O poder transformador da arte…

Orquestra TransformaSom, de Piraquara, anima e comove crianças da rede pública de ensino de União
da Vitória em apresentação única e gratuita no auditório Professor Edson Ayres, na Uniguaçu
Aconteceu na última quinta-feira (dia 25 de outubro), a apresentação da Orquestra TransformaSom, um projeto social da ONG Dikaion, de Piraquara. O projeto foi realizado através de uma parceria entre a Uniguaçu e a prefeitura de União da Vitória, por meio de suas secretarias de cultura e educação e da própria ONG. O evento teve entrada gratuita, aberto a toda a comunidade, mas focado, principalmente, nas crianças da rede pública de ensino. As crianças tiveram um primeiro contato ou seu contato ampliado com instrumentos eruditos, mas através da música pop, já que o repertório da orquestra contava com temas de filmes muito conhecidos, como Piratas do Caribe, Pinóquio e A Bela e a Fera.
Com um público de cerca de 300 pessoas, formado predominantemente por crianças (que somavam mais de 250 pequenas pessoas), o evento foi um sucesso. Não só por cumprir a expectativa de aproximar o público infantil de União da Vitória dos instrumentos e da música, mas também por proporcionar visibilidade a um projeto essencial como o trabalho que faz a ONG, que atualmente atende mais de 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.
Um evento importante que prova que a inclusão social pela arte não apenas funciona, como deve ser estimulada, tanto pelo poder público, como pela sociedade civil. Que no futuro União da Vitória, Porto União e região também possam ter suas orquestras transformadoras.

 

Uniguaçu e o Exame da OAB/PR…
… A pretensão em ser um curso de excelência nasceu com a própria ideia do curso de Direito. Desde a sua formação, a Uniguaçu buscou promover um curso diferente. O curso conta com um colegiado que se propõe formar um cidadão crítico, que visualize a sociedade além do próprio indivíduo, somado a uma qualidade técnica comprometida em levar a Uniguaçu a ser reconhecida, como aconteceu recentemente nos últimos dois exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O resultado conquistado no exame deu a posição significativa à Uniguaçu como a 3ª faculdade que mais aprova no exame da OAB/PR, ranking das faculdades privadas do interior do Paraná. Segundo o coordenador do curso, professor Sandro Perotti, este é o resultado de dedicação e uma sintonia de todos que trabalham e fazem o curso acontecer.
Para ele, essas conquistas se dão a partir do trabalho do corpo docente, do administrativo e de todos que se motivam a fazer um curso cada vez melhor.

 

Nova colunista…

… A partir desta edição Caiçara conta com mais uma colunista.
Trata-se da professora Lorena Lima, que oferecerá a nossos leitores, luxuosa contribuição sobre questões da língua portuguesa.
Lorena é docente no Instituto Federal do Paraná – campus União da Vitória e doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná. Possui Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino, pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Possui experiência também como docente no Ensino Superior e em cursos de Pós-graduação (PUC-PR e Faculdades Campo Real). É Contadora de Histórias, iniciando a atividade no Instituto História Viva (Curitiba) e atualmente ministra oficinas e palestras sobre o assunto. É apaixonada incurável pela Literatura, pela Língua, pela poesia escrita e, sobretudo, pela poesia que há na vida.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...