PELOS IGNORANTES NÃO HAVERIA OLIMPÍADA E NEM PARALIMPÍADAS.
Há anos escrevo aqui e durante 68 anos vivi e senti a importância do esporte de rendimento ou não na educação integral de um jovem, de um adolescente. É através do confronto obedecendo às regras de qualquer modalidade que começamos a ter nossa cidadania posta em prática. Respeitando o meu adversário, não meu inimigo. As cores do meu estabelecimento de ensino, depois da seleção de minha cidade e se tiver talento a seleção do meu estado e talvez do Brasil.
Kennedy já dizia com muita propriedade que se pode analisar a qualidade de um país pelo número de medalhas que conseguir numa olimpíada. Qualidade esta, no sentido de sua educação, cidadania, apoio oficial para o esporte, massificação do mesmo, onde com quantidade consegue-se ter um grande grupo de qualidade.
Em União da Vitória, dos 13 vereadores, nove, já citei seus nomes, nunca deram a mínima para o esporte no sentido educação, cidadania. Apoiado pelo desinteresse total do senhor prefeito e vice. Deu no que deu. Patrimônio de outrora, cheio e vibrante, Pastuchão, mais o estádio municipal Antiocho Pereira, palco de extraordinárias tardes de domingo, no futebol e provas de atletismo, festivais de fanfarras estão jogados as moscas. Aliás, nem as moscas querem saber de frequentar e morar no Pastuchão e no estádio municipal, ambos mortos. Vivemos em outra época, você vai continuar reelegendo os atuais nove? Ou vai eleger um novo que em sua plataforma de atuação no legislativo não tocou no esporte? Então você esta ajudando a criar péssimos políticos. Centenas de Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Lulas, Dilmas, Aécios e legislativos municipais de grandes, médias e pequenas cidades.
Não esquecendo os prefeitos que também nada fizeram ou apoiaram o esporte dignamente dirigido. Não basta ser um prefeito que tenha sido um atleta. Bom ou regular, é preciso que o prefeito coloque nas respectivas secretarias ou departamentos profissionais de educação física comprovadamente competentes. Muitas vezes só o diploma da área não resolve o problema.
Em Porto União existe uma modalidade de alto rendimento, com pouquíssimo apoio do município, até porque é um município pequeno, mas tudo funciona devido à junção de todos, como prefeito, secretaria, pais, alguns empresários e muita capacidade dos professores-técnicos.
Já no legislativo em quatro anos nenhum dos atuais nove vereadores compareceu a um jogo sequer do campeoníssimo basquete. E a maioria sequer compareceu a abertura dos jogos escolares, finais de campeonato de futebol. Embora reconhecendo o trabalho aqui desenvolvido e de maneira correta dois ou três deles homenagearam e reconheceram tal consagrado trabalho através de menções. É pouco. Dizia um ex-empresário e político local, hoje já falecido, ex-bom jogador do glorioso Juventus Álvaro Gaspari: “Nenhum político, vereador, prefeito, deputado que não tenha participado ou vivenciado o esporte deveria ser eleito.” Nada mais claro e justo. Não precisa ter sido um grande jogador, e nem tampouco praticar uma modalidade esportiva, mas tem que incentivar e apoiar leis, sua presença nos eventos da criançada é importante, e aí sim teríamos uma juventude com um futuro um pouco melhor.
FATOS 1
Desde quarta feira (07/09) basquete feminino de Porto União está na cidade de Mafra participando da fase regional dos jogos abertos./// Profissionais liberais, estudantes de nossas faculdades, mães, empresária e ainda estudantes, sem ganhar nada, representam com amor a bandeira do município local. /// Muitas jogaram no feriado do dia 07, no mesmo dia retornaram para trabalhar, cumprir seu dever com pacientes, fazer provas, cumprir estágios. A maioria no dia de hoje (sexta feira) está voltando para os últimos três dias de jogos./// Falando em tradição, mesmo os nove vereadores, o atual vice e o prefeito terem acabado com o esporte em União da Vitória, o basquete masculino brilhantemente foi vice campeão no Paraná dos jogos abertos categoria B, subindo ano que vem para a categoria A. Parabéns aos heróicos atletas, dirigidos pela técnica, professora, Fernanda./// Será que você vai escolher bem o seu candidato a prefeito daqui algumas semanas? Ou um legislativo melhor? Que não pense só em diárias, carro oficial, terra, emprego, brita, compensado pra bote e política barata, como quase sempre?
Leave a comment