Pesquisar no presente para construir o futuro

Uma pesquisa é muito mais do que um banner, um artigo científico ou mesmo um livro lançado com pompa e circunstância. Uma pesquisa é um processo complexo e estimulante de busca por soluções para questões do cotidiano, para problemas que nos afligem sem que muitos sequer o saibam. Pesquisar é esforçar-se por desvendar o novo, por trilhar caminhos nunca antes trilhados, é maravilhar-se com o mundo enquanto se busca conhece-lo. Em suma, pesquisar é procurar conhecer melhor este mundo que nos rodeia e influencia, ao mesmo tempo em que é por nós mesmos influenciado. Implica, portanto, um processo de tomada de contato conosco mesmo, refletido no outro. Tem como consequência a reflexão sobre nossas escolhas passadas e futuras. Traz como resultado o conhecimento de nosso presente e a compreensão de nossas dificuldades atuais.
Compreende-se facilmente, portanto, que pesquisas não são realizadas em um lugar específico, e tampouco podem ser circunscritas às ações de instituições ultra especializadas. E aqui reside um mal entendido, elevado à categoria de mito, que insiste em sobreviver em nosso país: aquele que defende que pesquisar exige preparo, erudição, inteligência acima da média e, necessariamente, um diploma universitário de alto gabarito como exigência ou como finalidade. A sobrevivência deste mito provoca duradouros prejuízos à nossa sociedade, que serão legados às nossas gerações futuras caso não seja interrompida o quanto antes. Entre eles estão a aversão a esta atividade fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, a supressão da curiosidade desde os primeiros anos da infância (quem nunca assistiu a pais exasperados desaconselhando fortemente, no limite quase proibindo, seus filhos pequenos de perguntar os famosos “porquês” tão característicos da primeira infância?), e o comodismo diante do que é dito e que não, necessariamente, condiz com a realidade que imaginamos.
Comodismo que se torna tão mais nocivo porque não se restringe apenas ao que ouvimos, mas também se espalha para aquilo que vivemos. Aquele que não pergunta e, em consequência deste ato tão elementar, não busca encontrar respostas adequadas às suas necessidades desde cedo se acostuma a não questionar suas próprias condições de sobrevivência, muitas vezes passando a aceitar como naturais fatos e processos que são meras opções realizadas em um determinado momento, e com uma determinada finalidade. Acostumar-se por vezes é imperativo, mas na maioria dos casos é apenas e tão somente, também, uma opção. Que mesmo que seja feita deve sê-lo pelo indivíduo, e não pela sociedade na qual ele, por alguma razão, teve a fortuna de nascer. Opção que deveria ser feita apenas após a obtenção de pleno conhecimento de causa. E que deveria implicar, necessariamente, a realização de questionamentos. Infelizmente não é assim que ocorre nos dias atuais. Poderia dizer que apenas em nosso país. Mas em contato direto com meios de comunicação e publicações periódicas de várias regiões do planeta, sou obrigado a afirmar que não é assim que ocorre em quase nenhum lugar do mundo. O que, sem dúvida, é por demais preocupante.
Em tempos de grande difusão de ideias no mínimo questionáveis, nos quais pessoas respeitáveis esposam fundamentam preconceitos que a princípio não pareceriam dignos de suas trajetórias, a valorização da pesquisa ampla, desimpedida e sobre temas os mais variados possíveis adquire uma importância extrema. Isto porque nos encontramos neste momento exatamente no meio do caminho de um processo crucial. Nunca se questionou tanto. Nunca, como agora, as pessoas demonstraram tanta curiosidade para fatos que não fazem parte de seu cotidiano e nunca, como hoje, os membros de nossa sociedade demonstraram tanta vontade de opinar, de participar de debates aprofundados, de fazer a diferença. Fato que por si só é digno de louvor e que deve ser incentivado por todos os meios possíveis. Mas que se encontra com outra realidade não tão positiva, a qual se relaciona diretamente com o tema de nossa conversa desta semana. Em um momento no qual as informações são tão abundantes e de tão fácil acesso a todos, no qual a internet oferece meios inigualáveis de obtenção de conhecimento e de oferta de reflexão sobre os mais diversos elementos da existência humana, chega a ser chocante a percepção do quão pouco se busca alcançar a verdade dos fatos, do quão pouco se pratica o elementar exercício da verificação das fontes de informações que rapidamente se proliferam irresponsavelmente, muitas vezes criando concepções que simplesmente nada tem a ver com a realidade. Busca-se, em uma palavra, a obtenção do conhecimento. Deseja-se ardentemente saber tudo sobre tudo. Mas foge-se, por mais estranho que possa parecer, do ônus da busca, da seleção, da pesquisa, em suma.
