LEGIÃO DE MARIA EM NOSSAS CIDADES
LEGIÃO DE MARIA EM NOSSAS CIDADES (0003 12/Ago/2016)
Já estamos na terceira edição de RELATOS & NOTÍCIAS e aproveitando este momento oportuno de espaços para este colunista no Jornal Caiçara, cujo semanário já a mais de 6 décadas: “Professa a Verdade – Insinua o Belo – Advoga o Bem”, prestes a festejar os seus 63 anos (12/Ago/2016-sexta-feira), podemos enaltecer e agradecer questões religiosas, principalmente ao trabalho que seguidores da Legião de Maria (Legio Mariae) realizam em nossas cidades e já comemoraram no mês de junho, os seus 51 anos de atividades realizadas de âmbito regional no salão da Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde na época, ocorreram celebrações efetuadas pelos padres e o Bispo Diocesano Dom Agenor Girardi na própria Igreja Catedral (em restauração) em União da Vitória/PR.
A atual presidente do Comitium Mater Populorum, Santina Toniello destacou a que a Legião de Maria, foi fundada na Irlanda do Norte, pelo trabalho de Frank Duff em 07 de setembro de 1.921, o qual liderou um pequeno grupo com o firme propósito de levar uma maior atenção e esperança as pessoas abandonadas e doentes pelo câncer em hospitais públicos e como o passar do tempo, como o natural aprimoramento desta atividade humanitária e voluntária, inspirada pela força e grande organização dos exércitos romanos, razão pelo qual surgiu a denominação de Legião de Maria, formando seus muitos seguidores que gradativamente ganhavam proporções mundiais e chegando ao Brasil, segundo alguns dados históricos, relatam o início pelo Rio de Janeiro em 1954, com a fundação da primeira Cúria denominada de “Immaculata”, apesar de existirem outras datas desencontradas desde 1.951 a 1.954.
A estrutura da Legião de Maria em nossas cidades remonta os idos de 1.954, formada inicialmente por pequenos núcleos compostos de 5 a 16 participantes em média, para realizarem diversos trabalhos de visitas, orações e reuniões mensais para registrarem em relatórios captados dos vários grupos sendo distribuídos pelas paróquias da diocese, onde são todos regidos por um conselho superior, chamado de Cúria (Curies), neste âmbito em número atualmente de 6 (seis), as quais são regidas por outro conselho superior chamado de Comício, para finalmente serem regidas pelo Senatus Assumpta de Ponta Grossa-PR.
Muitos dos termos utilizados pelas lideranças de Legião de Maria são oriundos do latim, exigindo de certa forma, que seus participantes tenham um bom aprendizado dos mesmos. Aos interessados em fazer parte desta grande Legião, podendo ingressar nos pequenos grupos, distribuídos pelas várias paróquias, cujas atividades sempre abertas a entrada de novos interessados em somar-se ao já existente número de Legionários (as) que levam a frente este importantes trabalho religioso e humanitário.
Finalizo os RELATOS & NOTÍICAS, elogiando a todos integrantes que mesmo anônimos, concretizam esta atividade, levando uma palavra de conforto, fé e esperança, por menor que seja a muitas pessoas que passam por momentos “turvos” em suas vidas e fazem a diferença no despertar para enfrentarem muitas vezes e reagirem com o poder de seu lado espiritual apegando-se no poder de Deus, proporcionado pelas peculiares nesta mensagens das Legionárias de Maria.
LEGIÃO DE MARIA EM NOSSAS CIDADES (0003 12/Ago/2016)
Grato a todos, Antonio FM Budal – Reg. Mte: 10877/PR – Ago/2016
Leave a comment