Pegasus

Ao longo desta semana, o jornal The Guardian, inglês, juntamente a outros órgãos de imprensa do mundo (entre os quais se inclui o estadunidense The Washington Post), tem lançado uma série de reportagens alarmantes que, sintomaticamente, não tem recebido muita atenção no Brasil: trata-se da publicação de uma série de atos de espionagem realizados mundo afora, a partir de um aplicativo comercial para celulares chamado Pegasus.
A história, basicamente, é a seguinte. Uma companhia israelense, chamada NOS Group, um belo dia teve a luminosa ideia de especializar-se na criação e venda de aplicativos móveis de espionagem avançada, conhecidos no mundo da informática como spywares. A proposta da empresa é ousada: oferecer aos seus clientes os meios necessários para “investigar” qualquer pessoa considerada “perigosa” tornando mais simples a repressão à atos de criminalidade e terrorismo. Nobre, a princípio. Para ter acesso à ferramenta, os potenciais clientes precisam cumprir uma série de requisitos e possuir muito, mas muito dinheiro, uma vez que os preços são elevados. O que restringe a lista de compradores, basicamente, a governos nacionais e suas respectivas repartições de segurança. O amigo leitor poderá estar pensando, neste momento, que nada disso soa como escandaloso ou digno de uma semana de reportagens. E, se fosse apenas isso, eu concordaria. O caso, contudo, é que esses mesmos governos que tiveram acesso ao Pegasus com o argumento de combater criminosos e terroristas, a estão utilizando para investigar opositores políticos, jornalistas, empresários, chefes de Estado de outros países, além de ativistas dos direitos humanos. Esse é o ponto que está gerando controvérsia nas altas esferas mundiais, neste momento. Governos de países como México, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Marrocos, entre outros, estariam investigando civis com a única finalidade de manter-se no poder, e de antecipar possíveis atos que coloquem em risco esse seu projeto. Um ataque direto à democracia, portanto. Algo execrável, certamente.
Embora a questão seja séria e mereça repúdio, a menos que nos consideremos um risco real a governos corruptos, incompetentes e autoritários (o que, para mim, seria uma honra, me faltando, contudo, os predicados necessários para bem cumprir essa função) ela tem pouco a ver conosco (ainda que o governo brasileiro, mundialmente reconhecido pelos adjetivos elencados no início desse parágrafo, esteja nesse preciso momento envolvido em processo de licitação de ferramentas do tipo). Somos “peixe pequeno”, utilizando uma expressão popular e, portanto, nada temos a temer com espionagens e coisas do tipo. Certo? Tenho minhas dúvidas. A questão que quero levantar hoje vai, na verdade, na direção oposta. O tema nos diz respeito sim, principalmente, porque somos espionados e investigados de modo contínuo todos os dias de nossa existência, através do mesmo equipamento pelo qual pagamos muito caro, e que tornamos o instrumento mais pessoal dentre todo o arsenal de objetos que manuseamos cotidianamente: nosso celular.
