Parques Tecnológicos de Inovação do Paraná…
… União da Vitória está oficialmente incluída no processo de credenciamento de parques tecnológicos do Paraná. A informação foi divulgada na manhã de quarta-feira, 21, em reunião do Projeto de Desenvolvimento Território Iguaçu com o secretário executivo do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), José Maurino Martins.
Um parque tecnológico consiste em área física com empresas, incubadoras e instituições de pesquisa. A intenção é compartilhar conhecimento, equipamentos e recursos para gerar desenvolvimento tecnológico e benefícios econômicos e sociais. O papel da prefeitura é garantir investimentos, principalmente fiscais.
Para incluir uma cidade no processo, o Separtec leva em conta a relação com universidades, possibilidade de inclusão do parque no plano diretor do município, equipamentos, serviços disponíveis, entre outros. “Graças ao trabalho exemplar de União da Vitória no desenvolvimento tecnológico conseguimos essa inserção com méritos em relação ao planejamento estratégico para o desenvolvimento dos parques tecnológicos”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Valter Cano.
Os parques tecnológicos vão abranger todos os municípios da AMSULPAR. O credenciamento possibilita inúmeras condições de aportes dos governos, federal e estadual. “Essa inclusão vai agregar um valor imenso para o desenvolvimento e pesquisa em novos produtos, como na questão da erva-mate e do basalto”, explica Cano.
Escolas de Porto União recebem laboratórios de ciências e brinquedotecas …
… Nos dias 20 e 21 de agosto, alguns professores da rede municipal de ensino foram contemplados com treinamento. Com a aquisição de laboratórios de ciências para os Núcleos Educacionais Frei Deodato e João Fernando Sobral, foi preciso repassar as informações e cuidados básicos com equipamentos e materiais para garantir o melhor aproveitamento e, principalmente, a segurança de professores e alunos. Já para a Educação Infantil, a capacitação foi direcionada aos professores dos anos iniciais do Núcleo Educacional Hermínio Milis e para professores da educação infantil Núcleo de Educação Infantil Moranguinho. Isso porque os brinquedos adquiridos também exigem uma metodologia específica para incentivar as crianças a desenvolver suas habilidades.
Os brinquedos da Bink Mobil do projeto Brincar e Aprender foram desenvolvidos com o objetivo de ajudar na capacidade das crianças a pensar. Mais do que diversão, esses brinquedos despertam as capacidades cognitivas contando com as interações sociais. A brincadeira é coletiva, mas o aprendizado e desenvolvimento são individuais.
Os laboratórios de ciências são destinados aos alunos um pouco maiores e possibilitam as práticas laboratoriais com experimentos que apenas a teoria não é capaz de sintetizar.
A entrega de materiais e o treinamento dos profissionais foram acompanhados de perto pelo prefeito, Eliseu Mibach, pela Secretária de Educação, Aldair Muncinelli, e, pelo Secretário de Administração, Ruan Guilherme Wolf.
Em sua fala, Eliseu relembrou todas as obras de reformas e ampliações que está desenvolvendo e as que ainda pretende fazer até o final do mandato. Segundo ele, “se o dinheiro da educação for usado, exclusivamente, para a educação, dá pra fazer muita coisa além de reformas. O que é preciso é manter o respeito pelo dinheiro público, senão até papel higiênico falta para as crianças como já aconteceu anos atrás”.
A Secretária de Educação, Aldair Muncinelli, comentou que nada do que tem sido solicitado é negado por parte da administração por isso “temos uniforme, calçados, laboratórios, brinquedos, equipamentos dos mais diversos para as cozinhas, lavadoras de roupa, computadores, berços e colchões novos além de todos os investimentos em reformas e ampliações. Tenho orgulho do que estamos presenciando em nosso município” afirmou.
Já o secretário de Administração, Ruan Guilherme Wolf fez um apelo aos professores que participavam do treinamento. Ele afirmou que “não está faltando nada nas escolas e deixou um pedido a vocês (professores): nós estamos de passagem, mas vocês vão permanecer. Então cobrem que os recursos da educação continuem sendo usados com respeito pelos próximos gestores porque se souber usar, não vai faltar”, comentou.
Leave a comment