Regata Náutica da Engenharia no Rio Iguaçu
No sábado, 2, pela manhã, ocorreu interessante competição formada por duas baterias de regata náutica da engenharia em parte do majestoso Rio Iguaçu. Tal evento esportivo e também de agilidade, desencadeou-se em boa parte da lateral do Parque Ambiental Dr. Ary Queiroz e Ponte dos Arcos em União da Vitória, o qual foi tomado por muitos atletas, organizadores e pessoas que acompanharam a atividade. Evento bem organizado pelo próprio 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, o qual disponibilizou seis embarcações, remos e vários coletes salva-vidas para os participantes.
Tais competições, obviamente foram elaboradas e supervisionadas por integrantes do Batalhão de Engenharia, que preparou inicialmente na primeira bateria competitiva composta por seis integrantes militares, sendo os próprios soldados do exército, policiais militares do Paraná e corpo de Bombeiros de Porto União, os quais desbravaram todo o percurso, passando pelas oficinas e conquistando a senha que dava direito a seguir enfrente para os próximos obstáculos. Já na segunda bateria, chegou a vez de acadêmicos da Uniguaçu, UNIUV e UNC, participar e mostrar sua agilidade e competição em grupo, em que se observou a importância do sincronismo de todos os remadores, resultando num maior rendimento na navegação do Rio Iguaçu.
Vale ressaltar que todas as equipes participantes, além dos integrantes masculinos, obrigatoriamente, foram compostas por no mínimo, uma atleta do sexo feminino, quesito cumprido a risca por todas as equipes.
O Comandante do 5º Bec Bld, Tenente Coronel, Souza e Sá Neto, esteve presente ao evento inspecionando grande parte do trajeto realizado pelas equipes, tanto o navegável, quanto o desempenhado pelos mesmos nas respectivas oficinas e categorias, cujas oficinas, foram distribuídas em pontos estratégicos nas barrancas do rio.
Destaque para a última das oficinas a ser completada, que consistia na escolha de um atleta de cada equipe para subir numa das cordas estendidas e afixadas no centro da Ponte de Arcos, a qual chegava próxima ao meio do rio, exigindo muita força e destreza dos participantes para pegar a última senha que autorizava o grupo a levar a sua embarcação ao ponto de chegada. O público foi aumentando para apreciar essa regata, e por volta das 11 horas, iniciaram-se as entregas das premiações para as melhores equipes que cumpriram todo o percurso em menor tempo.
Parabenizamos a todos, destacando o grande número de competidores, sempre lembrando a importância da participação, e deixamos aqui os cumprimentos pelas performances dos participantes que nesta competição valorizaram as águas do grandioso Rio Iguaçu.
Antonio FM Budal -Reg. Mte: 10877/PR
Antonio FM Budal – Reg. Mte: 10877/PR – Set/2016
Leave a comment