O caso é bem conhecido. Você está conversando com alguém sobre como seu tênis estar gasto e pedindo uma urgente substituição, e, imediatamente, começam a aparecer propagandas de lojas do gênero em suas redes sociais e páginas visitadas. Ou, ainda, aquela busca sobre um item ou pessoa no Google, hoje, quase sempre leva a uma inundação de propagandas sobre o assunto por semanas a fio, a qualquer momento em que você resolva navegar na internet. Como isso é possível? Será que isso, realmente, acontece, ou se trata apenas de mais um exemplo de nossa incrível capacidade de ver o que não existe ao longo de nossa existência? Infelizmente, caro leitor, isso é real, sim. Acontece, de verdade. Com você. Comigo. Com todos. O tempo todo. Porque nossos telefones nos espionam o tempo todo e, o que é mais assustador, com nossa permissão expressa. Lembra daquele texto enorme com letras miúdas depois do qual você simplesmente clicou “aceito” sem se dar ao trabalho de ler o que estava lá? Pois é. Você deu sua permissão. Ou, ainda, quando você compra um celular novo e, na configuração inicial, você é levado a uma tela na qual é obrigado a clicar no botão “aceito as políticas de privacidade da empresa X”, sem o que não conseguirá usar seu novo aparelho? Pois é, está lá, também. Basicamente estamos pagando, hoje, caro pela regalia de sermos investigados o tempo todo. Serviços, redes sociais, vídeos, oferecidos de modo, aparentemente, gratuito a nós representam, na verdade, uma porta aberta para que tenhamos nossos dados pessoais, nossas inclinações, nossas vontades e sentimentos esmiuçados a cada segundo, com vistas à formação de uma rede infinita de informações que, vendidas a empresas que sequer conhecemos – alguém aqui já tinha ouvido falar dessa tal NOS Group? Sério? – as tornam aptas a invadir nossa privacidade de um modo tão insidioso que mal nos damos conta de que está acontecendo, supostamente, com o único objetivo de direcionar anúncios mais “significativos” nos levando a aumentar nossos gastos mesmo nos piores momentos de crise.
A oferta de anúncios personalizados já parece, a mim, algo, suficientemente, incômodo e com o qual não quero compactuar. Contudo, o problema é um pouco mais sério. Os dados que direcionam propagandas são os mesmos dados que permitem a alguém mais atento saber, absolutamente, tudo sobre mim, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância. Saber meus pontos fortes e fracos. Saber meus segredos, mesmo aqueles que não confesso nem ao travesseiro. Permite, em outras palavras, deitar abaixo os muros que garantem minha privacidade, minha individualidade, valores esses fundamentais para toda a organização social ocidental ciosamente construída desde meados do século XVIII. Em um mundo no qual ninguém tem direito ao segredo, será que a civilização seria capaz de sobreviver como até hoje? Quais seriam as implicações de um cotidiano no qual carregamos espiões em nossos bolsos em um mundo gerido por governos autocratas e empresas inescrupulosas? Poderia ser algo bom, como, por exemplo, o acordar de manhã cedo com a seguinte mensagem no celular: “você teve uma parada cardíaca durante o sono, a qual debelamos com injeção de medicamentos e aplicação de leves choques elétricos em seu coração; procure, urgentemente, um médico”. Mas poderia ser algo francamente desastroso, como a série de reportagens acerca da ferramenta Pegasus vem demonstrando, e autores geniais como George Orwell e Aldous Huxley adiantaram em suas distopias. Será que o conforto de um aparelho ultra tecnológico vale mesmo o risco de termos nossa vida devassada, completamente, com reais riscos ao nosso modo de convivência?
Penso na questão com frequência, e enquanto recebo mensagens de meu Macbook informando que algumas de minhas senhas não são mais seguras devido a um dos diários vazamentos de dados conhecidos, e enquanto rejeito diários convites para aderir ao Facebook, o que, supostamente, me permitiria interagir com amigos e família (sou das antigas, amigos e famílias, para mim, são precisamente aquelas pessoas com as quais posso e gosto de interagir pessoalmente), mais uma vez fecho o WhatsApp, o qual não sai de minha gaveta, instalado que está em um celular antigo como estratégia de cumprimento desta nova obrigação profissional dos tempos contemporâneos – ter um determinado aplicativo instalado em seu dispositivo pessoal, e sigo tentando, na medida do possível, me manter alheio e a salvo dessa loucura que se tornou um mundo no qual todos parecem querer saber tudo sobre mim. Certa vez, alguém me disse que os sinais da velhice se manifestam com mais força precisamente naqueles que se recusam a aceitar as mudanças, sejam elas tecnológicas, sociais, políticas ou econômicas. Se assim é, do alto de meus trinta e oito anos, abraço a senilidade com o vigor e o entusiasmo de uma criança. Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump