Reavivando Memórias e Contos de Dr. Ivan Vidal Portela
Mais um feliz caso inspirador para registrarmos em nossa coluna desta semana, o marcante e dedicado exemplo de mestre e professor para muitos nos “bons tempos”, o advogado, escritor Ivan Vidal Portela. Nascido em 03 de julho de 1941, na cidade de Campo Largo, Paraná, concluiu sua graduação inicialmente na antiga FAFI-UV (hoje UNESPAR-UV) no curso de Pedagogia e Letras, bacharelou-se em Direito na PUC em Curitiba, para iniciar sua profícua carreira no ensino nos Colégios de nossas cidades, a exemplo do Colégio Túlio de França, Colégio Cel. Cid Gonzaga, onde foi meu professor, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, UNC – Universidade do Contestado PU e também no Colégio Júlia Wanderley e Faculdade SPEI (ambos em Curitiba).
Já no meio radiofônico local, teve expressiva participação como locutor na Rádio União, falando das muitas informações e relator jornalístico de viva voz nos respectivos microfones, chegando posteriormente ao meio literário e transformando-se num escritor de “mão cheia”, sempre enaltecendo e registrando o cotidiano de nossa região ou por onde passou. Também publicou artigos de sua autoria nos jornais locais, inclusive aqui em Caiçara.
Teve grande influência como mestre de cerimônia em nossas cidades, atuando inclusive por duas vezes em cargos nos executivos locais, em Porto União/SC como Secretário de Educação e Cultura e também Chefia de Gabinete de União da Vitória/PR, vindo a auxiliar e fazer parte da Comissão dos Preparativos para os festejos do Centenário de União da Vitória. Estranhamente não foi convidado para também auxiliar nas festividades do Centenário de Porto União, principalmente, por ter sido ele o mestre de cerimônias do Cinquentenário de Porto União. Ivan se aposentou em Curitiba, como assessor jurídico da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Além de sua profícua atuação profissional ora como jurista ou professor, Portela, se eterniza na criação de seus filhos intelectuais, ou seja, seus livros de causos, Salada Mista.
– PORTELA, Ivan Vidal. Salada Mista. Porto União: Uniporto, 2002.
– PORTELA, Ivan Vidal. Salada Mista 2 – Causos. Porto União: Uniporto, 2004.
– PORTELA, Ivan Vidal. Salada Mista 3 – Causos. Porto União: Uniporto, 2007.
Somando-se a sua atuação literária em nossas cidades, com a criação em 30 de maio de 2000 da ALVI – Academia de Letras do Vale do Iguaçu, cujo estatuto foi registrado sob nº 1329, livro A-4 em Cartório competente em 03/10/2000, Ivan Vidal Portela faz parte deste registro ato, como Acadêmico/Confrade fundador da referida Academia, ocupante da Cadeira nº 24, tendo como seu Patrono João Guilherme Russo.
Muitas situações dignas de relatar e memorizar do já produzido pelo Professor Ivan Portela, mas para finalizar, revivo apenas um único “causo” contido em um de seus livros, cujos episódios são retirados desde sua infância até os dias atuais.
Eis o causo acima mencionado: “Em uma bela tarde de sol, uma menina de quatro anos de idade vai passear em uma fazenda com seus pais, quando, de repente, cai no chiqueiro. Seu irmãozinho irônico comenta: “Você tem m… na cabeça? A menina, inocente, responde: “Não, a mamãe já lavou?”
Parabéns ao Professor Ivan Vidal Portela por tudo já realizado e pelo muito ainda por realizar!
Antonio FM Budal -Reg. Mte: 10877/PR
Antonio FM Budal – Reg. Mte: 10877/PR – Set/2016
Leave a comment