É sempre difícil apontar as origens de um fato tão disseminado. Mas oriundo da academia, tendo dela feito parte ao longo dos últimos dezesseis anos, tendo a apontar neste espaço um comportamento que, se não é a causa deste estado de coisas aqui apontado, certamente contribui para sua permanência. Isso porque realmente chama a atenção a prática, comum entre os muros de nossas faculdades e universidades públicas e privadas, da realização de pesquisas que pouco ou nada tem a ver com a realidade objetiva de nossa sociedade e que, mesmo quando remetem a ela, o fazem de modo tão indireto que fica quase impossível detectar, em um primeiro momento, os caminhos pelos quais isto ocorre. Não quero com isso afirmar que pesquisas teóricas mais aprofundadas não devam ser realizadas nestes locais que, via de regra, concentram exatamente as pessoas mais preparadas para realizá-las. O problema nasce, contudo, quando apenas estes trabalhos com alto nível de complexidade são realizados, abandonando-se completamente a missão acadêmica de oferecer conhecimento útil para o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida e que, em última instância, garante sua existência. Afinal de contas, é fácil perceber que, se as pessoas encontram dificuldade em entender o produto dos trabalhos acadêmicos, se não conseguem vislumbrar de modo claro como este produto pode contribuir para a melhoria de sua própria vida, elas facilmente tenderão a se afastar de tais conhecimentos apontando-os como inacessíveis, intangíveis, no limite, inúteis. O próximo passo deste processo é a negação de elas próprias realizarem esta atividade na qual não identificam, no limite, elementos que lhes digam respeito.
Uma pergunta simples, um momento de maravilhamento, um estranhamento passageiro, aquilo que ninguém mais parece perceber mas que a você parece impossível ignorar, é por definição um ótimo ponto de partida para uma caminhada de descoberta. Não precisa ser complexo, não precisa ser exato, não precisa sequer ser científico. Basta que seja sincero. Quando compreendida neste sentido mais amplo, uma atividade de pesquisa se torna acessível a qualquer um capaz de observar o mundo à sua volta e refletir sobre o que ele tem para lhe oferecer, mas não o faz. Pesquisa esta que tampouco precisa ter como resultado a produção de livros, artigos ou apresentações acadêmicas. Basta que ofereça respostas consistentes para os questionamentos que a motivaram, possibilitando ao pesquisador a satisfação de ver coroados os esforços empreendidos em sua realização. Ficam quebrados, assim, os preconceitos cultivados durante tanto tempo, e ganha toda a sociedade uma ferramenta poderosa para sua própria e contínua melhoria. Apenas um povo que pensa sua própria realidade pode oferecer respostas consistentes para os problemas que o afligem. A partir do momento em que nossos jovens forem ensinados desde cedo a questionar e a correr atrás das respostas necessárias para estes questionamentos, nosso país terá dado um passo fundamental para a superação de suas seculares dificuldades. Mais uma vez, é das decisões que tomarmos agora e das ações que empreendermos agora que depende o futuro de nossos filhos e netos. Até a próxima.
CONVITE: aproveito a oportunidade e o tema para convidar todos os queridos leitores a prestigiar a 2a Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura do Instituto Federal do Paraná, Campus União da Vitória, a ser realizada nos dias 16 e 17 de setembro próximos. Trata-se de uma ótima oportunidade para a comunidade entrar em contato com o conhecimento produzido por nossos jovens, e para conhecer atividades culturais de diversas instituições de nossas cidades. Vale demais a pena conferir!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump