Ode ao Balduíno Cardoso
No “Alto da Glória”, na Avenida General Bormann, está situada a Escola de Educação Básica Balduíno Cardoso, que completou 100 anos, traz junto à sua história, os 100 anos do município de Porto União, pois os dois foram fundados no ano de 1917. Há muita história sobre esta nobre escola, passou por várias mudanças, diversas nominações, reformas físicas, mudança de endereço, até chegar ao que é hoje, quero falar da emoção e orgulho que sinto desta instituição de ensino, onde fui aluna no Curso Normal Marcelino Dutra.
O tempo que passei nessa escola foi marcante em minha vida, por isso, as lembranças que trago comigo são extremamente interessantes, ela primou e continua com o mesmo objetivo pela busca da formação completa do ser humano, ensinando-os a serem éticos e questionadores na vida, sentindo o impulso de aprofundar a aprendizagem a partir de todos os incentivos que receberam nos bancos escolares, através de seus professores.
Marcelino Champagnat já dizia:
“Quando uma educação é boa, as virtudes crescem por si na alma dos jovens”.
E posso afirmar que a educação, ensinamentos que recebi quando estava no Balduíno Cardoso fizeram toda a diferença em minha vida, tanto pessoal como na profissional, pois ela primava muito pelos valores humanos, e o objetivo maior não era ensinar-nos a promoção na sociedade, a tão somente obtermos notas máximas, para termos acesso a um bom emprego, a ganhar muito dinheiro, mas formar nosso caráter para vivermos com ética e sermos felizes. Assim, quando olho para trás, minha gratidão é enorme.
Após formada voltei ao Balduíno Cardoso como professora, e mais tarde como diretora.
A Escola recebeu esse nome que foi uma homenagem ao Professor Balduíno Antônio da Silva Cardoso.
Neste ano de 2017, que registra o centenário da Escola, foi elaborado um calendário para homenagear Balduino Cardoso, todas as datas regadas de atividades culturais e pronunciamentos emanados de história e emoção para festejar a nobre escola.
Possui um corpo docente experiente e competente, que busca pela atualização determinada pelas áreas que atuam na Educação.
A letra do hino da escola conclama os jovens para que sejam uníssonos pelo mesmo ideal, um som ardente de entusiasmo pelo nosso querido Brasil.
Como dizia Paulo Freire:
“-Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Parabenizo a escola Balduíno Cardoso pelos seus 100 anos trabalhando por uma educação de excelência, estendo a todos que participaram e participam na formação e crescimento de cada pessoa que passou por esta instituição.
Que o Mestre Divino abençoe a todos que dedicam a vida pela Educação!
Leave a comment