O poder da crítica
René Augusto (In memoriam)
Em Primeira Mão
XXI – Setembro/1974
Edição nº 355
É velhíssimo o adágio ou o pensamento, segundo o que a bajulação conduz à corrupção. Um exemplo típico disso – embora enveredemos por outro caminho – é o do futebol. O radialista ou o jornalista que se acomoda em seu cantinho de bajulação aos grandes e pequenos, por receio dos pequenos e meios dos grandes, presta um desserviço à coletividade. Um exemplo do que dizemos aí está: no Iguaçu, o arqueiro Roque, suplantando a Romeu – então um goleiro internacional. Rotta, hoje super-star. Ambos foram muitos criticados pela imprensa honesta, viram e sentiram o poder dela e hoje são ídolos, corrigiram seus defeitos e buscam a consagração com um carinho notável. E o exemplo mais atuante e atual é o Duda – malhado, combatido, pichado – porque insistia em ser um elemento anti-povo, mascarado, fechado para o público que o aplaudia. Desde que começou a ser duramente criticado. Duda sentiu que não poderia ser contra o povo, contra a imprensa. Passou a aceitar as críticas, a ver seus erros, s corrigi-los. De sua belíssima atuação sábado, dependeu a vitória do Iguaçu. Mais uma vez surge o poder da crítica honesta.
Rumores, Fatos & Gente
Da redação
Convenções oficializam
pré-candidaturas em União da
Vitória e Porto União
Cumprindo o que determina a lei eleitoral, os partidos políticos definiram os seus candidatos a prefeito, vice- prefeito e a vereador, na última sexta-feira, 5, em União da Vitória, e Porto União, e agora, cabe a justiça eleitoral deferir, ou não, os nomes indicados nas convenções.
União da Vitória
Santin Roveda X Thyago Pigatto Caus
O empresário Santin Roveda, (PR) 34 anos, do setor de mineração, filho do ex- prefeito e ex- deputado federal, Airton Bernardo Roveda, disputa como cabeça de chapa, o cargo de prefeito do município de União da Vitória, tendo como candidato a vice- prefeito, o também empresário do setor imobiliário, BachirAbbas , ( PSDB ) 49 anos. Santin, que foi candidato a deputado estadual em 2014, lidera uma coligação com 14 partidos; PR/PSDB, PSB, PMDB, PTB, PPS, PSL, PPL, PHS, PTN, PMN, PV, PDT e PCdo B. Já, o advogado Thyago Pigatto Caus, ( PSC),35 anos, genro e coordenador político do deputado estadual, Hussein Bakri, terá como companheiro de chapa, o vereador de quatro mandatos, Júlio Adilson Pires ( PP), e irão liderar uma coligação com seis partidos: PSC, PP, PSD, PEN, DEM, e PT do B. O partido dos Trabalhadores ( PT ), não lançou candidato a prefeito, e saiu com chapa pura,com sete candidatos a vereador.
Porto União
Renato Stasiak (PMDB), Eliseu Mibach PSDB/ PSD e Gilberto Knapick (PT)
O PMDB de Porto União decidiu por disputar a eleição municipal com chapa pura, e lança o nome do contabilista Renato Stasiak, 58 anos, que já governou o município por dois mandatos consecutivos (entre 2004 e 2012) e seu candidato a vice, Aloisio Salvatti, 48 anos, é o atual vice- prefeito do petista Anízio de Souza. Stasiak,vai liderar uma coligação formada por nove partidos: PMDB, DEM,PSC, PR, PPS,PTC,PROS ,PP e PT do B.O PSDB definiu o nome do empresário, e, ex- prefeito, Eliseu Mibach, que governou o município, em 1998- com a morte do então prefeito, Alexandre Puzzyna de quem era vice, em um acidente automobilístico, e se reelegeu prefeito em 2000, pelo PMDB. Mibach, que é o principal nome da oposição, tem como candidato a vice- prefeito, o também empresário, Percy Storck (PSD), de 52 anos. O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu sair com chapa pura, e definiu o nome do empresário Gilberto Knapick, e tem como companheiro de chapa, o também petista Juarez de Lara,
Leave a comment