O trôpego passo da esquerda brasileira por entre as ruínas venezuelanas

“O Partido dos Trabalhadores condena a recente tentativa de golpe na Venezuela, levada a cabo pela oposição da direita golpista e antichavista. Estes grupos opositores tentam há anos derrubar o governo democraticamente eleito do Partido Socialista Unido da Venezuela. Seu fracasso em alcançar este objetivo é um resultado claro do apoio que o partido e seu governo tem junto às pessoas, após anos de políticas voltadas ao bem-estar da população e contrárias à exploração imperialista e das elites locais.”

Estas linhas acima transcritas estão presentes no “Comunicado contra tentativa de golpe na Venezuela”, divulgado pelo Partido dos Trabalhadores no último dia 30 de abril, momento no qual o país vizinho enfrentava (ainda enfrenta, aliás) momentos de grande violência, com o enfrentamento aberto entre opositores do governo Maduro e seus apoiadores, tendo ao lado as Forças Armadas do país. Representa o pensamento deste partido que por mais de uma década governou o Brasil com avanços notáveis, é verdade, mas também com gravíssimas práticas que o deixaram na desesperadora situação em que se encontra. Demonstra, caso queiramos ser benevolentes, profundo e absoluto desconhecimento acerca dos possíveis significados do conceito “democracia”. Comprova, caso queiramos ser realistas, porque o momento ora atravessado pelo Brasil é tão estéreo de alternativas e, consequentemente, de esperança, direita e esquerda disputando palmo a palmo a inglória corrida dos absurdos ditos e escritos, do completo desprezo pela inteligência alheia e da desesperada tentativa de criação de universos paralelos completamente destituídos de sentido e racionalidade.

Assim como tantas vezes tenho feito em relação às asneiras ditas por Bozo e seu séquito, cumpre neste espaço analisar as besteiras escritas neste curto documento por um partido que, uma vez mais, desperdiçou uma valiosa oportunidade de ficar quieto. Vir a público defender um regime como o de Nicolás Maduro é, no mínimo, de uma falta de bom-senso atroz. Chamá-lo “democrático” e intentar convocar “democratas” a defendê-lo é, não há outra possibilidade, de uma idiotia que assombra. Porque, afinal, vamos aos conceitos.

“Golpe”. Sim. Efetivamente o que estamos assistindo é a orquestração de uma tentativa de golpe na Venezuela, uma vez que toda e qualquer tentativa de alteração da ordem instituída, à revelia da lei, constitui o cerne da ideia “golpe”. Agora… Se temos um regime que está aparelhado há mais de vinte anos, que persegue, prende e mata sistematicamente opositores, que cerceia a liberdade de imprensa e de opinião, que adota medidas ditatoriais para manter o controle de todas as mais altas esferas de poder do país, como derrubá-lo? Como substituir autocratas que modificam a Constituição a seu bel-prazer e manipulam eleições como se fossem sua propriedade particular? Óbvio que apenas com um levante popular de grandes dimensões, exatamente o que estamos assistindo em nosso vizinho. Se este levante for bem-sucedido, entrará para a história daquele país como a gloriosa “Revolução Venezuelana”. Se fracassar, ficará como uma nota de rodapé, quase um rabisco que trará algumas palavras desrespeitosas a algo como a “Intentona de 2019”, ou algo assim. Típico da História, ciência para alguns sacrificados e perseguidos, valioso instrumento de manipulação escrito e reescrito apenas pelos vencedores, para tantos outros. Ou seja, o que está havendo na Venezuela enquanto Maduro se sustentar no poder é, efetivamente, um golpe, uma vez que ele ainda é o vencedor da situação.

