“Poema para a catástrofe de nosso tempo”, de Alberto Pucheu: As ondas e o levante

O livro “Poema para a catástrofe de nosso tempo”, de AlbertoPucheu, acaba de ser publicado pela Editora Bregantini e disponibilizado em formato e-Book na Amazon, tendo sua verba de arrecadação destinada ao Observatório de Favelas, do conjunto das comunidades da Maré.

Há um tempo de luto e um tempo de luta. Tanto em um como no outro, encontramos uma situação favorável à poesia, essa experiência que faz da linguagem escrita um instrumento de interrogação da vida, de criação de novas possibilidades de entendimento do ser individual e coletivo, sendo por isso um convite permanente à transformação. Há ainda um momento mais especial, aquele que abarca um tempo de luto e luta simultaneamente. A luta, aliás, é quase sempre consequência de um luto. A humanidade atravessou inúmeras vezes esse período específico em que o choro pelos mortos e o pesar por uma condição adversa deu lugar à revolta, ao grito e ao levante. Esse acontecimento é mais recorrente do que imaginamos. Hoje, por exemplo, temos experimentado com uma força imensa a coexistência entre luta e luto. “Poema para a catástrofe de nosso tempo”, de Aberto Pucheu, é uma síntese de nosso triste presente que capta como um sismógrafo duas ondas sinistras que ameaçam o nosso país, lendo nossa particular tragédia à luz da catastrófica pandemia que já matou quase um milhão de pessoas no mundo.
O poema-livro dá continuidade à produção de alguns textos que tratam da história recente da política brasileira. O primeiro, “Poema para ser lido na posse do Presidente”, publicado em 2010, no dia anterior ao segundo turno da eleição que levou Dilma Rousseff ao poder. O segundo, “Para quê poetas em tempos de terrorismo?”, escritoenquanto ocorria o processo de impeachment que começou a desenhar o absurdo e triste cenário político atual de nosso país. O “Poema para a catástrofe de nosso tempo” começou a ser escrito um pouco antes do segundo turno da eleição de 2018 e foi finalizado há algumas semanas, no momento em que assistíamos (e ainda assistimos) à assustadora situação da pandemia no Brasil e no mundo, paralelamente a uma série de abusos, descasos, arbitrariedades e escândalos envolvendo o Governo que, por sinal, desde o início do surto da Covid-19, tem agido de forma irresponsável na condução de políticas que poderiam minimizar a contaminação e consequentemente as mortes em território nacional.
Daqui a alguns anos, as pessoas interessadas em compreender o que está acontecendo hoje no Brasil encontrarão no poema-livro de Alberto Pucheu uma lúcida, emocionada e apaixonante análise (o poema é bem mais que isso, no entanto), três qualidades que não são em nada contraditórias. O poeta, aliás, tem consciência disso e escreve quase no final de seu texto: “Que se tenha aqui em registro para que se possa, um dia, quem sabe, pelos sintomas narrados, investigar a doença maior de nosso tempo, ganhando antídotos sociais, vacinas políticas, curas históricas de modo que ela, em hipótese alguma, retorne”. As duas ondas, a da Covid-19 e a da insensatez política, no Brasil, são avassaladoras, tendo sua catástrofe dimensionada pelo atual Governo. No entanto, cumpre observar, as ondas com o tempo se dissipam ou pelo menos perdem potência, enquanto outras ondas se formam, muitas delas conscientes no nosso estado e capazes de interpretar, bem como de combater nossas misérias. O poema de Pucheu é uma dessas ondas que integrando um conjunto de outras, vai produzindo movimentos e choques capazes não apenas de sintetizar o nosso tenso tempo, mas de abrir brechas nos caminhos fechados por meio da poesia, afinal de contas, como escreveu Lindolf Bell, “o lugar do poeta é onde possa inquietar”. E mesmo confessando um estado de puro desencanto, não há um bom poema que não ilumine, mesmo que timidamente, a escuridão do nosso presente, ou de que pelo menos assinale essa treva, o que pode por sua vez estimular a abertura de uma fresta de luz. Se a onda das excepcionalidades políticas do nosso atual Governo, gestadas desde oimpeachment, e a onda da Covid-19, amplificada pela irresponsabilidade do Estado, trouxeram desgraça ao nosso país, há uma onda contrária, então, que demarca um gesto de força no contexto de um luto pelas perdas – pouco sentidas, aliás, pelo alto escalão governamental, como podemos observar avaliando suas ações e discursos – e de uma luta contra nossa catástrofe política.
