início de 2015, e iniciei minhas leituras sobre as origens das cidades que tão bem me acolheram na ocasião, tive a felicidade de rapidamente deparar com o livro do professor Cordovan Melo Júnior, “Porto União da Vitória – um rio em minha vida”. Nele foi possível entrar em contato pela primeira vez com fatos importantes de nossa história, e entre eles a inauguração do imponente monumento não podia passar despercebido aos meus olhos. Citando o importante trabalho de Lili Matzembacher sobre os marcos históricos das cidades, sua descrição me impressionou: “o monumento era todo em cimento, e a alegoria de remate do mesmo material colorido, imitando bronze. O Anjo da Vitória possuía um metro e sessenta e cinco centímetros de altura e levava em uma das mãos uma coroa e, na outra, um facho de luz vermelha, símbolo da Revolução e servindo, também, como farol para as embarcações do rio Iguaçu. O capitel possuía 90 centímetros de altura. A coluna, quatro metros de altura por sessenta centímetros de diâmetro na parte inferior. A base tinha 50 centímetros de altura; a escadaria 54 centímetros, o pedestal 2 metros e 80 centímetros. A altura total do monumento, que possuía iluminação elétrica, era de 10 metros e 39 centímetros.”
Abaixo da detalhada descrição, fotos mostravam um monumento estilo “obelisco”, cercado por moradores em sua inauguração. Me pareceu belíssimo! Sem dúvida um marco importante para uma cidade que contava, então, com seis mil habitantes, subindo a vinte e cinco mil o total do município. Conhecido através das páginas do ótimo livro do professor Cordovan, restava apenas buscar fazer o que qualquer um faria na minha situação: vê-lo pessoalmente. Acreditei que a missão seria simples. Afinal, um monumento de mais de dez metros de altura não costuma passar despercebido em lugar nenhum do mundo! Me pus a procurar mas, para meu espanto, não o encontrei. Lembro aos queridos leitores que eu acabara de chegar a poucas semanas, ainda não conhecia o nome de nenhuma rua, não sabia nenhum ponto de referência, de modo que só me restava perguntar aos transeuntes que, solícitos, me indicaram a direção. E lá fui eu: “agora vou encontrar! Ele é grande, não tem como não achar!” E nada… Onde estaria o grande monumento? Eu não acreditava que tivesse passado por algo tão grande sem notá-lo! Certamente não estava procurando direito e… parei! Olhei com mais cuidado e, não acreditando no que enxergava, parei o carro e desci. Eu o havia encontrado, mas não acreditava. Começava a desejar intimamente que não o tivesse feito.
Lá estava o monumento, pela metade, sem o pedestal, sem a estátua de bronze, com fios de eletricidade passando acima, calçamento quebrado abaixo, enegrecido pela ação do tempo e pela falta de cuidado, no centro de uma rotatória mal sinalizada. Ali estava o imponente monumento a um dos mais importantes acontecimentos políticos da História do Brasil. A decepção não poderia ser maior. Lamentei a sorte de tão bela homenagem, cujas dimensões talvez ultrapassassem a grandeza da figura homenageada. Ali estava a obra de arte planejada pelo engenheiro Carlos Conti e executada pelos escultores Carlos Wagenführ e Henrique Raid (dados já então assimilados das lições escritas pelo professor Cordovan). Ou pelo menos a ruína, o que restara dela… Fiquei entristecido. Meditei sobre a falta de cuidado de toda a nação com sua memória. Lembrei de tantos fatos históricos passados que muito poderiam ensinar a nossos contemporâneos, e que poderiam colaborar para que erros grosseiros já cometidos voltassem a ser cometidos. Pensei sobre a necessidade de colaborar para para que não fossem esquecidos – e pela primeira vez considerei a possibilidade de escrever esta coluna. Voltei para casa. O passeio havia acabado. Havia descoberto que minha nova cidade não devotava à sua história importância especial. Em breve aquele resto de monumento não existiria mais.
Confesso que há alguns dias, quando passei pela dita rotatória e não vi lá os restos do pedestal (me acostumei a olhar pelo menos de relance para ele todos os dias, no caminho para o trabalho), acreditei que minha profecia havia se realizado. Era óbvio que algo tão decrépito e mal cuidado não poderia sobreviver muito mais tempo. Não dei maior importância ao fato e segui meu caminho, esquecendo rapidamente o assunto. Foi quando recebi de uma de minhas alunas, exatamente ontem, a mensagem que me surpreendeu: o monumento a João Pessoa vive! A imagem comprovava o fato! O Anjo da Vitória, exatamente tal qual descrito por Lili Matzembacher e citado pelo professor Cordovan lá está, em bronze, em toda a sua glória, em seu lugar original (ou, melhor, muito próximo a ele). Claro que eu precisei comprovar com meus próprios olhos! O resultado é a foto que ilustra este texto. Grande, imponente, o obelisco voltou a enfeitar nossas cidades. Só posso agradecer a todos os envolvidos na restauração o presente que me ofereceram sem o saber. Graças a eles posso contemplar, agora, o primeiro marco que conheci nesta região, nas páginas de um bom livro. Graças a eles as revoluções, não a de 1930 mas todas as revoluções, aquelas que buscam construir um mundo melhor, utópico, voltaram a ter um monumento em nossas cidades. Graças a eles hoje posso dizer que moro em um lugar que, sim, valoriza a sua história. A restauração está perfeita. Ainda vou me dirigir à estátua munido de fita métrica para comprovar! Mas à fidelidade às fotos é assustadora! A todos os envolvidos, meu muito obrigado! Vocês conseguiram fazer este professor de História sorrir! Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...