Projeto Nossa Bandeira Escola de Civismo nas APAEs
Um interessante projeto capitaneado pelo Exército Brasileiro, denominado: “Nossa Bandeira, Escola de Civismo”, sendo aplicado, gradativamente, nas escolas das cidades irmãs eu aproveito para comentar dois dos mais recentes momentos realizados.
Primeiramente o aplicado na Escola Hilda Adâmio Roveda (Modalidade de Educação Especial), a conhecida APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de União da Vitória/PR, cujo acontecimento ocorreu na manha de quinta-feira, dia 25 de junho, com a participação de integrantes do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, autoridades, professores, alunos das escolas anfitriãs, bem como as demais escolas convidadas, transformando este, num grande evento cívico militar, proporcionando inclusão das crianças especiais da APAE com as outras do ensino regular.
Evento também denominado por muitos, simplesmente de hora cívica, onde normalmente se inicia com um breve histórico explicativo da própria atividade de resgate cívico com o canto do Hino Nacional Brasileiro normalmente acompanhado pela banda do exército local, canto do hino municipal e ainda ocorrendo apresentações artístico-culturais pelos alunos das escolas participantes.
Naquela ocasião, registramos também apresentações musicais emocionantes dos alunos da APAE/UV, a exemplo do Hino dos Excepcionais e melodiosas músicas interpretadas pelo Grupo Musical Constelação Nave Luta.
O evento foi na quadra coberta da APAE de União da Vitória, com as seguintes escolas presentes:
– Escola Hilda Adamio Roveda (modalidade de educação especial);
– Colégio Estadual Dr. Lauro Muller Soares;
– Escola Municipal Clementina Lona Costa;
– Escola Municipal Hilda Melo; e,
– CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Odete Conti.
Com o encerramento desta primeira etapa Apaiana, os integrantes do 5º BEC BID percorreram as instalações da APAE de União da Vitoria.
Em continuidade este mesmo formato de projeto exitoso, ocorreu também manhã de quarta-feira, 03 de julho, no Colégio Visão e Escola Professor Serapião em União da Vitória, e após, os integrantes do Batalhão de Engenharia, sob o comando do Coronel Damásio, se dirigiram para APAE de Porto União/SC, onde ocuparam a quadra coberta da referida instituição de educação especial e os demais alunos de outras escolas convidadas, para também realizar o acima já relatado, neste seqüencial que propõe contribuir para o resgate do civismo e patriotismo.
Lembrando que este projeto: Nossa Bandeira Escola de Civismo, certamente terá continuidade no próximo mês de agosto, aplicado em outras escolas de nossos municípios, a serem escolhidas e contempladas.
Parabéns a todos, pelo belo exemplo de civismo e patriotismo.
Leave a comment