Parabéns, Porto União

Porto União cidade altaneira, onde os seus munícipes são da melhor espécie, trabalham em prol da cidade, onde percebemos nossas queridas crianças engajadas e comprometidas com o futuro, que recebem educação, conhecimento aprendendo assim o respeito para com o meio ambiente, reforçando seu amor por Porto União.

Parabenizamos você, cidade amiga, pelo seu passado de trabalho e glórias, almejando sempre um porvir repleto de desejos capazes de levar em frente toda e qualquer dificuldade, pois temos a certeza de que nossa cidade possui o mais abnegado povo, e por isso saúdo a nós, filhos desta mesma terra.

Esta data é o registro feliz quando apagamos a velinha do bolo e fazemos muitos desejos, e são anseios que todos concordam quando apagam juntos a mesma chama. Foram escritas cento e uma páginas do livro da história e neste dia outra é planejada com mais entusiasmo e garra, pois muitas foram as lutas para que obstáculos fossem superados. A realização de todos os anseios só será atingida com a participação de todos nós, povo unido e ordeiro, cheio de amor e solidariedade, povo que jamais se negou ao auxílio de seu irmão na hora do sofrimento e festejou junto as horas de alegria.

Neste dia, podemos com certeza, agradecer por tudo que vivemos aqui e seguirmos com fé para a realização de tudo o que foi empreendido, muito foi realizado, mas à frente vislumbramos ainda muito potencial para muito mais.

Sua população é de pessoas engajadas com o trabalho, e seu suor registra o empenho e a alegria do dever cumprido. Porto União é separada de sua ″irmã gêmea”, União da Vitória pela linha do trem e pelo grandioso rio Iguaçu.

Dia 5 de setembro dia de festa, tantas homenagens, não poderíamos deixar de registrar alguns versos do fascinante hino a Porto União

 

“Porto União Cidade Amiga

 

Que há tanto tempo já me abriga

 

Quero ofertar-te esta canção

 

Como expressão

De bem           querer.″

 

Estes belíssimos versos foram assinados pelo poeta: Ivonich Furlani, versos que se transformaram na bela canção à nossa garbosa cidade.

 

″A palavra comemorar remete quase sempre ao verbo festejar, entretanto, comemorar significa memorar com outros, ou, em outras palavras, lembrar junto. ″ O que torna a data ainda mais festiva pela união das pessoas, que convivem, pois conviver é diferente de viver, é familiaridade, reunião de pessoas que convivem em harmonia e, aqui a harmonia é uma qualidade peculiar de gente que aprendeu a ser protagonista na história de Porto União, respeitando a identidade cultural.

Para responder onde fica Porto União, podemos dizer que é a cidade do Parque João Maria, cidade do Salto do Rio dos Pardos, cidade da Cachoeira do Rio Bonito é a cidade que  fica ao pé do Morro do Cristo, por ser ″irmã gêmea″ da cidade de União da Vitória, podemos também citar A Ponte dos Arcos, A Catedral Sagrado Coração de Jesus, as grandes celebrações religiosas, A Maria Fumaça, a inesquecível máquina 310, com muitas atrações, aqui fica minha cidade.

Parabéns, Porto União!

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste espaço registro as felicitações a Porto União com poemas de duas meninas do Instituto Palazzolo, elas participam do projeto da ALVI no trabalho com as Artes e a poesia.

 

 

Porto União

 

Cidade linda e amada

 

É Porto União

 

Que por sinal

 

Tenho muita gratidão

 

Nesta cidade há

 

Muitas cores

 

E pessoas com

 

Seus valores

 

As irmãs gêmeas

 

Aqui nascidas

 

Estão pelos trilhos

 

Sempre unidas

 

O Parque João Maria

 

Com suas lendas e simpatias

Nos faz sentir

 

Grandes alegrias

 

Um povo de muitas raças

 

Mesmo em época de enchentes

 

As pessoas continuavam

 

Unidas e valentes.

(Aluna – Jenifer, 13 anos)

 

 

Cidade de Porto União

 

Porto União uma cidade pequena

 

Com uma imensa gratidão

 

Cidade tranquila para morar

 

É aqui que tenho orgulho

 

É aqui que aprecio

 

Esta linda estação

 

Marcada pelos tropeiros

 

Da nossa região

 

Vejo esta beleza da natureza

 

Rio Iguaçu é nossa grandeza

 

Pontos turísticos que nos rodeiam

 

E de muitas gerações que aqui viveram

 

Porto União cidade do meu coração

 

Com seus costumes e tradições

 

Completa 101 anos de muitas

 

Histórias e emoções.

 

(Aluna- Fernanda Paula Velgatch)

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...