Insisto na imagem das ondas. Ela encontra ressonância no ensaio “Ondas, torrentes e barricadas”, de Georges Didi-Huberman, publicado no Brasil recentemente pela Revista Serrote (nov. de 2019 – n. 33). No texto, o ensaísta francês compara os levantes às ondas do oceano. Para ele, a potência da onda passa despercebida até o momento de sua explosão: “É exatamente isso que os poemas, os romances, os livros de história ou de filosofia, as obras de arte sabem registrar, amplificando as coisas, dramatizando sob a forma de ficções, imagens de todos os gêneros”. Didi-Huberman analisa como a história e a arte ensinam que a revolta nasce do luto e se propaga em um turbilhão pessoal e, então, coletivo. O texto aponta como as grandes revoluções francesas do século XVIII e principalmente do XIX são representadas a partir de imagens que conjugam, na metáfora da catástrofe meteorológica, a onda, o ciclone, as tormentas, as tempestades, as efervescências climáticas, etc. São “imagens-sintomas” que traduzem um mal (mau) tempo. O céu fecha, o mar se agita e as ondas se levantam para se chocarem umas com as outras. Assim como Pucheu, Didi-Huberman nos fala em catástrofe. Assim como Didi-Huberman, Pucheu nos fala em ondas: “Estamos tristes, poeta, o mar da história é, de fato, agitado, atravessamos ameaças e guerras”. Isso sem contar a onda (nuvem) de gafanhotos e os vendavais no Sul do Brasil, surgidos depois do lançamento do livro. O poema e o ensaio, lidos em conjunto, convidam a uma minuciosa análise comparativa, que, infelizmente, não fazemos aqui por falta de espaço.
O espectro que ronda o poema de Pucheu é o do mal tempo, em versos que enfatizam o tom de seu lamento: “Amanhã não será um dia melhor / do que hoje, que não é um dia / melhor do que ontem. Há um / sentimento fúnebre no ar (…)”. Um conjunto de palavras que se repetirá ao longo do livro. O poema aponta para o fato de não assustar mais ninguém com o seu berro: “São, eles, antes, os inassustáveis que diariamente nos assustam”. E esse é um grito de desesperança. Está logo no início do texto e revela a consciência trágica de sua contemporaneidade. Estamos dentro da onda. Há poucas semanas eram 10.000 mortos no Brasil,o poeta nos informa jornalisticamente. Agora, poucas semanas depois da publicação do livro, já são mais de 120.000. Enquanto a informação já envelhecida nos impressiona, colocando o livro no rol das obras do passado, tudo o mais que está ali é profundamente atual e ainda em movimento.
Para Pucheu, o poema não é uma arma contra o autoritarismo, mas o desejo de desarmar o autoritarismo. A viagem ao nosso passado recente, da ditadura de 64 ao processo de impeachment, bem como uma lúcida análise do Governo de Bolsonaro e o acontecimento da pandemia, traçam o pano de fundo da catástrofe de nosso tempo. A inserção de depoimentos de mulheres torturadas pelo Regime Militar e a reunião de frases proferidas nos últimos meses pelo presidente, ganham sentido e força ao serem inseridas no poema-testemunho, recuperando uma potência perdida no dia a dia pelo desenfreado e gasto vai e vem midiático. O poema de Pucheu parece produzir um “lirismo jornalístico”, sobre o qual nos fala Didi-Huberman, um lirismo que insere com propriedade o político na lógica do poético. Um dos pontos fortes que diz respeito a isso aparece na importante e bem elaborada resposta que Alberto Pucheu dá ao filósofo Giorgio Agamben, que recentemente causou polêmica ao questionar a imposição do confinamento por parte do Estado. Só esta passagem já vale a leitura do livro.
Nossa tragédia não é grega, sugere o poeta, mas o poema que aponta para o abismo é uma espécie de Tirésias, talvez o mais lúcido personagem de Sófocles. O poeta não é cego, e assim como Tirésias – que o era – vê: “Sou feito de nervos, carne, assombros / e muito do que olho me intoxica. / Nunca foi tão difícil olhar à minha / volta, mas muito mais difícil é ver / o que olho. Hospitais a cada dia / mais lotados, mortes, pânicos nos olhos / das pessoas, ameaças reais de mortes / por contágio familiar em muitos lares, / cemitérios cavando covas sem parar, / preços disparados do que se tornou / o mais necessário, decretos autorizando / demissões em massa, decretosautorizando / reduções da jornada de trabalho, decretos / autorizando cortes salariais de 30 a 50% / do funcionalismo público, decretos / para reduzir o isolamento, decretos / obrigando as pessoas a trabalharem (…)”. A lista segue adiante e vai longe. Tudo sob controle, só não sabemos de quem, como afirmou o vice-presidente. O poema nos ajuda a entender mais do que a nossa triste realidade. Ajuda-nos a constatar que mais importante do que enxergar, é preciso saber ver, algo fundamental quando diante de uma catástrofe e sem fé na luta, não nos resta muito mais do que levantar a luta. Continuar vivo e não perder a capacidade de ver, aliás, são os primeiros passos.Ao contrário do Governo, que tem revelado como nunca sua maquinaria biopolítica, ou melhor necropolítica, o poema em foco defende a vida e nos convida com presteza a ver. Apesar do desencanto que o move é um alento essa onda que se levanta.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...