Agora, daí a chamar o governo Maduro de “democraticamente eleito”? Não fosse tão séria a situação e eu me sentiria inclinado a boas gargalhadas, daquelas que apenas Chaves (o simpático mexicano, não o ditador venezuelano) e Monty Python me permitem dar. Aliás, a piada cairia muito bem em algum esquete do excelente grupo inglês, formado por mestres em construir peças que satirizam situações absurdas do cotidiano que, via de regra, passam completamente despercebidas da imensa maioria das pessoas. Como chamar de “democrático” um governo que permanece por mais de duas décadas no poder graças a sucessivas fraudes e perseguição de opositores? Que diria Capriles, outro histórico opositor de Chaves (agora sim, o infame fundador do “bolivarianismo”, seja lá o que isso seja) e Maduro de tal afirmação? Será que Vladimir Putin, autocrata russo responsável pelo retalhamento do território ucraniano (de quem retirou a historicamente importante região da Criméia); pela invasão da Geórgia que levou à morte de milhares de pessoas; pela imposição de constante tensão à Letônia, Estônia e Lituânia, bem como a todo o Leste Europeu; pela ingerência indevida nas eleições que levaram a versão estadunidense do Bozo (a legítima, aliás, em consonância com o personagem televisivo efetivamente criado para ser palhaço) à Casa Branca; concordaria em classificar o regime de Maduro como “democrático”? Aliás, caso este governo realmente fosse democrático, será que seu amigo russo ainda assim o apoiaria? Se esta é a democracia proposta pelo PT para o Brasil que a guarde para si, pois ela não é nada melhor do que o teatro de horrores protagonizado pela turma do Alô Criançada que, no momento, dá as cartas na malfadada Brasília, vergonha suprema do belíssimo cerrado que a encerra.

E quanto aos “anos de políticas voltadas ao bem estar da população”, responsáveis pelo “apoio” que o governo tem “entre as pessoas”? Aqui, desculpem, não consigo me conter, e as risadas deixam-se ouvir, nítidas, ainda que envergonhadas pelo quase sadismo que as caracterizam. Que diriam dessa frase os milhares de venezuelanos que, completamente desesperançados, famintos e mal vestidos, atravessaram nos últimos anos a fronteira de seu país em direção à Colômbia e ao Brasil a pé, em uma última tentativa de encontrar meios para sustentar a si mesmos e às suas famílias? Sua caminhada pelas estradas brasileiras seriam um claro sinal de seu bem-estar, já que ainda são capazes de caminhar incontáveis quilômetros na esperança de encontrar uma vida melhor? Talvez devêssemos ir todos a Roraima, então, contar aos venezuelanos que lá estão, em condições precárias, que eles são, na verdade, felizes produtos das políticas de bem-estar de seu país natal. Que aqueles que ficaram organizem manifestações quase todas as semanas, enquanto enfrentam a falta de luz, água, mercadorias essenciais, telefone e internet não parece importar para Gleisi Hoffman, Humberto Costa, Paulo Pimenta e Mônica Valente, signatários do infame comunicado. Afinal de contas as “pessoas” estão com Maduro, o que implica, por uma simples injunção lógica, que seus opositores não devem ser “pessoas”. Então, não importam tanto assim!

Assistimos presentemente à maior crise humanitária de toda a História da América Latina, consequência da completa falência de um Estado Nacional mal gerido por uma ditadura que, mesmo entre ruínas e escombros, se recusa a abandonar o poder. Chamar as tentativas de derrubá-la de “golpe contra a democracia”, qualificando Chaves e Maduro como promotores de “anos de políticas de bem estar” é de um descolamento com a realidade, de um descaso com a população venezuelana, que impressiona. Em que mundo vivem estes senhores do Partido dos Trabalhadores? Que ar respiram? O que bebem? Sejam quais forem as respostas para estas perguntas, ao menos sabemos que elas bem podem se aplicar aos bozos, tão ansiosos pelas glórias militares que poderiam advir de uma intervenção brasileira para resolver tão momentosa crise. Pobre Brasil! Pobres brasileiros! Tendo de conviver entre palhaços e alienados, lutando por sua sobrevivência e tentando, em vão, manter alguma nesga de orgulho nacional. Tempos realmente difíceis, estes em que vivemos. Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...