O presidente e o Iguaçu

Aquele mês de outubro de 1930 foi agitado para o país, mas certamente não tanto quanto o foi para um homem em particular. Espécie de “cria política” de algumas das maiores lideranças caudilhas do Rio Grande do Sul, dentre as quais se sobressaía a figura de Borges de Medeiros, este natural de São Borja, então no auge de seus 48 anos de idade, se via envolvido até o pescoço em um enredo do qual não conseguiria mais se desvencilhar mesmo que quisesse (não que o tivesse querido), e que culminaria com sua posse como chefe de Estado na distante Rio de Janeiro, então capital da República. Seu empossamento não ocorreu após uma comemorada vitória nas urnas, contudo.
Naquela república latino-americana do início do século XX, as eleições serviam para chancelar uma infinidade de acordos, negociações, alianças políticas, apoios econômicos, mas quase nunca eram instrumento de legitimação ou atendimento da vontade popular. Eram os tempos da chamada “primeira república” ou “república velha”, e durante a vigência deste regime, como seria relembrado à exaustão pelas décadas seguintes, a república deveria ser “governada a partir dos Estados, por sobre a multidão que tumultua as ruas da capital”, dando origem a um Estado no qual “questão social era caso de polícia”, e no qual os cidadãos mais desejados para o Brasil eram os brancos, preferencialmente letrados e quase exclusivamente nascidos em solo europeu.
É bem verdade que a escravidão havia sido oficialmente abolida em 1888; permanecia, contudo, uma profunda e escancarada discriminação racial e social que reservava as melhores oportunidades a uma minoria ínfima da população, legando a todos os demais o desemprego (que poderia se converter, com muita sorte, em subempregos marcados pelas péssimas condições de trabalho e pela ínfima remuneração) e a quase completa falta de oportunidades. Em um contexto social como este, não estranha que revoltas populares como nosso Contestado, Canudos ou a Revolta da Vacina se tornassem lugar-comum. É que quando uma república (do latim res publica, ou “coisa pública) não se importa com aqueles que a sustentam algo cheira mal e impele à ação popular. Que, é importante sempre ressaltar, nem sempre é aquela que aparecem nos jornais ou na televisão (rádio naquela época, o qual embora ainda fosse bastante raro nos lares brasileiros já lançava as novidades aos quatro ventos através de auto-falantes instalados em praças e estações ferroviárias de todo o país). Afinal de contas, a “revolta popular” que contava naquela época era a dos ricos, que podiam pagar por páginas e tintas dos noticiários. Para os demais restava sempre o anonimato, apenas vez ou outra interrompido pela pena brilhante de um Euclides da Cunha e seu até hoje inigualável Os Sertões. Será que, no que tange a este ponto, estaremos nós, hoje, vivendo em um país tão mais avançado assim que o de nossos avós? Questão que, sorrateira, acaba de invadir minha mente interrompendo meu raciocínio… Mas voltemos ao que interessa: ao gaúcho de São Borja, aquele que se tornou presidente sem vencer eleição.
Getúlio Dornelles Vargas era seu nome. Dele muito ainda seria escrito, lido, falado e ouvido, como hoje é mais que sabido. O caso é que, envolvido em um movimento civil-militar organizado com o objetivo de reverter uma derrota creditada ao amplo uso de fraude eleitoral no dia 1o de março, movimento este que ganhava cada vez maior ímpeto à medida em que as semanas passavam e os acordos políticos se sucediam, Getúlio Vargas embarcou em um trem rumo ao Rio de Janeiro no dia 10 de outubro de 1930; e é neste momento que nossas cidades tomam parte, mais uma vez, em um evento central para a história de nosso país. Porto União da Vitória, a localidade castigada pelos horrores da guerra ocorrida menos de quinze anos antes, localizada em uma região tumultuada por disputas que datam do século XIX, se tornou um dos pontos de parada obrigatória da comitiva que se encaminhava para tomar o poder nacional.
Precisamente nestas terras, na ainda acanhada estação de madeira, a troca da locomotiva se fazia indispensável para que a viagem pudesse seguir rumo a São Paulo (e de lá para a capital). E aqui Getúlio teve de esperar por duas horas para que a troca fosse realizada. Como era de praxe em ocasiões assim, um discurso improvisado se fazia necessário. E deveria ocorrer no local mais central da então acanhada cidade – a praça da Estação. E, é justo supor, no melhor prédio então disponível – o Hotel Internacional. Da sacada do hotel o futuro chefe de Estado proferiu palavras que ainda não me é dado conhecer – ainda não encontrei nenhum relato que as descrevesse – mas que certamente animaram a multidão que se acotovelava para melhor vê-lo e ouvi-lo. Se fosse possível (quem sabe?) até mesmo tocá-lo. Multidão que impressiona, por suas dimensões, a todos que tomam contato com as fotografias tiradas na ocasião. E que certamente jamais esqueceu este espaço de duas horas que em um dia normal pode passar despercebido à maioria das pessoas, mas que naquela ocasião foi especial a ponto de gravar o nome de nossas cidades nos livros de história do Brasil: o local do primeiro discurso de Getúlio Vargas a caminho da presidência da República. A qual assumiria em caráter provisório em 3 de novembro de 1930. E da qual se retiraria em caráter definitivo apenas no dia de sua morte, em 24 de agosto de 1954.
A praça da Estação, hoje transmutada em praça Hercílio Luz ainda traz consigo, como comentei na última semana, o título de lugar central preferido de nossas cidades. Reformulada várias vezes, sem as árvores frondosas que um dia deram o tom de sua paisagem, segue visitada por muitos e conhecida por quase todos, tornando-se anualmente um lugar privilegiado de reunião daqueles interessados em confraternizar. O Hotel Internacional também mantém-se de pé, mas carrega hoje pouco mais do que uma sombra da glória que ostentou no passado. A ausência de janelas e portas, a fachada desfigurada pelo abandono e pela ação do tempo, o telhado que dá aos visitantes da praça a impressão de que pode ceder à força da gravidade a qualquer momento, ainda remete àquele importante dia no qual, do alto de sua pequena sacada, o homem que se tornaria um dos chefes de Estado mais importantes da história do país dirigiu a nossos antepassados palavras que se hoje não são amplamente conhecidas, certamente marcaram profundamente a mente de todos que puderam ouvi-las.
A tinta desgastada, as telhas faltantes e os tijolos à mostra remetem, contudo, às consequências sofridas por toda e qualquer sociedade que opte por ignorar seu passado, por deixar que os passos de sua trajetória se apaguem. Com os monumentos do passado que cedem à nossa indiferença desaparecem parte do nosso ser, partes essenciais de tudo que nos trouxe até aqui. É importante, fundamental, necessário que não deixemos parte tão central de nossa história desaparecer. O Hotel Internacional clama por estudo, exige conhecimento, necessita de preservação. É de nossa responsabilidade, enquanto cidadãos conscientes e amantes desta terra, não permitir que um lugar tão especial simplesmente desapareça ante nossos olhos. O tempo é implacável, e não deixa espaço para vacilações. Quanto antes nos convencermos disso e passarmos à necessária ação, tanto melhor será o resultado alcançado com nossos esforços de resgate de um passado tão grandioso quanto a história de nossa própria nação. Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...