Quem somos nós, afinal?

Vivemos momentos decisivos na história da humanidade. Sim, o amigo leu corretamente. Hoje não escreverei sobre a trajetória de União da Vitória, sobre acontecimentos de alcance estadual ou, mesmo, sobre fatos memoráveis da história brasileira. Tratarei hoje sobre o momento crucial que vivemos no que tange à própria caminhada humana sobre a Terra, a tudo aquilo que nos define enquanto seres humanos e a tudo aquilo que desejamos de nós enquanto espécie. Pois é, estou cada vez mais convencido de que seremos lembrados pelas décadas e, talvez, séculos vindouros pelo que estamos fazendo agora conosco mesmo e com o planeta. Infelizmente esta certeza se repete na constatação de que as referências que receberemos das gerações vindouras não serão as melhores que alguém pode desejar.
O resultado das eleições ocorridas na França no último domingo, as quais levaram uma figura como Marine Le Pen para o segundo turno em um país que se orgulha de sua cultura e de sua intelectualidade nada mais pode provocar do que assombro e preocupação. Principalmente quando nos lembramos que este fato ocorreu apenas alguns meses após a subida de um ser como Donald Trump à presidência da nação mais rica e militarmente poderosa do planeta, e cerca de um ano após os britânicos decidirem, em plebiscito, pela sua saída do bloco da União Europeia. Vem à mente, então, a lembrança de que no fim do ano será a Alemanha o país que passará por processo eleitoral, e de que no ano que vem seremos nós, brasileiros, que teremos de comparecer às urnas. Somos remetidos, assim, a postagens do Facebook, a comentários francamente vergonhosos de pessoas que nunca imaginamos capazes de colocações intelectualmente tão duvidosas, a rodapés de sites de notícias recheados de apologia à homofobia, à misoginia, ao racismo, e o coração acelera, a boca seca, e é necessário buscar uma cadeira para não ser surpreendido pela ação da lei da gravidade que nos impele subitamente em direção ao solo. Sim, vivemos momentos decisivos. E a cada semana que passa parecemos mais convictos em realizar as decisões erradas, aquelas que certamente provocarão a reprovação das gerações futuras e, queira a Providência, apenas isso e nada mais.
Por trás de tudo que temos assistido nos noticiários e temos visto em nosso convívio social nos últimos meses, está uma férrea recusa em conviver com o outro. Aceitar o outro. Ajudar ao outro. Discursos como “América primeiro”, “nenhum imigrante a mais”, ofensas as mais variadas com os termos “coxinha” ou “petralha”, tentativas de cura de homossexuais baseados em uma crença específica e que certamente não é universal, apenas mascara muito mal um problema que é muito mais sério e que possui potencial destruidor muito mais avassalador: a recusa em aceitar o diferente. Recusa que coloca em segundo plano a razão, elemento definidor de toda a humanidade, e favorece a aceitação fácil de discursos, versões, histórias que não são comprovadas em grande medida porque, afinal de contas, não podem ser comprovadas. É a era da “pós verdade” anunciada com cruel precisão, em tom de brincadeira, pelo novo presidente dos Estados Unidos. Nesta era o princípio formulado por Joseph Goebbels, mestre da propaganda nazista (segundo o qual “uma mentira repetida mil vezes se transforma em verdade”), se torna mantra repetido e aceito por todos ainda que de modo tácito, na maioria das vezes.
É a era dos links de Facebook retransmitidos à exaustão e sem que um segundo de reflexão que seja anteceda o apertar de um botão. É a era das correntes de WhatsApp, que deixa atônitos e sem palavras aqueles que recebem as indesejáveis mensagens de pessoas queridas e de muito bom coração, mas que tampouco se preocupam em questionar se o que estão repassando realmente existe ou é apenas mais um dos vários mitos da pós-modernidade. Estamos no momento em que afirmações não precisam de provas, porque, afinal de contas, “todo mundo sabe que é verdade”. Todo mundo quem? Esta é a questão central. Será que este “todo mundo” envolve os homossexuais, na frase tão repetida “todo mundo sabe que um viado não é normal”? Será que envolve os negros, na frase “todo mundo sabe que há mais bandidos negros que brancos”? Será que envolve os pobres, na frase “todo mundo sabe que só fica pobre quem não quer saber de trabalhar” (essa, particularmente, é de doer!)? E nos Estados Unidos, será que o “todo mundo” da frase “todo mundo sabe que um muçulmano é um terrorista em potencial” envolve os seguidores da doutrina de Maomé? Quem é o “todo mundo” da frase “todo mundo sabe que o problema da França não são os franceses, mas os imigrantes” quando esta é proferida em um país que conta em sua história com décadas de exploração brutal de populações inteiras na Argélia, no Vietnã, e em tantos outros lugares? Aliás, vou mais além: quem são os “franceses” da frase acima? O argelino nascido na época do glorioso Império Francês, cuja família foi explorada por um povo invasor em troca, supostamente, do ingresso no mundo civilizado, é francês? Se for, baseado em quê pode ser discriminado como vem sendo? Se não for, onde ficam as promessas feitas durante o período da dominação colonial? Entregaram suas riquezas e não receberam a civilização, então? Justo motivo para uma revolta, não? Quem não ficaria irado ao não receber a mercadoria pela qual pagou? Então. Cadê a razão aqui?
Aliás, como não me aguento, transmito a questão para o lado de cá do Atlântico. Quem são os “brasileiros” tão lembrados nas chamadas patrióticas do governo? Quando o Nosferatu diz em suas palestras motivacionais para empresários endinheirados que “os brasileiros entenderam a necessidade das reformas como estão sendo feitas”, de quem ele está falando, exatamente? Porque quando ele diz isso não consigo deixar de pensar que eu, então, não sou brasileiro afinal de contas. E descobri isso do alto de meus trinta e quatro anos de idade. Que bom! Talvez ainda haja tempo de buscar outra identidade. Porque eu não concordo com reformas que cobram dos pobres enquanto, mais uma vez, são benevolentes com os ricos. Não concordo com reformas que, mais uma vez, prejudicam a saúde e a educação enquanto não mexem nas verbas de gabinete dos parlamentares. Não concordo com reformas como a do ensino médio, levadas a efeito apenas sob uma cortina de fumaça de um debate imposto de cima para baixo, e no qual as opiniões divergentes não são nunca levadas em conta. Não concordo com a reforma que se está pretendendo fazer por baixo dos panos nos Institutos Federais, um dos melhores sistemas de ensino do mundo transformado, aos poucos, em escolas menores puramente profissionalizantes, em flagrante prejuízo do conceito de formação integral do cidadão. Talvez seja melhor que os cidadãos conscientes não sejam brasileiros, afinal. Concluo, com base em seus discursos, que não sou brasileiro para o excelentíssimo senhor presidente sem voto. Menos mal. Porque se para ele não sou brasileiro, para mim ele não é presidente, e ficamos muito bem assim. Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...